5 Doenças Raras

Riniti, ansiedade, obsedidade, colesterol alto, insônia, enfim, há doenças que todos conhecemos por conta de serem comuns. Mas há uma porção de doenças que você pode nunca ter ouvido falar, por configurarem condições raras de saúde, algumas que podem registrar apenas meia dúzia de casos pelo mundo.

Embora as academias de ciências e os investimentos em pesquisas estejam mais interessados em enfermidades populares, há espaço para o estudo de doenças raras. No mundo, há diversas associações e organizações em prol de prevenir, combater e dar apoio para portadores de doenças raras e raríssimas.

Vamos conhecer, neste artigo, cinco doenças raras.

1. Doenças Raras de Pele: Elefantíase

elefantiase

A elefantíase é uma filaríase, onde ocorre o inchaço da pele. A causa são dois mosquitos tropicais – alguns dos gêneros culex e algumas espécies do gênero Anopheles. As formais mais comuns de elefantíase acontecem na perna, nos braços e no saco escrotal.

Na Etiópia, há regiões em que até 6% da população sofre de elefantíase.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um programa que objetiva eliminar a doença. Há vários esforços científicos para erradicar a doença ao menos até 2020.

2. Doenças Raras que Matam: Síndrome de Hutchinson-Gilford

doenças muito raras

Sam Berns, o homem no centro da imagem, morreu aos 17 anos com a síndrome de Hutchinson-Gilford, também chamada de progéria, doença rara que faz que a pessoa envelheça com muita rapidez. A incidência desta síndrome rara é de 1 em cada 8 milhões de nascimento.

Em 2013, um dos documentários indicados ao Oscar foi “A Vida Segundo Sam”, com a história e forma de ver as coisas de Sam Berns.

A síndrome ainda não tem cura, mas há algumas pesquisas em busca da cura para tal efermidade.

3. Doenças Raras e Estranhas: Síndrome da Mão Alheia

fotos de doenças raras

Já imaginou se alguma parte do seu corpo adquirisse vida própria? Portadores da Síndrome da Mão Alheia frequentemente deparam com a mão se comportando de forma involuntária. Tal desordem neurológica também é chamada de “síndrome da mão alienígena”.

Karen Byrne, uma americana portadora da síndrome da mão alheia, chegou a ser atacada pela própria mão.

Tal condição rara tem seu lado bom: ajuda os neurologistas a compreenderem melhor sobre como funciona nosso cérebro.

4. Doenças Raras e Interessantes: Transtorno de Identidade de Integridade Corporal

imagens de doenças raras

Por vezes, podemos imagina o quão ruim é ser cego, paraplégico, surdo, mudo ou com qualquer outro problema que nos limite. A moça da foto é a americana Chloe Jennings-White e, mesmo sem nenhum problema ou deficiência, sente-se feliz em sentar em uma cadeira de rodas e viver como se fosse paraplégica. Trata-se de um distúrbio de ordem psicológica chamado de transtorno de identidade de integridade corporal, uma disfunção mental um tanto rara e um bocado interessante. Em 2014, foram identificadas 54 pessoas com este transtorno.

O indivíduo com este transtorno pode chegar até a amputar uma parte do corpo. Foi assim com Robert Vickers, que amputou sua perna e é muito feliz por isso. O mundo é dos loucos, não?

5. Doença Muito Rara: Síndrome de Kabuki

dicas de doenças raras

Déficit intelectual, má formação óssea e anomalias faciais configuram a chamada Síndrome de Kabuki. O Kabuki é uma categoria do teatro japonês em que se exagera nas maquiagens como recurso dramático de atuação teatral. Tal doença rara foi batizada com este nome principalmente pelas modificações faciais que ela causa em seus portadores. A doença foi categorizada muito recentemente: 1981, por dois médicos nipônicos.

O wikipédia tem uma página que lista doenças raras de AaZ, confira: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_doen%C3%A7as_raras

Qual delas você achou mais estranha? Conhece alguma outra doença rara curiosa? Comente!

4 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *