A importância da posição do Sol na hora de escolher um apartamento

Esse aspecto influencia mais do que se imagina

Já se perguntou por que seu apartamento é excepcionalmente frio no inverno ou quente no verão? A resposta pode resumir-se à orientação. Em outras palavras, a posição do Sol em relação à algum apartamento no Bairro Alto, por exemplo, é de suma relevância.

A orientação do apartamento é quando o edifício é projetado para aproveitar os elementos naturais, incluindo variações sazonais. Esse estilo de design passivo raramente chega à lista de verificação dos compradores de apartamentos e é algo fácil de esquecer ao inspecionar uma propriedade.

Mas, se feito corretamente, não só torna seu apartamento mais atraente, como também reduzirá drasticamente sua dependência de sistemas de aquecimento e resfriamento que desempenham um papel crítico na redução da conta de energia. Então, como pode um comprador de imóvel residencial avaliar se uma propriedade tem a orientação correta? É o que será explicado.

Geografia

A melhor orientação de seu apartamento dependerá da localização. Se você está procurando um apartamento, encontrar um que maximize a luz do sol do norte deve estar no topo da sua lista. No entanto, se você estiver no norte do país, seu objetivo é reduzir o calor radiante.

Isso pode ser feito sombreando as partes voltadas para o norte de seu apartamento com venezianas e cortinas externas.

Lado norte

Um apartamento bem orientado usa seu lado norte para capturar o máximo de luz do dia possível durante os meses mais frios. A chave aqui é entender as mudanças de posição do sol em diferentes estações. O ideal é que ela brilhe em um ângulo de 67 graus no verão, mas apenas 32 graus no inverno.

Se você definir as janelas no lado norte alto e incorporar sombreamento saliente na proporção de 1: 2, isso lhe dará privacidade, calor no inverno e sombreamento no verão.

Pode parecer complicado e técnico, mas obter o equilíbrio certo no início significa que a temperatura em seu apartamento variará menos entre as estações.

O lado norte também é perfeito para escadas com muito vidro para capturar a luz do sol, de forma que seu apartamento absorva o máximo possível de calor radiante.

Não se concentre apenas em uma direção

Muitas pessoas dirão que uma sacada voltada para o norte é o melhor, mas é importante olhar para sua propriedade de todos os ângulos.

É melhor olhar para sua localização e garantir que as características do apartamento captem os benefícios naturais de todas as direções. Na maioria das cidades, o ideal é ter sua sacada voltada para o oeste, pois é perto dela que se passa uma parte do tempo em apartamento e que deve ser ao sol da tarde.

Isso significa que a janela principal do apartamento está voltada para a rua ao leste, capturando o sol da manhã.

Capturando o calor

A luz solar pode ser maximizada se cair em superfícies duras, particularmente a laje do apartamento, bem como concreto polido interior ou piso frio.

Isso ajuda a transmitir o calor térmico para dentro do apartamento durante as noites mais frias, mas lembre-se de sombrear essas áreas nos meses mais quentes.

À vista

Todos nós já ouvimos a frase “visão de um milhão de dólares“. Se seu apartamento tem uma posição elevada ou uma vista incrível, aproveite ao máximo e oriente o projeto de sua propriedade para capturar o máximo possível.

Quer isso signifique adicionar uma janela, um deck ou derrubar uma parede e colocar portas de vidro que abram a apartamento na direção certa, isso poderia agregar milhares ao valor da sua propriedade.

Infelizmente, os apartamentos mais antigos muitas vezes não aproveitam a vista e podem ter janelas com barras transversais que se intrometem. Eles devem ser substituídos por janelas maiores e modernas.

Layout é a chave

A localização espacial e o layout são fatores importantes para determinar a quantidade de luz natural que seu aluguel receberá. Normalmente, uma unidade voltada para o sul recebe sol durante a maior parte do dia, enquanto um aluguel voltado para o norte fica menos, mantendo-o mais escuro e naturalmente mais fresco durante o dia.

Se o seu apartamento no Rebouças estiver voltado para o leste, você receberá o sol da manhã e do início da tarde, enquanto as unidades voltadas para o oeste serão limitadas ao sol da tarde.

Lembre-se: não há escolha certa ou errada. Se você acorda tarde, pode preferir um apartamento voltado para o oeste. No entanto, se o seu escritório estiver voltado para o lado leste do apartamento, você pode preferir mais janelas nesse local, mantendo o ambiente de trabalho bem iluminado durante o dia.

Além disso, procure aluguéis com plantas grandes e abertas. Quanto mais elevado for o espaço, maiores serão as chances de a luz que você possui preencher todo o ambiente, em vez de ficar presa em espaços pequenos e individuais.

Certifique-se de não cobrir suas janelas também! Evite colocar grandes peças de mobiliário na frente de suas janelas, bem como abafar a luz com cortinas volumosas. Se você está preocupado com a privacidade, mas ainda deseja maximizar sua luz natural, invista em tons finos, brancos ou bege que alimentam a luz enquanto mantêm a privacidade.

Não existe isso de “janelas demais”

Embora isso possa parecer básico, vale a pena mencionar. Ao percorrer as fotos de apartamento online (ou ao andar por um apartamento pela primeira vez), fique atento à quantidade de janelas que o apartamento inclui.

Sério, conte-os e faça uma lista de sua localização exata. Por exemplo, talvez você esteja vendo um apartamento com uma grande janela do chão ao teto na sala de estar, nenhuma na área de escritório e meia janela no quarto.

Agora você entende o quão importante é a posição do Sol no momento de escolher um apartamento.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu A importância da posição do Sol na hora de escolher um apartamento. O 5Coisas estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *