5 Dicas para Economizar Dinheiro

Dinheiro! Algo que todos gostamos e vai embora muito rápido. Quando sonhamos em comprar algo mais caro e não queremos cair em dívidas e financiamentos abusivos, temos que economizar. Mas somos consumistas. É fato. E muito do que consumimos são produtos e serviços supérfluos. Portanto, é possível economizar dinheiro. Como? Vamos ver cinco dicas para economizar dinheiro.

1. Dica para Economizar Dinheiro: Imagine o Futuro

Dicas de economizar mais dinheiro rápido

O imediatismo é um dos principais fatores que fazem as pessoas terem impulso por gastar dinheiro. Se você quer economizar, o primeiro passo é se desligar do presente e projetar um futuro desejado.

Após fixar um objetivo (e lembre-se de projetar algo possível), você estará mais motivado em manter seus cortes financeiros.

Uma boa ideia é encontrar fotos na internet que simbolizem o seu sonho. Então, por exemplo, se você quer economizar para comprar um carro a médio ou longo prazo, imprima uma foto de um carro e deixe em um lugar que você possa ver com frequência. Tal prática mais ajudar ainda mais a você se motivar pelo objetivo futuro.

2. Economizando Dinheiro: Auto-Controle

economizar dinheiro

Antes de comprar algo, sempre faça uma pergunta de ouro: “eu realmente preciso disso ou eu desejo?”. A resposta vai te mostrar se o objeto de compra é uma necessidade ou é apenas fruto do seu consumismo. Se tiver dificuldades nesse tipo de controle, sabe aquela foto que falamos na dica anterior? Deixe-a na sua carteira!

3. Dica para Poupar mais Dinheiro: Boot Camps

economizar dinheiro

Estes eventos custam, por vezes, caro. Você está tentando economizar e nós estamos sugerindo que você gaste? Mais ou menos: veja isso como um investimento.

Economizar exige que você introjete hábitos e que você aprenda certas habilidades. A educação financeira perpassa não só a economia, como atitudes empreendedoras e investidoras. Os Boot Camps são eventos em que você vai aprender a investir o seu dinheiro e tomar atitudes que te ajudaram a economizar muito mais. O investimento é válido.

Se você tem poucas noções de finanças, estes eventos são imprescindíveis. Mas não só fontes úncias: há blogs e publicações especializadas em economia, empreendedorismo e investimos.

4. Para Gastar Menos, Siga uma Dieta

dieta do dinheiro para poupar

Sim, dieta! E não estamos falando de alimentação. A dieta dos gastos trata-se de escolher um dois dias por semana (ou mais) para não gasta nada. Isso mesmo: nada. Tente almoçar na casa de algum familiar, andar para o trabalho ou qualquer outra coisa que possa fazer com que você não tire a carteira do bolso durante estes dois dias.

Não precisa ser radical: a passagem do ônibus e o almoço podem ser imprescindíveis. Não se trata de um voto de castidade, mas de economia absoluta. O importante é não desperdiçar dinheiro.

5. Dica para Economizar: Invista

invista seu dinheiro

Dinheiro parado não é necessariamente dinheiro economizado. Isso pelo fato de existir algo que chamamos de inflação, onde o poder de compra do dinheiro é reduzido pelo tempo. A inflação pode ser controlada pelo Governo de um país, mas o controle não é total e, no Brasil, a inflação é um bocado exagera e quase sempre passa a meta estabelecida pelo Banco Central. Assim, você deve procurar um lugar para investir e fazer o dinheiro trabalhar para você. Se não for para ganhar mais dinheiro, pelo menos para não deixar que a inflação reduza suas economias.

Quando se fala em investir, o brasileiro logo pensa em poupança. Mas saiba que o juro da poupança pode não segurar o avanço da inflação. Assim sendo, outros investimentos são mais válidos, como títulos do tesouro.

Você tem alguma dica para economizar dinheiro? Deixe nos comentários!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *