5 Dicas de Gestão de Tempo

Tempo é dinheiro! E o tempo pode ser nosso inimigo se não o domarmos, e pode ser nosso amigo se bem domado. A gestão de tempo serve para controlar e otimizar o nosso tempo para aproveitá-lo com mais eficiência. Há diversos macetes para a gestão de tempo. Vamos conhecer algumas dicas e técnicas no post a seguir.

1. Gestão de Tempo: Controlar o Tempo é Impossível

dicas de gestão de tempo

A primeira lição sobre gestão de tempo deveria ser essa: você não pode controlar o seu tempo. Isso quer dizer que você não deve ficar neurótico com a gestão de tempo. Podem acontecer imprevistos, você vai deixar tarefas para o outro dia, vai faltar tempo, etc., e tudo isso pode te atrapalhar mentalmente se você se intitular Senhor do Tempo. Tenha em mente que você não vai controlar todas as variáveis e que a gestão de tempo é uma forma de otimizar o seu tempo e não tornar a sua agenda perfeita. Agendas perfeitas não existem.

2. Gestão de Tempo: Elimine Desperdícios

como gerir seu tempo

Tarefas monótonas podem te estressar e diminuir sua produtividade. Deixe as tarefas mais ruins para depois. Faça o que você gosta e o que exige mais exercício mental primeiro.

Liste o que você faz e é desnecessário e se habitue a evitar. Há um conjunto de hábitos que não são necessários e acabam ocupado demasiadamente lugares em nossa agenda que poderiam ser mais úteis.

Outra boa dica é delegar tarefas mais operacionais para outras pessoas que podem fazê-las. Principalmente se você for gerente ou líder, há uma porção de tarefas que outras pessoas podem fazer por você.

Eu trabalhei de freelance uma época e parava para limpar meu escritório e minha casa. Com o tempo, notei que o dinheiro que eu ganhava trabalhando poderia pagar uma faxineira e ainda sobrava.

3. Gestão de Tempo: Metas

metas para gestão de tempo

As metas são imprescindíveis para a gestão de tempo. O primeiro passo para organizar a sua agenda é definir metas. A literatura sobre trabalhar com metas é bastante vasta. O importante é seguir as metas com rigor, evitando tarefas que te deixem disperso, como navegar na internet enquanto sua meta é terminar uma apresentação de slides.

Uma dica útil para evitar esse tipo de navegação é bloquear os sites que te deixam dispersos durante o trabalho. Para quem não tem disciplina, é uma boa pedida.

4. Gestão de Tempo: Prioridades

gestão de tempo

Depois de definir metas, é necessário definir prioridades. Aliás, o processo de definição de prioridades deve ser simultâneo ao de definir metas. Assim sendo, coloque as metas mais urgentes e importante antes das metas menores. Foque sua concentração e concentre sua energia em fazer as tarefas prioritárias. Quando criança, já ouvíamos “primeiro o dever, depois a diversão”.

5. Gestão de Tempo: Leia Sobre

técnica do pomodoro

Há uma porção de programas, sites e técnicas com softwares desenvolvidos para a gestão de tempo.

Uma das ferramentas que eu uso e gosto são os aplicativos da técnica pomodoro. Você trabalha durante 25 minutos e descansa por 5. Há cada quatro pomodoros de 25 minutos, você faz uma pausa mais longa. Os aplicativos funcionam de forma cronometra e são gratuitos para Android ou IOS.

Existem blogs, revistas e livros, muitos livros, sobre gestão de tempo para você que precisa organizar melhor e otimizar o seu tempo. Os livros, principalmente, são investimentos sempre válidos. Há especialistas em gestão de tempo que desenvolvem e testam diversas técnicas fazendo boas exposições em livros.

Qual técnica de gestão de tempo você usa? Comente!

 

 

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *