5 Indicações de Livros Infantis

A literatura é um os maiores instrumentos de desenvolvimento da civilização. A pessoa que lê é mais apta a entender e colaborar com o mundo onde vive. E um dos ramos mais importantes da literatura é a infantil, na qual, de uma maneira aparentemente simples, se diz verdades e conceitos profundos, além de criar narrativas engenhosas e imaginativas.

Além dos consagrados Irmãos Grimm, Andersen e Perault, existem diversos autores contemporâneos a manter e criar livros, personagens e situações, incendiando a imaginação dos jovens leitores.

Vamos acompanhar cinco grandes momentos da literatura infantil, capaz de educar os pequenos, iluminar os crescidos e divertir a todos.

escritora de livros infantis
Ana Maria Machado

1. Menina Bonita do Laço de Fita, escrito por Ana Maria Machado. A história de um coelhinho que se encanta com uma menina bem pretinha e queria ser daquela tez e passa por alguns apuros buscando mudar a cor de seus pelos brancos. Além de ter uma enorme poesia, este livro mostra para a criança a diversidade das belezas e ajuda as de descendência africana a enfrentar os preconceitos e elevar a autoestima.

livros para crianças
O Meu Amigo Pintor

2. O Meu Amigo Pintor. A obra de Lygia Bojunga narra a amizade entre um menino sonhador, Cláudio e seu Amigo Pintor, um artista solitário e um tanto atormentado, que o ensina como ver o mundo com criatividade e beleza, atribuindo emoções às cores. Assim, interagindo com amigos, o Síndico e sua filha, além de seus pais, Cláudio vai amadurecendo, utilizando as cores para compreender a vida e a morte.

escritor Ziraldo
Ziraldo

3. O Menino Quadradinho. O Ziraldo, que se consagrou com o público infantil ao publicar O Menino Maluquinho, em 1989, registra um momento de beleza no Menino Quadradinho. O protagonista inicia a obra interagindo com histórias em quadrinhos, com a participação de vários ícones desta mídia, como o Pererê, o Fantasma, Mônica e outros. Entre os quadrinhos, ele fica a vontade, com as cores, as onomatopeias e demais nuances. Todavia um dia, sua vida muda e ele vê-se em um mundo de letras, pontos, acentos e frases. Situação esta que no início assusta, mas depois abre as portas para um novo mundo.

dicas de literatura infantil
Álvaro Cardoso Gomes

4. A Hora do Amor, de Álvaro Cardoso Gomes. Conta a história de Beto, um adolescente que cresce em Americana –SP durante os anos 60. Ao conhecer Lúcia Helena, seu primeiro amor, passa por vários apuros, inclusive a disputa com um concorrente, além dos problemas típicos da idade. O livro tem aquele clima dos anos dourados, os bailes, as músicas e livros, que trazem um humor e poesia típicos.

fotos, dicas, imagens
Monteiro Lobato

5. O Saci, de Monteiro Lobato. Aqui nestas recomendações, poderiam estar todas as histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, mas em o Saci, Lobato atinge uma síntese do folclore mais profundo do Brasil com a visão de Pedrinho, menino urbano, que é iniciado, levando o leitor junto, primeiro pelos conselhos do Tio Barnabé e depois pelo Saci, nas histórias das matas, suas lendas e mistérios.

Estas obras são exemplos da vitalidade da literatura infantil nacional, sua capacidade de trazer as crianças às delícias e encantos da palavra escrita. Também são muito belos para serem revistos por adultos, não apenas os saudosistas, mas aqueles que não querem deixar morrer uma visão mais bonita e pura do mundo.

Qual livro de literatura infantil você recomenda para os nossos leitores? Comente abaixo!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest