Curiosidades sobre a Mitologia Grega

Quando se fala em mitologia grega, logo nos vem à cabeça aquelas grandes histórias sobre deuses e heróis. São tantas as curiosidades que envolvem essa cultura que fica difícil saber por onde começar. Mas vamos lá!

dicas de livros

A mitologia grega é uma das mais ricas e interessantes do mundo. Ela nos conta histórias fantásticas sobre deuses, heróis e monstros, além de ensinar diversas lições de moral.

Muitos dos personagens da mitologia grega são extremamente populares até hoje em dia. Afinal, quem nunca ouviu falar em Zeus, Poseidon, Hades, Hércules ou Aquiles?

Mas você sabe tudo sobre a mitologia grega? Saberia responder às seguintes perguntas:

  1. Quantos planetas existiam no universo na visão dos antigos gregos?
  2. Qual era a profissão do herói Perseus? 
  3. Como surgiu a lenda do minotauro? 
  4. Por que Prometeus foi punido pelos deuses? 
  5. Qual era o papel da figura feminina mais importante da mitologia grega? 

 Se não sabe responder a todas essas perguntas, não se preocupe! Aproveite para aprender um pouco mais sobre esse maravilhoso mundo lendário. Confira abaixo 10 curiosidades sobre a mitologia grega:

  1. Na mitologia grega, o universo era dividido em três partes: o céu, a terra e o submundo. Os planetas eram representados por deuses e deusas. Por exemplo, Zeus era o deus do céu, Poseidon, dos mares e Hades, do submundo.
  2. Perseus nasceu da união entre Danae (uma mortal) e Zeus (um imortal). Sua história é conhecida por diversos filmes e livros. Perseus foi um grande herói que enfrentou inúmeros desafios para salvar sua amada Andrômeda. Além disso, ele também matou a Medusa – uma das figuras mais terríveis da mitologia grega.
  3. A lenda do minotauro surge da história de Teseu – um herói ateniense que viveu no século XVI a.C.. Ele derrotou esse monstro que habitava um labirinto na ilha de Creta. O minotauro era filho da rainha Pasifae com um touro chamado Minos.
  4. Prometeus foi um dos titãs mais importantes da mitologia grega. Seu nome significa “aquele que pensa antes” ou “aquele que tem previsão”. Ele ensinou os seres humanos a arte do fogo e foi punido pelos deuses por isso. Prometeus ficou acorrentado à rocha durante anos, sendo devorado todos os dias pelo abutre Aquiles. Só depois disso ele foi libertado pelo herói Hércules.
  5. A figura feminina mais importante da mitologia grega é Afrodite – a deusa do amor, da beleza e da sexualidade. Ela nasceu do mar espumante quando Cronos cortou o pênis do seu pai Urano com uma foice e jogou-o no mar. Afrodite casou-se com Hephaestus – o ferreiro dos deuses – mas teve diversos amantes durante sua vida, inclusive com Zeus –  o principal Deus do Olimpo.

Essas são apenas algumas das curiosidades sobre a mitologia grega. Esse mundo fantástico nos ensina diversas lições de moral e nos mostra que, mesmo diante das adversidades, o ser humano é capaz de superar qualquer desafio.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Curiosidades sobre a Mitologia Grega. O 5Coisas estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *