Você já ouviu a expressão nem tudo é um mar de flores? Ou nem tudo é um mar de rosas? Expressões como essas demonstram o grande apreço simbólico/cultural que temos com as flores, essas dádivas da natureza. Mas é fato que nem tudo são flores, e as natureza também guarda seus períodos.
Devido a uma série de processos evolutivos, algumas plantas desenvolveram seivas venenosas, que podem causas irritações, dores ou até mesmo causar óbito quando em contato com seres humanos e animais de estimação.
Ao longo da história da humanidade, o homem sempre procurou separar as plantas venenosas daquelas que podem ser cultivadas em casa. Muitas plantas que cultivamos domesticamente, em nossos jardins, podem conter seivas venenosas e tóxicas e você nem mesmo sabe disso.
Segundo o blog I Love Flores, você deve sempre pesquisar sobre a periculosidade de uma espécie de planta antes de cultivar no seu jardim. Essa dica é de ouro e pode evitar muitos acidentes com animais domésticos, crianças e adultos.
Oleandro (Nerium oleander)

Nerium oleander é uma planta muito bonita, com flores em cor creme, em formato estrelar. Infelizmente, embora muito bela, essa é uma das plantas mais venenosas do mundo. A simples fumaça da Nerium oleander pode ocasionar danos definitivos na saúde.
A seiva tóxica presente em suas raízes, caules, flores e todas as partes da planta foi uma resposta evolutiva para prevenir-se de ataques de predadores herbívoros.
Diz a lenda que parte do exército de Napoleão teria morrido na Espanha após utilizar palitos de oleandro para assar carne.
Acônito (Aconitum)

Outra flor hiper-tóxica é o Aconitum, também chamado de acônito. Em alguns lugares, ela é também chamada de maldição da bruxa devido a mortalidade de sua seiva. Outro motivo por esse nome popular é seu suposto uso por “bruxas” na idade média, que utilizavam essa planta na produção de poções do amor.
Mamona

Segundo o Guinness Book of World Records, a flor de mamona é a flor mais venenosa do mundo. Como é dito, a diferença do veneno e do remédio é a dose. As folhas de mamona também tem aplicações medicinais, desde que utilizadas da forma correta.
A toxina responsável pelo venenosa da mamona é a ricina, presente em suas flores e folhas. Essa é uma planta quem sem dúvidas você não quer ter no seu jardim.
Planta Cadáver (Rafflesia arnoldii)

Além de extremamente venenosa, essa é uma planta muito exótica, que pode ser apreciada em alguns jardins botânicos pelo mundo. Ela ocorre nativamente em florestas tropicais da Ásia.
Outro ponto exótico dessa planta é que ela exala um cheiro pútrido para atrair moscas, que pode não ser nada agradável. Por conta desse comportamento, ela também é chamada de planta cadáver.
Tabaco (Nicotiana tabacum)

O tabaco é a planta mais cultivada do mundo. E todos sabem dos inúmeros malefícios do seu consumo. Por conta disso, o tabaco não poderia faltar na nossa lista de plantas venenosas que você deve evitar.
Qual planta acima você não sabia que era venenosa e descobriu agora? Deixe um comentário!

Olá, prazer conhecê-lo! Sou a dona desse humilde espaço. Meu nome é Lory Aguiar. Se quiser bater um papo, deixe um comentário!