5 Dicas Importantes para Comprar um Servidor de Armazenamento

host de armazenamento

#1 Como escolher o melhor servidor para o meu ambiente

Antes de escolher e comprar um servidor de armazenamento ou storage, é preciso entender o seu ambiente, quais são as necessidades e quais aplicações serão executadas. Essas perguntas vão te ajudar a dimensionar e definir qual a melhor solução de armazenamento para sua empresa ou atividade. Para isso é sempre importante consultar um profissional de TI bem preparado, pois é muito comum profissionais de TI mal capacitados super dimensionarem o ambiente que precisa de armazenamento e optar equivocadamente por equipamentos inadequados. Dessa forma o custo do seu sistema de backup vai lá nas alturas, e no final quem paga a conta é você, mesmo sem saber.

Uma solução de backup com o melhor preço pode não ser eficiente para realizar as atividades que sua aplicação precisa. O mal dimensionamento do ambiente pode resultar na compra de um equipamento robusto para uma necessidade mais básica ou na aquisição de um equipamento básico que não atenda suas demandas da armazenamento e backup. No entanto, os pontos listados abaixo podem servir de parâmetro para auxiliar na escolha do equipamento adequado para você

  • Hardware
  • Geração do processador
  • Tipo e quantidade de memória
  • Quantidade de HDs
  • Número de portas LAN
  • Software

#2 Software: Pacote básico

É sempre importante verificar o software necessário para que o equipamento funcione atrelado ao hardware e também quais recurso estão disponíveis. Os servidores de armazenamento do mercado permitem que os HDs funcionem em conjunto através da tecnologia RAID, proporcionando maior capacidade de armazenamento, tolerância a falha de discos e segurança dos dados. O Recurso de trunking agrupa as portas de rede para maior velocidade da comunicação dos dados. Esse são de alguns pontos que você deve se atentar, pois são de grande importância para o funcionamento do equipamento e segurança de seus dados.

#3 Aplicativos inclusos

Sempre verifique quais aplicações e recursos já vêm agregado ao equipamento de armazenamento. Confira alguns principais pontos a serem observados:

  • Gerenciamento de recursos
  • Nível de atividade
  • Controle de usuário
  • File server
  • Banco de dados
  • Virtualização
  • Servidor de Backup
  • Servidor de arquivos

A boa notícia é que alguns fabricantes como a QNAP já incluem vários desses aplicativos em seus produtos 🙂

#4 Serviços

Pré-venda, pós-venda, suporte técnico e garantia são serviços agregados que você DEVE se atentar na hora de decidir comprar um equipamento de armazenamento. Em caso de problemas futuros, o barato pode acabar saindo caro. Por isso procure sempre uma empresa especializada e de referência para evitar ficar na mão. Sistemas inoperantes causam verdadeiros problemas para sua empresa, por isso procure não economizar nesse aspecto.

#5 Fornecedor

Como dito em relação aos serviços, um fornecedor com experiência e referência no mercado evita futuras dores de cabeça, afinal, centralizar o ativo mais valioso de qualquer empresa no seu sistema de armazenamento exige uma grande responsabilidade, porém o departamento de compras geralmente vai no mais barato. Realizar a compra em um site que tem de tudo, em grandes sites e até mesmo em e-commerces desconhecidos são verdadeiros barris de pólvora onde uma explosão pode acontecer a qualquer momento. Consulte sempre a reputação do fornecedor e observe questões como garantia e prazo de entrega. Isso certamente irá te ajudar na decisão de compra.

Espero que essas 5 dicas para comprar o seu servidor de armazenamento tenham te ajudado se decidir, caso tenha alguma dúvida deixe nos comentários ou procure sempre por um especialista em soluções de armazenamento de dados de sua confiança.

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *