5 Dicas de Esportes Aquáticos


O mundo dos esportes leva as pessoas aos ambientes mais extremos. Entre estes não poderia faltar a água. Seja no mar, rios ou piscinas, os esportes aquáticos são uma excelente opção de exercício físico, diversão, relaxamento e também garimpo de medalhas olímpicas.

Estes esportes são divididos segundo sua participação em competições olímpicas. Os que têm este foco são realizados pela Federação Internacional de Natação (FINA). As principais modalidades dessa área são a natação, nado sincronizado, saltos ornamentais, canoagem, pólo aquático, maratona aquática e windsurf. Já os principais esportes aquáticos não olímpicos são o surfe, long board, short board:, esqui aquático, biribol e kitesurf.

Vamos conhecer cinco destes esportes. Quem sabe você não se identifica com algum?

dicas, fotos e imagens dicas de esportes esportes aquáticos dicas de esportes aquáticos

1. Natação – Com certeza o mais popular dos esportes aquáticos, desenvolveu-se em todo o século XX. Atualmente é dividido em quatro estilos da natação: crawl (ou livre), costas, peito e borboleta. As dimensões de uma piscina olímpica são de 50 x 25 metros, e de 2 metros de profundidade. Nas competições de natação pura, a piscina é dividida em 8 raias. Cada um dos competidores ocupa uma raia e os nadadores com os melhores tempos têm o direito de ocupar as raias mais centrais A natação também têm provas de longa distância que são disputadas em lagos, rios ou mares, as maratonas aquáticas. Nesse tipo de competição, o atleta pode nadar com o estilo que preferir. Como uma prática regular, a natação oferece muitos benefícios: desenvolvimento da resistência cardiorrespiratória, da força e da resistência muscular, da flexibilidade, alívio do estresse, melhora da autoimagem e controle do peso.

fotos e dicas volei na água dicas na piscina esportes aquáticos dicas de esportes aquáticos imagens de esportes aquáticos

2. Polo Aquático: Esporte de origem inglesa, deve ser praticado em piscinas, com dimensões entre 10 x 20 metros até 20 x 30 metros, assim como 2 metros de profundidade. Cada partida de polo aquático é disputada por duas equipes, cada uma com 7 jogadores na linha e 6 jogadores na reserva. O objetivo do jogo consiste em marcar pontos, fazendo com que a bola atravesse a baliza localizada na extremidade do campo adversário. É permitido conduzir a bola de qualquer forma, exceto com as duas mãos. Também não é permitido aplicar sobre ela golpes que envolvam o punho, apenas os goleiros podem pisar do chão, segurar a bola com as duas mãos e aplicar golpes com a mão fechada. Cada uma das equipes dispõe de 30 segundos para realizar uma jogada a fim de marcar um gol. Esse tempo é reiniciado quando a equipe recupera a posse de bola ou quando ela consegue fazer um gol.

esportes radicais esportes aquáticos dicas de esportes aquáticos fotos de esportes aquáticos

3. Surfe – Esporte de origem polinésia e peruana, praticado em ambientes litorâneos com certa incidência de ondas marítimas. Para sua prática são necessárias a prancha: geralmente feita de poliuretano e podem variar quanto ao tamanho;o Ieash, corda que une o surfista à prancha. Geralmente é presa no calcanhar do indivíduo, a fim de evitar que ele perca a prancha e a parafina, usada para garantir a adesão das solas do pé do surfista na prancha. As principais manobras do surf são: rasgada, aéreo, cavada, tubo, cut back e floater.

dicas de esportes para rios na água dicas

4. Canoagem – Disputada por equipes e, em cada uma, os participantes remam de forma sincronizada a fim de finalizar o percurso estabelecido. Na canoagem de velocidade são permitidos um, dois ou quatro participantes por equipe e o percurso tem distância variável de 500 a 1000 metros. Já na canoagem slalom os participantes devem passar por um número entre 18 e 25 portas no menor tempo possível e com o mínimo de erros. A canoagem maratona é a modalidade de grandes percursos, de no mínimo 15 quilômetros e no Freestyle os competidores devem fazer certas manobras e movimentos em um certo tempo. Por fim, existe o caiaque-pólo, no qual duas equipes disputam sobre canoas pela marcação de gols em rios, piscinas ou lagos.

esporte aquático dicas de esportes esporte na água

5. Windsurfe – Tem sua estrutura tem grande semelhança à do surfe. Um dos objetos utilizados, inclusive, é uma prancha, mas que apresenta fixada uma vela com altura entre 2 a 5 metros e altura que utiliza a força dos ventos para deslizar o windsurfista sobre as ondas. As principais manobras do windsurfe são a batida: ou ser jogado de volta a base da onda por sua crista, batida 360: semelhante a anterior, mas dando um giro completo no ar antes de voltar à onda, o aero jibe, ou jogar a prancha para cima utilizando a força eólica para fazê-la voltar ao lado oposto, jump jibe ou jogar a popa da prancha em um giro de 180 graus voltando no sentido oposto, jibe a curva a favor do vento e bordo ou curva contra o vento.

O Brasil, por sua costa gigantesca, centenas de rios que cruzam o país além do clima que convida para refrescar-se nas águas é um expoente na prática de várias modalidades esportivas aquáticas. Está esperando o que então? Vem pra água!

O que você achou dos esportes na água? Comente!

2 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)