5 Dicas de Como Desentupir a Pia Facilmente em Casa!

Você sabe como desentupir pias e ralos? Quantas vezes já te aconteceu isso e ficou sem saber como solucionar? Este é um problema que, apesar de ser comum, traz diversos transtornos a todos nós. A realidade é que quase sempre não temos uma desentupidora 24 horas a nossa disposição, e é nesse instante que temos de nos virar no “faça você mesmo”!

pias

Sendo dessa maneira, para que você não se aborreça e tudo se resolva de forma mais rápida, vou dar algumas dicas sobre como desentupir ralos e pias.

Pia entupida o que fazer?

Ao deixarmos limpa a louça, é natural que resíduos se acumulem no ralo. Portanto, mais cedo ou mais tarde, essa enorme combinação de resíduos que vai se acumulando nos ralos, combinados à gordura, acabam entupindo a pia e causando um grande problema que às vezes afeta todas as outras áreas da casa. Para eliminar isso, veja algumas alternativas!

Desentupidor de borracha

O desentupidor de borracha deve ser a primeira alternativa de que devemos buscar, pois, além de ser prático e barato, resolve muito rápido alguns entupimentos.

Arame trançado

Esse material é muito eficiente para desentupimentos. Consiga três arames flexíveis a ponto de conseguir trança-los. Após fazer a trança, vire a ponta de cada arame para formar três ganchos semelhantes a anzóis. Depois, introduza o arame no ralo da pia e gire empurrando a distância que for necessária até desobstruir o caminho. Em alguns casos a dica é não empurrar os detritos que estejam obstruindo o cano, mas sim puxá-lo com a ajuda dos ganchinhos.

Sabão em pó e detergente

O intuito de utilizar a combinação de água fervente mais detergente ou sabão em pó é amolecer a gordura que petrificou no cano. Assim, essa combinação solucionará essa dor de cabeça na sua residência. Para que isso se resolva, ferva cerca de 4 litros de água com uma boa quantidade de sabão em pó ou detergente. E logo em seguida, despeje essa combinação na pia da cozinha e você irá ver que o resultado começará a acontecer em menos de 10 minutos.

Para não prejudicar a tubulação com o intenso calor a qual a tubulação será submetida, orienta-se, assim que a água começar a passar pelo cano, que a agua seja alternada entre as temperaturas quente e fria, assim trazendo uma condição de temperatura conveniente ao material afetado.

Alguns Refrigerante trazem soluções eficientes. ​

De início, analise o tempo em que o entupimento aconteceu. Se verificar que a água desce com dificuldade já sinalizando que o caminho ficará totalmente obstruído, é um entupimento de fácil resolução, recomendo que dois litros de refrigerante são suficientes para solucionar o problema. Na verdade, se for daqueles que demoram a descer, esse método não será eficiente, porque é possível que sejam necessários muitos litros e aí essa alternativa se tornará muito onerosa. Sendo assim, busque uma outra solução.

Ainda para esse procedimento, despeje o líquido do refrigerante aos poucos no ralo da pia e espere o resultado. Você verá que o líquido age aos poucos diluindo os detritos, e sua pia em breve estará em condições de uso e com o ralo desobstruído para a alegria de seus moradores. Por muitas vezes, um entupimento traz o benefício da conscientização de que, seus moradores fiquem mais cuidadosos em relação aos detritos que devem ser direcionados devidamente aos seus devidos lugares.

Bicarbonato de sódio será que dá resultado?

Outra alternativa boa que geralmente soluciona a dor de cabeça que o entupimento traz a qualquer dona de casa, é a utilização do bicarbonato de sódio. A quantidade que deve ser utilizada do bicarbonato de sódio deve estar de acordo com a intensidade do entupimento e dos dias que se estabeleceram, ou seja, pode variar entre 1 a 4 colheres de sopa e colocar água fervente após alguns minutos.

Para utilizá-lo, jogue-o no ralo da pia com luvas e proteja a respiração para evitar intoxicação espere por um minuto. Após isso, ao invés de água fervente você pode despejar por cima uma xícara de vinagre branco. Cerca de meia hora depois, você vai notar a formação de uma espuma branca, causando um mau cheiro. Por fim, jogue água fervente para limpar.

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *