Dicas de Alimentação na Gravidez

A gravidez é um dos momentos mais emocionantes da vida de uma mulher. O corpo muda, mas a vida também como um todo. Neste processo de tantas mudanças, é importante ter uma dieta saudável para garantir que mamãe e bebê estejam recebendo os nutrientes necessários.

o que grávidas podem comer

O que pouca gente sabe é que pelas mudanças que ocorrem no corpo da grávida, mãe e bebê possuem um risco aumentado de intoxicação alimentar. Isto acontece porque o sistema imunológico está mais fraque e é mais complicado combater infecções. E como tudo o que você come pode estar contaminado por bactérias, vírus e parasitas, o melhor é sempre lavar tudo e comer com cuidado, de locais que apenas você sabe a procedência. A seguir, mais cinco dias legais sobre alimentação na gravidez que talvez você não saiba.

1 – Mantenha as taxas de ácido fólico em dia durante a gravidez

dicas dos melhores alimentos

O ácido fólico em quantidades idades no corpo da mamãe é uma forma mais prática e segura de ajudar seu filho a se tornar um bebê saudável. Durante o primeiro mês de gravidez, o ácido fólico pode reduzir em números bem significativos o risco de defeitos do tubo neural e na espinha bífida. Ou seja: você está combatendo por meio de sua dieta uma má formação do bebê.

A maior parte dos médicos quer garantir que a dieta das grávidas seja adequada, por isso receitam um multivitamínico diariamente com 400 microgramas de ácido fólicol. Mas pode-se conseguir as mesmas taxas com alimentos como cereais matinais, os bons e velhos pães, arroz e massas comendo uma variação destes itens todos os dias.

2 – Cuidado com as calorias durante a gravidez

dicas para gestação

Durante os primeiros meses de gravidez tenha cuidado com a alimentação, pois o aumento de peso não é constantemente notado. Algumas mulheres chegam até a perder peso durante o primeiro trimestre da gravidez por causa de mal-estar que as impede de comer e beber normalmente. Aquele famoso enjoo matinal, por exemplo, é um dos mais terríveis para quem está na busca do corpo ideal.

Mas depois de 13 semanas, o enjoo vai embora e começa a fome constante e o aumento de peso pode ser dos maiores.

Uma mãe engordando até dois quilos por mês é saudável para mulher e bebê, mais que isso pode aumentar diversas taxas e colocar em risco a vida do bebê. Melhor não arriscar.

3 – Não se esqueça de café da manhã

dicas de alimentação

Para qualquer pessoa é a refeição mais importante do dia, e não muda com a chegada da maternidade a grávida deve comer tudo o que ela possa e for saudável, tentando superar os enjoos matinais. Cereais acrescentaram nutrientes, como o cálcio, na sua dieta. Para quem tem enjoos matinais, tente torradas de trigo integral.

Coma também alimentos com fibras para começar dia.

Escolha uma variedade de legumes e frutas, como cenoura, verduras cozidas, banana e melão. Experimente o arroz integral ou de aveia. Tudo isso ajuda na digestão e manter seu intestino regulado, bem como ajudam na nutrição do bebê.

4 – Grávida pode comer sushi!

comida japonesa

Alimentos como leite cru, queijos não pasteurizados sushi, e frios são parte de uma lista para se ter mais cuidado, e não proibição. Todos eles representam um risco elevado de doenças de origem alimentar. Para a grávida, a intoxicação alimentar é mais comum e no dia a dia não é divertido para ninguém. Por conta da mudança no sistema imunológico, circulação e metabolismo, as grávidas tem mais chances de ter tais doenças. Embora o risco de contrair uma doença alimentar com sushi seja grande, não há nada de errado em comer com cautela.

5 – Carnes são seguras para mulheres grávidas

o que elas podem comer

É prudente evitar carnes mal passadas, cachorros-quentes, bacon e presunto durante a gravidez ou escolher aqueles que são feitos sem adição de nitritos. Carnes bem nutridas e bem passadas não tem problema e são importantes para a nutrição.

sugestões de alimentos para grávidas

O que você achou das dicas de alimentação na gestação? Comente!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest