Dicas para Escolher Nome do Bebê

Alguns pais já tem em mente nome de seu bebê antes do filho ser concebido, enquanto outros esperam até depois de seu bebê nascer e até mesmo quando já está em casa para tomar esta decisão. Escolher os nomes dos filhos não é uma tarefa fácil. Há quem odeie a ideia dos pais e há tanta gente querendo ser homenageada que fica complicado saber qual nome colocar. A escolha é realmente difícil e vai ficar à sua frente o resto da vida. Para quem está nesta duvida e o tempo anda curto, temos cinco dicas para tentar ajudar.

1 – Pense em um nome curto e com grafia simplificada

sugestões para grávidas

Apenas você como pai ou mãe pode salvar o seu filho de uma futura frustração com diversas sílabas, nomes enormes e compostos que são difíceis até de soletrar. Nomes longos são complicados, mesmo que tenham seu charme.

como escolher o nome de recém nascidos

Falando em poupar as crianças de frustração, pense na forma como o nome será escrito. Uma boa ortografia para nomes deve ser limpa e clara e evita erros em documentos, faturas de cartão, em chamadas e leitura na hora da prova na escola. Quanto mais simples e fácil for o nome melhor. Colocar dois nn, y ao invés de i acrescenta um certo charme, mas complica na hora de usar a grafia.

2 – Acrescentar o nome neto ao nome do avô

dicas para gravidas

É uma linda homenagem para crianças do sexo masculino e costuma funcionar bem quando se está na dúvida de como ajustar o nome do avô ao do filho e fazer a homenagem perfeita. É um costume de famílias antigas brasileiras e considerado bem chique e elegante. Exemplo: João Moreira Sales Neto. Outra forma é acrescentar o nome filho quando é uma homenagem ao pai, também uma forma bacana de se prestar uma lembrança ao pai da criança. Neste caso, seria João Moreira Sales Filho.

3 – Usar nomes contidos na Bíblia

São lindos, sempre lembrados e com uma linda mensagem. Rafael, por exemplo, era um anjo.

como escolher o nome do bebê

José é o pai de Jesus e um dos nomes mais populares do Brasil. São diversos discípulos e há muitos nomes que podem ser usados tanto por sua beleza como por sua mensagem. Há quem use nomes religiosos baseados na história da personagem, outro fator motivador que ajuda na escolha e de forma bem bacana.

4 – Uma homenagem a alguém especial

Sabe aquele amigo que fez tudo por você mas jamais teve filhos?

escolher o nome do bebê

Pode ser uma lina homenagem se for um nome lindo. Homenagens a pais, amigos, parentes e histórias lindas são sempre bem vindas no momento de escolher o nome da criança. Mas os cuidados básicos ainda ficam, como escolher uma boa grafia. Você pode homenagear uma pessoa querida sem usar dois NN ou PH para enfeitar o nome. Torne a grafia o mais simples possível.

5 – Nomes de famosos

Com esta dica, bastante cuidado com o idioma o qual está escolhendo.

nome do bebê

Mas é bastante normal homenagear seu ídolo com o nome do filho. Mas se for um nome estrangeiro, lembre que no Brasil lemos como se escreve, e as pessoas podem não entender a linda homenagem. O nome Michael, por exemplo, pode ser lido por quem entende com sua sonoridade no idioma inglês, mas muitos podem ler Michael mesmo, como se escreve, e isso complica para a criança que pode ser hostilizada.

escolher nome do bebê

Homenagens nacionais são mais simples porque são escritas em português e lidas com nosso idioma. Com os estrangeirismos, deve-se ter bastante cuidado para não cometer gafes e errar em alguns nomes. Todo cuidado é pouco no momento de escolher o nome do seu filho, não é mesmo? Afinal, nome é para a toda a vida, ou ao menos ate ele ter 18 anos completos e tentar mudar de nome.

O que você achou das dicas para escolher o nome do bebê? Comente!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *