5 Fatos sobre o SERASA

O Serasa é uma empresa privada que tem como foco ajudar o vendedor, o comerciante, a conseguir bons clientes. Como ele faz isso? Ele é um grande banco de dados financeiros sobre pessoas e empresas que estão devendo em algum ponto comercial, seja por qual for o motivo, as instituições financeiras e empresas podem consultar e assim avaliar se vão ou não liberar crédito novamente. Sendo ainda mais direto, o Serasa é um órgão em defesa do comerciante, prevenindo-o de calotes.

nome no serasa
fatos sobre o serasa

O cadastro do Seresa é de proteção ao crédito. Lá ficam empresas e pessoas com dívidas em aberto em algum ponto comercial. As empresas se cadastram para receber tais informações e pagam pelo serviço, tendo acesso ao banco de dados por meio de consulta ao CPF (cadastro de pessoa física) ou CNPJ (cadastro de pessoa jurídica). Lá ficam a empresa que colocou o seu nome no Serasa ou de sua empresa, o valor da dívida e quando você deixou de pagar e foi cadastrado. Bancos e lojas usam o Serasa para liberar ou não crédito ao consumidor. A seguir, cinco fatos sobre o Serasa que você pode não saber ainda.

1 – O cadastro no Serasa fica por cinco anos

Por lei, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, seu nome ou o nome de sua empresa pode ficar cadastrado como devedor por até cinco anos. Durante este período todas as empresas que forem consultar seu CPNJ ou CPF poderão se informar melhor sobre seu estado financeiro de crédito no mercado e isso é um cadastro publico, ou seja, não tem como impedir que seu nome seja visto como devedor e de quanto é o valor da dívida.

2 – Se o nome saiu do Serasa não quer dizer que sua dívida foi perdoada

Há sempre quem diga: meu nome não está mais no Serasa ou vai sair em cinco anos. É só esperar para comprar de novo. Não é bem assim. De fato seu nome saindo do cadastro Serasa as lojas as quais você pedir crédito ou bancos terão uma falsa ideia de que podem te dar crédito porque você não está mais la.

dicas de consulta
fatos para você
comente este artigo

Contudo, a dívida continua. Se a empresa quiser entrar na justiça para receber o valor ela poderá fazer isso ou ao menos tentar. Seu nome não volta ao Serasa por aquela dívida, mas ela continua com o direito de ter seus dados guardados e fornecer informações a seus parceiros comerciais. Exemplo: se você ficou devendo no banco Itau, todas as empresas filiadas ao Itau saberão de sua divida e não fornecem credito. A exemplo, as Lojas Americanas usam cartão de crédito Itau e com isso você não tem o crédito mais.

3 – Você precisa ser avisado que seu nome está no Serasa, mas apenas uma vez

sobre o serasa
dicas sobre o serasa

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, ou seja, por lei, você precisa receber uma cartinha informando que seu nome será incluído no cadastro de devedores do Serasa. Caso você o consulte e esteja devendo e não tenha sido informado sobre isso, pode processar a empresa que te colocou lá e o Serasa também e vai ganhar uma boa indenização. Mas só precisa de aviso uma vez. Caso você já esteja lá no Serasa por outra dívida, a empresa não é obrigada a te enviar uma segunda comunicação. É importante fazê-lo, mas não há leis sobre isso.

4 – Para sair do Serasa antes dos cinco anos apenas pagando a dívida

dicas de economia
saia das dívidas
foto como ilustração
imagem ilustrativa
dicas sobre o serasa

Não é tão ruim assim. As instituições financeiras hoje oferecem diversos descontos de pagamento legais, com parcelamento da dívida em diversas vezes e até acordos bacanas com juros baixos se for do seu interesse quitar seus débitos. Mas antes dos cinco anos e sem pagar não tem como. Há quem diga que inventou uma forma, mas não são justas, são golpistas tentando arrancar seu dinheiro.

5 – se você pagou a divida, deve sair do Serasa

Peça uma consulta gratuita na agência Serasa mais perto de sua casa.

Se você quitou a dívida e seu nome continua lá, leve o comprovante de pagamento e informe quando fez o ajuste de contas e o próprio órgão remove o seu nome do cadastro. É justo e acobertado por lei você ter o direito de ter a sua divida removida se já a quitou. A instituição tem até sete dias para remover seu nome do cadastro e isso acontece bem rápido na maior parte das vezes.

Qual sua dúvida sobre o Serasa? Comente abaixo!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest