5 Dicas para Diminuir Inflamação Crônica

Há dois tipos de inflamação: a inflamação aguda e a inflamação crônica. A primeira é uma resposta do seu organismo aos danos causados em certos tecidos. Por exemplo, ao cairmos de bicicleta e ralar o joelho, você pode acabar inflamando o local do ferimento. Neste caso, a inflamação é, na verdade, um mecanismo de defesa e acaba sendo um benefício do corpo. Já a inflamação crônica é uma resposta que seu corpo pode dar a invasores ambientais, físicos ou mentais, como uma dieta ruim, produtos químicos e até mesmo o estresse.

diminuir inflamação crônica

A inflamação crônica tem diversas causas, podemos citar algumas: alimentos processados, bebidas com muita sacarose e o alcoolismo; alguns problemas de saúde, como alergias alimentares, infecções crônicas, sedentarismo, etc. Qual o principal problema da inflamação crônica? Ao passar dos anos, seu sistema imunológico vai se desgastando, te deixando mais suscetível às doenças.

Seguem algumas dicas para evitar e diminuir a inflamação crônica.

1 Evitar Inflamação na Alimentação

diminuir inflamação

Coma mais cereais e outros alimentos integrais. Opte sempre por alimentos nutritivos, principalmente os vegetais e legumes. As vitaminas, minerais e fitoquímicos ajudam a seu corpo recuperar da inflamação crônica.

 

 

Você não gosta destes alimentos? Já pensou em procurar receitas pela internet? Há comidas deliciosas preparadas com alimentos saudáveis e você não precisa sofrer para manter uma alimentação saudável.

2. Fortalecendo o Sistema Imunológico para Evitar Inflamações

reduzindo inflamação

O intestino é responsável por boa parte do seus sistema imunológico. Se você perceber que tem algum problema ou doença intestinal, procure imediatamente um médico. Alguns médicos podem receitar um probiótico, o que ajuda muito.

3. Cuidado com as Alergias Alimentares

inflamação

Você tem alguma alergia alimentar ou infecção crônica? Identifique o mais rápido possível e não ignore a sensibilidade do seu organismo em relação a alguns tipos de alimentos.

Algumas pessoas têm alergia a glúten, soja, leite, ovos, fermento ou qualquer outro alimento. Alguns exames de sangue podem te ajudar a identificar tais alergias.

Ao comer algo, perceba como você se sente, você pode identificar facilmente um alimento que você tem alergia através da observação cuidadosa dos seus hábitos alimentares.

4. Diminuindo Inflação: Relaxe e Desance

Ao dormir, nosso corpo repara com mais facilidade e agilidade as células. Se você dorme menos de oito horas por dia, reveja seu sono. E lembre-se: o tempo de sono não é critério único para saber se você esta dormindo bem. Quantidade não é qualidade. Uma boa noite de sono deve ser uma “boa” noite de sono. Ok?

estresse e inflamação

Insônia e estresse podem tirar o seu sono. Evite ao máximo o estresse. Em caso de insônia, procure o tratamento ideal para o seu tipo de insônia.

5. Dica para Diminuir Inflação: O Que Evitar

Alimentos com toxinas, comidas preparadas sem higiene e produtos químicos tóxicos devem ser mantidos afastados ao máximo. Opte sempre por frutas e vegetais orgânicos, livres de agrotóxicos. Mantenha sempre sua cozinha higiênica e tome todos os cuidados ao preparar alimentos.

E você, o que usa para diminuir a inflamação? Comente!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *