Dicas de Como Fazer Arroz Integral

Para fazer um bom arroz não é necessário ser um expert na arte de cozinhar, o arroz é um dos alimentos mais fáceis de se preparar, mas para que saia gostoso é necessário alguns truques. Existem muitos tipos de arroz, dentre eles um tipo em especial é um ótimo aliado para ser incluído em dietas que é o arroz integral, ele é um tipo de arroz muito saudável perfeito para acrescentar na dieta para quem gosta de cuidar da saúde e quer perder uns quilinhos.

como fazer arroz inegral

Mas para que fique bom e gostoso é necessário prepará-lo adequadamente, separamos então 5 dicas de como fazer um bom arroz integral, confira!

dicas de arroz integral

1 – Deixá-lo de molho – O arroz integral não é como o arroz comum ele demora mais para cozinhar, sendo assim deixá-lo de molho é o ideal, além disso deixá-lo de molho ajuda a neutralizar o ácido fítico contido nos grãos. O ideal é deixar de 6 a 7 horas de molho, parece muito mas é importante esse tempo.

receita de arroz integral

2 – Não refogar o arroz – Diferente do arroz comum o arroz integral não deve ser refogado, esse procedimento é feito no arroz comum para selar os grãos e não liberar amido e evite que que vire papa mas o arroz integral possui uma película pois possui casca e se selar essa película o que vai acontecer é que o arroz não vai cozinhar.

como fazer arroz

3 – Refogar o alho e a cebola – Ao contrário do arroz o tempero deve ser refogado para que fique um sabor gostoso, refogar o alho e a cebola antes de acrescentar o arroz traz um sabor bem especial ao seu prato.

acrescente legumes no arroz integral

4 – Acrescente legumes – Qualquer prato fica melhor com legumes, eles são saudáveis, fazem super bem para a saúde e podem trazer um toque bem especial no seu arroz acrescente tomates,cenoura, cebolinha verde e o que mais vir a sua cabeça, com os legumes não há limites.

não exagere no sal

5 – Não exagere no sal – O excesso de sal pode ser prejudicial a saúde, de nada vale comer um arroz saudável mas excessivamente salgado. Para não ter erro na hora de colocar o sal o ideal é que coloque pouco no início do cozimento e quando estiver preste a ficar pronto (caso precise) acrescenta mais um pouco. Algumas pessoas usam aqueles temperos completo que já possuem uma grande quantidade de sal então é bom ficar atento a isso, caso use o tempero não há necessidades de colocar mais sal.

como cozinhar arroz
dicas práticas para cozinhar fácil

O que você achou das dicas de como fazer arroz integral? Comente!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Dicas de Como Fazer Arroz Integral. O 5Coisas estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

26 comentários em “Dicas de Como Fazer Arroz Integral”

  1. santa silva freire

    Eu amei as dicas . porque fazia esse arroz igual o preparo do arroz branco e nunca deu certo. Agora vou fazer como nas dicas. Obrigada. Se der certo eu gostando comentarei + prá frente…

  2. Célia dos Santos

    Faço o arroz integral como VC m insinou ,mais ainda não acertei ,pq o arroz. Até ,fica bem soltinho ,mais fica ainda um gsto d meio crú, como faço o arroz p q fique bem saboroso e bem cuzido

  3. Uma dica legal pra economizar o gás é refogar o arroz integral e quando a água tiver fervendo desliga o fogo e deixa de repouso por uns 30 minutos ou até perceber que o arroz ta inchado, logo em seguida ligue o fogo apenas pra secar o pouco de água que fica no arroz…..

  4. Adorei a parte do “fiozinho” de óleo.
    Gente, ele colocou óleo pra caramba. E fez a receita totalmente diferente do que foi explicado no texto, agora vamos sair do site com ainda mais dúvidas.
    Hahahahahahahahahahahahah

  5. amigos, vocês falam de 5 dicas e uma delas e deixr o arroz de molho e no video o arroz é colocado sem ter ficado de molho pois percebe-se que ele esta seco, como explicar.?

  6. necy rafaela brito

    Uma vez fiz como a receita deixando o arroz de molho ficou um mingau.
    Agora lavo o arroz e deixo 10 minutos de molho, jogo fora a água. Refogo a cebola não gosto de alho, coloco quase o dobro de água quente para ir mais rápido. Gosto do arroz integral al dente para praticar a mastigação fica muito bom. Obrigada.

  7. necy rafaela brito

    Olá, consumo todo tipo de arroz integral há muitos anos, ao longo dos anos vamos criando mecanismos para os mesmos. Uma vez deixei de molho por +- 3 horas foi um desastre ficou papa isso pq usei grão duro (cateto,arroz negro que são grãos duros. Agora lavo o arroz umas 3 vezes jogando a água. Refogo os temperos e coloco água quente para agilizar o processo. Coloco quase o dobro de água quente para ir um pouco mais rápido +- 25 min, particularmente gosto do arroz mais al dente justamente para comer menos e mastigar varias vezes dando a sensação de saciedade. Desligo antes pois a quentura ajuda a terminar o processo de cozimento. Espero ter ajudado. Obrigada a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *