Como se Tornar Tradutor Profissional Passo a Passo

Para quem gosta de estudar idiomas, pesquisas e adquirir mais conhecimentos, então uma boa carreira para seguir é a de tradutor profissional. Este é um serviço que existe uma grande demanda, que atrai muitas pessoas interessadas.

home offfice

Continue lendo este conteúdo para conhecer algumas dicas que poderão ajudá-lo em sua carreira como tradutor!

Como se tornar tradutor profissional?

Vivemos em um mundo que está cada dia mais globalizado e com avanços constantes da tecnologia. Dessa forma, é normal que a relação entre os povos se estreitam mais.

Porém, ainda existe uma barreira que poderá impedir a comunicação tanto pessoal quanto profissional, que é o fator linguístico. É então que surge a importância de um tradutor.

Não há uma guia definitivo a seguir para quem deseja atuar nessa área, mas há sim, certos requisitos que são essenciais para obter êxito e destacar-se!

Dicas para se tornar tradutor

Há uma série de benefícios em trabalhar como tradutor, pois o trabalho é feito de modo autônomo. Assim você terá horários flexíveis, bem como  local de trabalho, tudo o que irá precisar é de um computador com acesso à internet.

escrita em casa

Além disso, se você for traduzir para o português, poderá receber o pagamento em moeda estrangeira, como o dólar, que está muito valorizado no momento. Mas, antes de começar, confira abaixo algumas dicas para se tornar um tradutor de sucesso!

1. Tenha algumas habilidades

Por mais que a maioria dos traduções tenham cursado a faculdade de Letras, não é uma obrigação ter alguma formação para trabalhar na área. Embora ter uma graduação possa ser útil na carreira de tradutor, é possível atuar sem diploma.

No entanto, contar com algumas habilidades é essencial para destacar-se no mercado, por exemplo:

  • Gostar de aprender: ao traduzir algum texto, é normal que você tenha que pesquisar muito antes. Dessa maneira, você estará sempre aprendendo sobre temas que não tem relação com sua área e, por isso, é importante gostar de aprender;
  • Proatividade: algumas vezes será preciso adiantar-se ao cliente quando perceber que ele precisará de algum recurso para usar sua tradução. Portanto, não diga não para um cliente, mesmo que você não saiba como usar alguma tecnologia, peça ajuda a quem sabe para entregar o trabalho;
  • Rapidez: especialmente se você prestar serviços para uma agência, terá prazos curtos e a qualidade da tradução não pode ser menor. Por isso, é essencial traduzir de modo rápido e eficaz;
  • Saber pesquisar: você terá que traduzir palavras que não podem ser usadas em seu sentido literal. Sendo assim, terá que pesquisar como inseri-las dentro do contexto.

2. Crie seu portfólio

Em primeiro lugar, você precisar começar a traduzir, mesmo que seja só por hobby. Você pode escrever um blog sobre os assuntos que você tem domínio, dessa forma você poderá treinar e criar acervo.

Até porque, criar um portfólio é o modo mais eficiente de divulgar as suas traduções e a qualidade do trabalho.

3. Peça ajuda

Converse com outras pessoas que trabalham na área para saber sobre a experiência deles. É possível encontrar tradutores em grupos nas redes sociais, eventos, palestras, congressos e até menos no LinkedIn.

Além disso, conversar com outros tradutores também poderá gerar mais trabalho para você. Afinal, aqueles que atuam sozinhos, podem não conseguir dar conta dos trabalhos e precisar de parceiros para terceirizar traduções.

4. Planeje sua carreira de tradutor

Como em qualquer outra área, é preciso bolar um plano de negócios para ajudá-lo em sua jornada. Para isso, é preciso levar em conta qual é o tipo de serviço que você deseja oferecer, como:

  • Tradução;
  • Versão;
  • Dublagem;
  • Legendagem;
  • Transcrição;
  • Interpretação;
  • Revisão;
  • Tradução juramentada (mediante concurso público);
  • Audiodescrição;
  • Consultoria linguística;
  • Entre outros.

Além disso, escolha também quais são os idiomas que você deseja trabalhar. Vale ressaltar que a fluência ou nível avançado em um certo idioma não é o que tornará apto para traduzir, é preciso especializar-se, estudar e pesquisar muito, para fornecer bons resultados.

Por fim, leve em conta também qual será sua área de especialização. Há uma série de diferentes tipos de projetos para traduzir, desde a área jurídica, até financeira, médica, de TI, etc.

Se você tiver maior expertise em um certa área, terá maiores vantagens quando for fazer uma proposta aos clientes.

Conclusão

como se tornar um tradutor

Em suma, não é tão difícil ser um tradutor profissional, mas assim como qualquer área, é preciso empenho e dedicação, para alcançar o êxito almejado! E você, o que achou deste conteúdo? As dicas foram úteis? Compartilhe então com alguém que também tenha interesse no assunto!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Como se Tornar Tradutor Profissional Passo a Passo. O 5Coisas estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *