Desenhos de Abaporu para Colorir Grátis (Atividades Educativas)

Abaporu é uma das obras mais reconhecidas no mundo inteiro, utilizada principalmente no ambiente educativo, mostrando as diversas vertentes que podem ser desenvolvidas em diversos contextos e cenários, pensando nisso, traremos alguns dos desenhos mais legais para colorir

Imagens de Abaporu para colorir: inserir os desenhos nesse cenário pode ser muito legal, principalmente considerando ser uma das obras mais premiadas e reconhecidas no mundo inteiro, através do movimento artista denominado modernismo, que levou as expressões artísticas do Brasil para o mundo inteiro. 

Desenhos de Abaporu: esse é um dos desenhos mais significativos e marcantes da nossa era, pois mostra o principal desenho da artista brasileira que mais influenciou no cenário nacional, tornando a nossa arte um grande expoente no cenário internacional. 

Ademais, os desenhos de Abaporu são muito interessantes, pois retratam um contexto onde os brasileiros viviam de forma metafórica, já que no início do século XX, alguns imigrantes saíram de suas terras para contribuir para a construção de Brasília e a melhoria de São Paulo, chamados, mãos e pernas da América Latina. 

Não obstante, o que Tarsila mostra nessa expressão artística é que o brasileiro pode ser muito mais do que era mostrado no cenário internacional e explorado pelos próprios ricos da época que lucravam com a exploração da mão de obra semi-escrava.

Além de um contexto histórico muito forte, esse desenho é muito legal para colorir, pois, apresenta uma pessoa totalmente desproporcional, dando liberdade àquele que quer adicionar alguns complementos a essa imagem tão significativa, pois destaca uma realidade vivida por nordestinos e paulistas que tinham poucas oportunidades de estudo. 

Assim, até os espaços em branco podem ser considerados quadros de pintura para você que está sendo inserido no contexto artístico, assim, caso queira desenhar algum cenário que não tenha sido retratado no momento em que Tarsila levou a sua obra de arte para o mundo inteiro. 

Ainda que seja uma obra reconhecida no mundo inteiro, você pode torná-la ainda mais legal com traços e cores diferenciadas. O objetivo de Tarsila era destacar a beleza do espaço nacional e as cores que a natureza nacional nos mostra diariamente no final de tarde, mas, nesse caso específico você pode adicionar cores mais escuras, caso seu objetivo seja outro. 

As cores, em quase todas as obras de arte têm significado muito forte, dessa maneira, você pode inverter algumas tonalidades para fazer que uma imagem extrovertida se torna um pouco introspectiva, gerando reflexão. 

Quem é Tarsila do Amaral?

Tarsila foi uma das maiores artistas da história do Brasil obtendo diversos prêmios e obras de arte reconhecidos no mundo inteiro, sua obra mais reconhecida é Abaporu, uma pintura de traços simples, mas muito bem desenvolvidos que passam recados bastante ousados a alta classe brasileira. 

Assim, além de ser uma das maiores expoentes artísticos do território nacional, Tarsila também se tornou uma das maiores personalidades do século XXI, sendo reconhecida em vários cenários como uma das maiores brasileiras de todos os tempos. 

Tarsila tem importância tão fundamental no Brasil que foi uma figura popular, participante da vasta cultura nacional, recheada de artistas e gênios das mais diversas áreas da intelectualidade. 

A artista foi uma das principais representantes do Modernismo, que nomeava a cultura brasileira como “antropofágica”, por se alimentar de outros cenários e costumes de vários países, formando um dos espaços mais ricos em beleza artística, conhecido no mundo inteiro como um país muito acolhedor. 

O movimento antropofágico inicialmente foi muito criticado pela ousadia em seus traços, muitas vezes desproporcionais ou excessivamente ácidos com relação à elite exploradora da época. 

O que foi o Modernismo?

O modernismo foi o primeiro movimento originalmente brasileiro, tendo em vista que os espaços de arte do Brasil bebiam muito da fonte europeia, que tinha pontos de vistas culturais bem diferenciados quando comparamos com o que vemos aqui. 

O modernismo resgatou o orgulho de ser brasileiro em um cenário que já estava totalmente tomado pelo eurocentrismo, muito forte no mundo inteiro, já que a Europa conduzia todos os escritos e narrativas da época e eram mostrados como naturalmente superiores. 

A ideia que trazia o brasileiro como “bárbaro” foi muito combatida por Oswald De Andrade e Tarsila do Amaral, grandes expoentes do pensamento nacional organizado, que buscava principalmente se desvincular de alguns pensamentos muito atrasados. 

As obras de Tarsila do Amaral foram divididas em algumas partes, onde na primeira, ela era uma artista extremamente preocupada com a relação que o brasileiro tinha com as obras europeias, trazendo uma identidade brasileira. 

Percebendo essa movimentação bem orgulhosa e desenvolvida do Brasil, os críticos e estudiosos da época chamaram as obras de parte integrante do “pau-brasil”, uma expressão artística muito interessante e mais ácida do que era encontrado na época, com pinturas “submissas” ao imperialismo europeu. 

Quais os benefícios da pintura?

Ainda que seja considerado por muitos uma parte introdutória das expressões de arte, associado na maioria das vezes como uma atividade indicada para crianças, os desenhos podem ser principalmente úteis para pessoas com problemas relacionados a concentração ou a coordenação motora. 

  • Coordenação motora: os desenhos são ainda mais interessantes para pessoas que não conseguem desenvolver bem atividades que demandam coordenação, dessa maneira, usar os desenhos que estimulam a evolução de algumas habilidades essenciais para a vida no serviço. 
  • Concentração: A pintura contribui diretamente para a concentração, tendo em vista que para manter o desenho colorido de maneira assertiva é necessário se manter fiel ao que teria sido proposto. 

Quais os significados das cores em Abaporu?

Amarelo: amarelo é normalmente utilizada para acrescentar alegria a imagem e evitar tonalidades mais neutras. 

Azul: o azul em geral é utilizado para tornar a imagem mais introspectivo, já que o cenário da pintura tinha o objetivo de ser mais sóbrio.

Verde: verde sempre foi utilizada para apontar para o sentimento de esperança, e nesse caso não difere, já que apesar de ser uma obra de arte bem crítica. 

Tem alguma sugestão com relação ao conteúdo? Deixe aqui nos comentários, com certeza temos muito a aprender com você!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Desenhos de Abaporu para Colorir Grátis (Atividades Educativas). O 5Coisas estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *