Recentemente fui chamada na escola do meu filho mais novo (4 anos) e fui informada pela professora que ele estava com dificuldades para pronunciar palavras que continham a letra R.
Ela me disse:
– Você percebeu que ele fala Basil e não Brasil?
Antes de responder parei e pensei como toda boa mãe:
– Mas ele é um bebê!!! E bebês falam assim!!! Até acho muito fofo!!!
Infelizmente eu estava enganada… ele já não é mais um bebê e a falta desse fonema poderia ser prejudicial a ele daqui algum tempo.
A recomendação da escola foi a de procurar uma fonoaudióloga e fazer uma avaliação. Saí da escola e liguei pra minha mãe que é pedagoga e depois de chorar as pitangas ela me instruiu a realmente procurar a fono.
Na consulta com a profissional pude entender melhor o por que disso acontecer e também o que fazer para corrigir esse problema sem maiores traumas.

Vou listar aqui 5 dicas de ouro para outras mamães que, como eu, achavam que era bonitinho e que tudo bem deixar a criança falar errado:
#1
Algumas crianças têm um pouco de dificuldade em pronunciar certas letras ou sons. E as mais comuns são as letras R e S.
#2
É importante saber que não há limite de tempo específico para que as crianças aprendam a pronunciar certas letras ou palavras.
Esse tipo de dificuldade tornou-se tão comum que os especialistas lhe deram um nome, a dislalia.
A dislalia refere-se a dificuldade em pronunciar certos sons – consoantes e / ou vogais – devido a defeitos estruturais nos órgãos envolvidos na fala.
Além disso, esses sons podem ser confundidos na fala devido à sua articulação incorreta.
Esse tipo de dificuldade de fala tem várias causas possíveis, são elas:
- Falta de maturação dos órgãos da fala devido ao uso excessivo de mamadeiras ou chupetas.
- Língua presa
- Perda auditiva ou otites de repetição
- Má formação dos órgãos da fala
- Atrasos de desenvolvimento
- Bilinguismo
- Dificuldade de coordenação motora fina
No caso do meu filho Lorenzo, após uma avaliação da fonoaudióloga concluímos que o caso dele incluiu a língua presa e algumas otites do ouvido médio.
❤️Seus amigos estão gostando:
#3
É possível prevenir a dislalia em crianças?
Essa é a pergunta que não quer calar, mas descobri que a dislalia é o resultado de problemas externos que, na maioria das vezes, estão fora do controle dos pais.
No entanto, existem várias maneiras de amenizar o problema e são elas:
- Ensine seu filho a respirar pelo nariz e também a assoar o nariz.
- Dê ao seu pequenino alimentos sólidos que façam com que ele realize um esforço para mastigar.
- Verifique os canais auditivos do seu filho e qualquer irregularidade leve-o a um especialista. (O Lorenzo sempre falava “hã” quando conversávamos uma frase mais longa com ele).
- Brinque com brincadeiras que envolvam o reconhecimento de som, sinos e instrumentos musicais. 5) Exercite os órgãos de fala do seu filho com onomatopeia (processo de formação de palavras ou fonemas com o objetivo de tentar imitar o barulho de um som, quando são pronunciadas) e brincando de fazer caretas.
Todas as pessoas que tem contato constante com uma criança podem usar esses métodos de prevenção da dislalia como professores, cuidadores, primos, irmãos e etc.
Essas técnicas não só permitirão que você perceba qualquer alteração na pronúncia do seu filho como também permitirão que você tome uma atitude o mais rápido possível caso perceba que algo não vai bem.
#4
Como melhorar a pronúncia de uma criança dos fonemas R e S?
Existem diversas técnicas de enunciação e articulação que podem melhorar as dificuldades com a pronúncia dos sons R e S e são elas:
1) Respiração profunda – Antes de começar a falar, enunciar e articular, as crianças devem preparar o trato vocal com exercícios de respiração profunda.
Esses exercícios também ajudarão as crianças a obter uma maior consciência dos músculos faciais.
Outra vantagem desses exercícios é que eles dão à criança a possibilidade de se concentrar completamente em sua língua.
Isso torna mais fácil para ela mover a língua da maneira correta para obter uma pronúncia correta de palavras e sons.
2) Dê um bom exemplo – Se uma criança não pronuncia os sons R e S corretamente, muitas vezes é porque ela não notou a diferença em sua articulação. Tampouco aprendeu a gerar os sons da maneira correta.
Você pode ajudar a reduzir consideravelmente esse problema, demonstrando ao seu filho como fazê-lo, as vezes até exagerando a articulação e o som dessas letras para que seu filho possa percebê-las melhor.
3) Exercícios de língua – A língua é um músculo e, assim como qualquer outro músculo do corpo humano, requer cuidado e treinamento para funcionar adequadamente.
Existem inúmeros exercícios que você pode ensinar ao seu filho para facilitar o movimento da língua:
- Movendo a língua enquanto mastiga comida.
- Tocando cada dente com a ponta da língua.
- Alongar ou dobrar a língua rapidamente.
- Colocando a língua para fora e puxando-a de volta
#5
Aproveite os materiais disponíveis – Hoje em dia, há muitos materiais interativos para os pequenos. Você pode encontrar livros, vídeos e aplicativos que podem ajudar seu filho a aprender a falar e pronunciar-se corretamente.
Se você usar essas ferramentas adequadamente, você não apenas melhorará a fala do seu filho, mas seu filho também se divertirá no processo.
Lembre-se, o aspecto da diversão torna qualquer processo de aprendizagem mais fácil!
No caso do Lorenzo ainda estamos em processo com a fono 1 x por semana. Ela aplica diversas técnicas no consultório e durante toda a semana eu e ele fazemos alguns exercícios em casa para intensificar o tratamento.
Em 3 meses de tratamento já percebemos uma melhora significativa e também algumas palavrinhas já faladas de forma correta… uma delas “Brasil” (rsrsrsrs).
Espero que esse texto possa te ajudar ou ajudar alguma criança que esteja próxima a você.
Sou Marília Tannuri Verni, mãe de 2 meninos (Ian – 11 anos e Lorenzo – 4 anos), publicitária, idealizadora do Portal Grávida em Campinas e Proprietária da loja infantil on line Petit Papillon Bebê & Criança. Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.

Olá, prazer conhecê-lo! Sou a dona desse humilde espaço. Meu nome é Lory Aguiar. Se quiser bater um papo, deixe um comentário!