Dicas sobre Como Fazer uma Redação

Cada vez mais cobrada em concursos públicos, a redação é a nota coringa do ENEM e de vestibulares em todo o Brasil, sendo cada vez mais cobrada em concursos públicos. Também é a dor de cabeça de muitos estudantes sem costume de escrever e ler. E como ela é muito importante tanto para a nota como para o seu futuro profissional. Imagine-se precisando enviar um e-mail a seu chefe e não sabe como explicar a sua proposta. A redação, portanto, é a prova que o aluno chegou até ali sabendo ao menos escrever o essencial. A seguir, cinco dicas que podem te ajudar a se sair melhor nesta etapa de seus testes.

1 – Dê uma opinião sobre o tema

como fazer redação

Se o tipo de redação for dissertativa, você precisa colocar a sua posição na prova. Isso quer dizer dizer o que você acha sobre o tema, se concorda com a colocação da banca examinadora ou não. Ou se você tem um posicionamento sobre o que está sendo abordado.

dicas para fazer uma redação

Mas não faça isso da forma mais óbvia possível: “eu acho que a natureza deveria ser preservada”. O segredo de uma boa redação é ser um espelho de uma matéria jornalística. Você sabe sobre o que ele está falando, a opinião de quem está escrevendo, sem usar a primeira pessoa jamais. Ao invés de dizer: “Eu acredito que a natureza deveria ser preservada”, use a forma indireta de escrever, como “A natureza deveria ser preservada”. A redação é sua e a banca sabe disso, você não precisa usar a primeira pessoa no texto.

2 – Redação: Leia notícias do Brasil e do mundo

O ideal seria ler de tudo e muito, porque um bom texto vem de referências.

Se você não lê, não tem conteúdo bacana para conseguir desenvolver uma ideia. E isso quer dizer ler sobre história, geografia, mudanças no governo atual, notícias nacionais e internacionais.

como escrever

Alguns professores indicam ler jornal, mas não apenas isso. Se você é apaixonado por um tipo de literatura, como literatura fantástica ao melhor estilo Harry Potter, por que não? O importante é ter contato com o idioma, palavras consideradas difíceis e melhorar o vocabulário. O importante é ler sempre. Se for jornais e se manter atualidade para ter referências para citar, melhor ainda.

3 – Como Fazer Embase suas ideias com informações reais

sugestões para o vestibular

Existem dois tipos de redação: a arroz com feijão, com nota mínima para passar, e a legal de verdade, com informações importantes que faz um corretor ter orgulho de ler tal texto e não se sente cansado por tanta coisa sem nexo.

como fazer uma redação

Você precisa mostrar um ponto de vista e que conhece o tema, por isso precisa embasar suas informações, dar base ao que está citando no texto. E como fazer isso? Buscando referências reais, como dados estatísticos, pesquisas, informações de jornais e revistas ou até citações de teóricos e autores famosos. No começo é complicado fazer isso, mas citações engradecem sua redação. Coloque uma citação entre aspas e o nome do autor logo em seguida. No caso de dados, diga a fonte: qual revista, qual jornal, ou qual órgão que baseia seu dado estatístico.

4 – Escreva ao menos duas redações por semana

como escrever uma redação

Escrever bem é uma questão de treino constante. Duas redações por semana ao menos seis meses antes de uma prova ou concurso é uma forma de chegar afiado e pronto para escrever sobre qualquer coisa. Dicas de onde buscar temas para escreves: provas do Enem, bancas de vestibulares as quais você for prestar ou até sobre uma reportagem que achou interessante e pode opinar. O importante é escrever sempre.

5 – Peça para alguém ler seu texto

dicas para você escrever

Não precisa ser um professor de português, mas ajuda a se ter um comparativo se você está escrevendo bem e conseguindo passar as suas ideias de uma forma melhor do que a que pensa que está.

Nosso cérebro costuma auto completar frases e letras não escritas porque entende o conteúdo, por isso precisamos de um segundo redator para uma leitura mais intensa.

como escrever uma redação

Outra dica legal é tentar ler seu texto em voz alta. Isso ajuda a entender erros na pontuação e problemas como vírgulas erradas, pontos demais, ausência de pontos e palavras com erros grotescos de grafia. Mesmo que você não saiba como pontuar, sentirá falta de algumas pontuações ao ler em voz alta. Se tiver como, peça um favor para o professor dá uma lidinha e te informar seus erros.

O que você achou das dicas para fazer uma redação? Comente!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest