Sintomas e Sinais de Gravidez

As mulheres adoram o jogo de “eu acho que você está grávida” ou se sentem mães com alguns sinais clássicos. O que deve-se ter em mente é que os sintomas da gravidez são bem diferentes de mulher para mulher e até mesmo de gravidez para gravidez. Há quem sinta enjoos durante os 9 meses com seu primeiro filho mas não sinta nada no segundo ou no terceiro. Logo, não existe uma regra quanto ao que sentir ou não. Mesmo em uma mesma mãe, pode-se sentir sintomas bem diferentes em outra gestação.

saiba se está gravida

Compreender os sintomas da gravidez é importante para a mãe se preparar para a gestação, sendo esta programada ou não. Já na primeira semana em que se descobrir que está grávida a mulher deve abandonar hábitos como bebidas alcoólicas, o cigarro e até não conviver com fumantes. Os cuidados são essenciais para se ter uma gravidez tranquila e segura. A seguir, os sintomas mais clássicos e como os reconhecer.

1 – Sinais de Gravidez: Sangramento leve

principais sintomas

Este é um dos sintomas que mais assustam ou fazem as mulheres pensarem que estão menstruando quando não estão. Cerca de 6 a 12 dias após a concepção, o embrião se implanta na parede uterina. Algumas mulheres podem encontrar depois deste período manchas de sangue na calcinha e algumas cólicas. Algumas nem sequer percebem isso, então não se preocupe se você está tentando engravidar. O sangramento é leve e apenas para manchar a calcinha mesmo, nada mais que isso.

2 – Seios inchados

para mulheres identificarem

Seios inchados ou bem mais sensíveis ou até os dois são sintomas de gravidez que podem começar já na segunda semana após a gestação começar. As mulheres podem notar mudanças em seus seios e não são nada discretas. Você pode notar os seios maiores e bem mais arredondados já nos primeiros dias e este é um dos sinais mais clássicos da gravidez.

para saber se você esta gravida

Se você está com seios inchados e não está grávida, alguns motivos comuns são um desequilíbrio hormonal, o uso de pílulas anticoncepcionais que causa um inchaço no corpo, a TPM em dias próximos da menstruação ou ganho de peso mesmo.

3 – Cansaço constante

Quando a gravidez começa, o corpo começa a pedir mais energias, por isso sentir-se cansada é comum para as futuras mamães. O cansado é um sintoma de gravidez clássico que também pode começar tão cedo quanto o inchaço dos seios. Ele não chega a incomodar tanto, mas o sono é bem constante.

sabe se você está grávida

Se há cansaço e não há gravidez, você tem outros motivos para tratar. Fadiga constante é sintoma de estresse, exaustão, depressão, resfriado ou gripe comum. Nada de se preocupar, mas é importante cuidar da saúde, em especial se você está tentando engravidar.

imagem ilustrativa

4 – Sinais de Gravidez: Enjôos

sinais da gravidez

Este sintoma de gravidez é o mais conhecido e começa já na segunda semana de gravidez, estendendo-se por todo o primeiro semestre após a concepção. Algumas mulheres têm a sorte de não lidar com o enjoo matinal, mas a maior parte sofre bastante com eles.

sintomas da gestação

Outras explicações para enjoos constantes sem gravidez são intoxicação alimentar, estresse, mudança no método de controle da natalidade hormonal ou outros distúrbios do seu sistema digestivo. Em todos eles, é importante procurar um médico se seu teste de gravidez deu negativo.

5 – Sinais de Gestação: Dores de cabeça

sinais e sintomas

O súbito aumento da produção de hormônios no corpo da grávida pode levar você a ter dores de cabeça no início da gravidez. Não há muito o que fazer, já que a ingestão de medicamentos no primeiro trimestre deve ser extremamente controlada. Sono, repouso e chás são indicados para quem anda com enxaquecas ou verificar se a causa não é estresse ou fadiga.

É preciso cuidar e ir ao médico se a dor de cabeça for diária e nunca passar.

Quais dos sintomas de gravidez você está sentindo? Comente abaixo!

10 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *