Dicas Sobre Como Fazer um Currículo

Os profissionais responsáveis pela seleção de currículos (que podem ser ou não da área Recursos Humanos) apontam que a apresentação de um bom currículo é crucial para a contratação. Ele é o primeiro contato entre empresa e candidato, por isso buscar ofertas de entrevista com um bom currículo já ajuda bastante para conseguir chamara atenção. Não elimina você de não ser contratado, mas já é um bom passo. Para conseguir prender a atenção do recrutador com seu um bom documento em mãos. Para isso, temos cinco boas dicas a seguir.

1 – Faça um documento claro na leitura

dicas para quem procura um emprego

Não importa o quão bem escrito é a folha, o seu currículo e ele jamais deve ser difícil de ler, mal organizado ou exceder duas páginas. Seu currículo deve ser lido em menos de um minuto e ser de fácil compreensão. As fontes mais indicadas são Arial e Times New Roman 12, mas podem ser outras, desde que não tenham desenho ou algo do tipo que dificulte a visualização.

como se virar no mercado de trabalho

Para elaborar a formatação, preze por um formato lógico e margens amplas, escrita limpa e títulos claros. Seletivamente use fonte em negrito e itálico que ajudam a guiar os olhos do leitor. Use marcadores para chamar a atenção para pontos importantes.

A formatação mais comum é dividir em categorias. As mais usadas são: dados pessoas, experiência profissional, cursos e conhecimentos e referências profissionais.

2 – Identifique suas realizações em trabalhos anteriores, não apenas descrições de cargos

para quem vai fazer um currículo

Concentre-se no que você fez no trabalho anterior e não apenas que cargo ocupo. Para isso, enumere as suas principais funções, em especial se elas eram fora de sua área mas você sabia executá-las sem problemas. Exemplo: geriu um projeto importante mesmo sendo apenas um auxiliar administrativo. Tudo isso conta bastante para o currículo e há uma diferença entre ser apenas mais um e ter ajudado em algo importante para a empresa.

Evite usar as descrições genéricas dos trabalhos como apenas o seu cargo na carteira de trabalho. Ele é importante, mas liste funções exercidas diferencialmente.

3 – Troque objetivo por um Resumo de Carreira

para você fazer um currículo

Um resumo da carreira é projetado para dar uma breve descrição de quem você é e o que você faz.

A maioria dos objetivos som semelhante e até copiados de modelos de currículos. Preze por mostrar a sua carreira, em que cargos já chegou e projetos importantes. Liste o que o torna diferencial para o mercado.

O resumo de sua carreira deve chamar a atenção no currículo e ser escrito com precisão e lhe descrever como um profissional. Se não tem muita experiência, sem problemas. Coloque o que sabe fazer de acordo com os cursos que fez.

4 – Escreva os pontos mais importantes no começo

para se virar no mercado de trabalho

Suponha um recrutador vai olhar o seu currículo de forma rápida, em 15 a 20 segundos. Desta forma, ele vai se concentrar principalmente na metade superior, um processo muito parecido com folhear as manchetes de um jornal. Eles vai querer saber primeiro se sua experiência se ajusta com a vaga disponível e se você tem conhecimento para isso, então deixe o mais importante para aquela vaga primeiro.

Destaque suas habilidades e experiência mais relevantes em primeiro lugar e, em seguida, trabalhe o que acha mais pertinente como complemento em outras informações pertinentes.

5 – Atualize seu currículo regularmente

Certifique-se de revisar seu currículo muitas vezes sempre que for entregar um novo documento. Em caso de sites, volte na página a cada acréscimo de experiência e faça as alterações e atualizações conforme necessário. Não há nada como uma vaga de emprego que surge de última hora e um currículo desatualizado que você entrega por descuido. O melhor é manter o documento atualizado para manter as chances de ser contratado cada vez maiores.

como arrumar emprego

Outra dica: deixe seu currículo pronto em seu e-mail. Assim é mais fácil conseguir encaminhar para um amigo quando surge uma conversa sobre uma vaga importante que surgiu por ai.

O que você achou das dicas de como fazer um currículo? Comente!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest