5 Curiosidades do Japão – Bizarrices Japonesas

O Japão é composto por 6582 ilhas, mas 97% do território pertence às quatro principais: Hokkaido, Honshu, Kyushu e Shokoku. Este território é composto em grande parte, cerca de 70% por montanhas e vulcões, muitos deles ativos. Isso coloca esta nação no centro do Círculo de Fogo do Pacífico, uma área do mundo mais propensa a sofrer calamidades como terremotos, maremotos e tsunamis.

A cultura japonesa atual mistura sem medos ou pudores o tradicional e o pop, costumes milenares com modismo. O teatro nô e costumes ancestrais convivem e até se misturam com mangás e animes. Aliás sabia que o povo japonês adora tanto este tipo de histórias em quadrinhos e desenhos animado que, é comum os ver lendo nos metrôs e nos intervalos do trabalho? A vida japonesa apresenta vários aspectos estranhos, curiosos e bizarros. Vamos nos divertir com alguns deles.

direto do japão curiosidades japonesas

Curiosidades sobre o Japão 1: Existem várias palavras japonesas vindas do português, afinal as caravelas que deram aqui no Brasil, também navegaram no Extremo Oriente. Em 1543 uma embarcação portuguesa que navegava pela costa da China foi apanhada por um tufão e parou em Tanegashima, no sudoeste do arquipélago japonês, iniciando um período de intenso intercambio comercial e cultural que durou quase cem anos, deixando marcas na culinária e principalmente no idioma daquele povo. Além do conhecido arigatô, originada do nosso obrigado, cerca de 300 palavras nipônicas tem raízes na língua lusitana, como birodo (veludo), koendoro (coentro), kompeito (confeito), furasuko (frasco) e tempura (tempero).

chinelos japoneses dicas de curiosidades os japoneses são loucos

Curiosidades sobre o Japão 2: Os japoneses não usam sapatos dentro de casa, os substituindo por surippas ( um tipo de chinelo), pois acreditam que assim evitam trazer a sujeira das ruas para a sala ou o quarto, além das energias negativas. Em quase toda casa nipônica você encontra logo na entrada o genkan, um degrau onde se pode descalçar e guardar o seu calçado comum. Existem diversos tipos de surippas, os mais tradicionais com solado de madeira e acolchoados por palha e também outros modelos mais modernosos, como os emborrachados, de plástico, forrados para o inverno ou enfeitados de diversas maneiras para alegria dos kawaii.

curiosidades do japão dicas de curiosidades do japão algumas curiosidades do japão o que você não sabia

Curiosidades sobre o Japão 3: Quem já assistiu algum filme sobre samurais ou uma apresentação de artes marciais deve ter reparado nas calças largas, parecidas com saias, de nome hakamas, utilizada por alguns guerreiros e praticantes. Este é um traje tradicional do japonês em tempos antigos, originalmente servia para proteger as pernas dos cavaleiros, assim como o fazem dos gibões dos vaqueiros. Bem mais que deixar os samurais garbosos e tornar os movimentos bem plásticos nas demonstrações de aikido e kendo, esta vestimenta tem um significado bem mais profundo, demonstrando o comprometimento profundo do verdadeiro artista marcial.

O hakama tem sete dobras, cada uma significando uma virtude que o praticante deve cultivar: Yuki (coragem), Jin (benevolência), Gi (integridade), Rei (cortesia), Makoto (sinceridade), Chugi (lealdade) e Meiyo ( honra).

Curiosidades sobre o Japão 4: Os japoneses adoram tecnologia e fazer compras. Assim não é de se espantar que na Terra do Sol Nascente existam máquinas automáticas que vendem praticamente de tudo. Conhecidas como jidouhanbaiki. Existem ao todo 5,6 milhões de máquinas e a cada ano, milhares são colocadas nas ruas, para a alegria dos mais diversos consumidores. Estas máquinas vendem desde alimentos como ovos, bananas e bebidas, artigos pessoais como guarda-chuvas e gravatas e até barras de ouro e pasmem!, calcinhas usadas…

curiosidades do japão o que é curioso no japão curiosidades japonesas dicas de curiosidades japonesas coisas para você saber coisas que talvez você não saiba fotos de tribos urbanas

Curiosidades sobre o Japão 5: As tribos urbanas japonesas são compostas por jovens muito estilosos que não tem vergonha de levar seus visuais ao extremo. Ao passear no bairro de Harajuku, em Tóquio, onde fica o point da moçada da megalópole japonesa, é inevitável encontrar com estes grupos descolados. Os kotona se vestem com ternos justos, meias listradas, lenços ou echarpes, coletes e sobretudos, tudo com rendas e babados eu lembram o visual europeu dos tempos da Revolução Francesa. Os center gai usam um bronzeado artificial muito intenso, maquiagem branca ou pastel, cabelos loiros com várias mechas coloridas, enfeites florais e cintos largos. As lolitas góticas se destacam por vestidos similares aos de bonecas com sombrinhas e anáguas, cabelos muito bem cuidados em cachos e franjas, além de sapatos plataforma. Os decora se vestem com forte influência infantil, os cabelos com lacinhos e grampos coloridos, roupas bem coloridas, batom rosa e não desgrudam de seus bichos de pelúcia. Os visual kei tem cabelos espetados muito coloridos, vestem trajes bem futuristas, algumas vezes com enfeites com peles e plumas e tanto os meninos quanto as meninas abusam do batom e do lápis nos olhos. Curiosamente, todas estas turmas convivem muito bem entre si, com uma cortesia, apesar das aparências extravagantes, bem….nipônica.

O que você achou das curiosidades japonesas? Você conhece alguma curiosidade sobre o Japão? Comente!

Um Comentário

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *