5 Fatos sobre Amnésia

A Amnésia, como muitos sabem, é a perda de memória. Tal perda se dá de diversas formas, tipos, causas e intensidades. Vamos conhecer, neste artigo, alguns dos principais fatos sobre amnésia.

1. O que é Amnésia Anterógrada?

o que é a Amnésia Anterógrada

Quando se fala em amnésia logo se pensa na perda de memórias anteriores ao evento causador da amnésia. Na amnésia anterógrada acontece o contrário: as memórias posteriores ao evento são de difícil retenção. Para entender melhor, o processo é semelhante a doença de Alzheimer.

2. O que é Amnésia Retrógrada?

o que é Amnésia Retrógrada

Neste tipo de amnésia, acontece o oposto da supracitada, você passa a lembrar normalmente dos eventos posteriores ao evento causador do trauma, mas não se lembra, se lembra parcialmente ou com dificuldade dos eventos anteriores ao trauma.

3. Quais são os Tipos de Amnésia?

 

tipos de amnésia

Há muitos tipos de amnésia. Vamos listas e explicar alguns dos principais recorrentes:

  • Amnésia global transitória: nesse tipo, você esquece tudo durante o episódio que pode durar algumas horas, não passando de um dia. A recuperação é completa, porém vai existir uma lacuna em sua memória;
  • Amnésia Psicogênica: como o nome pode sugerir, a amnésia psicogênica se dá por causa de algum trauma psicológico. Pode acontecer, por exemplo, por causa de um acidente aéreo, um assalto, ou qualquer outro acontecimento de ordem traumática. Ela pode ser tratada através de psicoterapia;
  • Amnésia Alcoólica: você já deve ter ouvido falar que alguém já teve amnésia alcoólica. O brasileiro bebe, em média, 25 litros de álcool por ano. Somos um país tropical onde a amarela gelada é mais que popular, ainda mais no país do futebol, um país festivo. Nelson Rodrigues já dizia: “O brasileiro é um feriado”. Na Amnésia Alcoólica, a pessoa tem consciência dos seus atos, mas não lembrará nada na ressaca. Por isso é importante maneirar nas bebidas alcoólicas. O alcoolismo também pode causa a Síndrome de Korsakoff, um tipo gravíssimo de amnésia.

4. Quais são as causas da Amnésia?

quais são as causas da amnésia

As causas da Amnésia são múltiplas: traumas, como lesões em algumas regiões celebrais; alcoolismo, que pode causar Síndrome Korsakoff, como dito anteriormente; doenças degenerativas, como o Alzheimer, que causa a amnésia anterógrada; e psicológica, como a causada por um intenso stress.

O que você pode fazer para evitar a amnésia? Várias práticas pode ajudar na prevenção da amnésia: redução do colesterol, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, evitar o tabagismo e o uso de substâncias ilícitas, atividades físicas constantes, dieta equilibrada e saudável, boas relações sociais e, principalmente, manter sua mente sempre trabalhando (leituras, cálculos, debates, conversas inteligentes, tudo isso pode ajudar).

5. Qual o tratamento para amnésia?

conheça o tratamento para amnésia

Os tratamentos são dos mais variados e dependem do tipo e intensidade da amnésia. Existem medicamentos e métodos comportamentais para tratar amnésias. Ambos são igualmente eficientes de acordo com o tipo de amnésia. Em alguns casos mais graves de amnésia, é necessário o tratamento domiciliar com a presença de um enfermeiro.

Você tem alguma dúvida sobre amnésia? Deixe nos comentários abaixo!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *