5 Fatos sobre Anemia

A anemia é um problema sanguíneo caracterizado com os números de hemoglobina baixos. Como a hemoglobina é a responsável por deixar o sangue vermelho, muitas pessoas associam um sangue clarinho (vermelho mais fraco) com anemia diretamente. Não é de todo correto, mas pode sim ser um sinal identificador. A anemia pode não ser nada, mas quando grave, pode afetar diversas funções do corpo humano e causar problemas sérios. A seguir, alguns fatos interessantes que poucas pessoas sabem sobre a anemia.

1 – Mesmo comendo muito bem, você pode ter anemia

dicas de anemia

O popular informa que tem anemia apenas quem fome mal, e não é bem assim. O problema sanguíneo é causado por deficiência de ferro no sangue, uma substância importante para a nossa nutrição. Se você não se alimenta de fontes ricas em ferro, pode ter anemia, mas não necessariamente comer mal. Pode comer muitas frutas, legumes e até “comida de panela” e mesmo assim ter anemia, pois não fazem parte de sua dieta alimentos ricos em ferro. O alimento mais rico em ferro é o feijão, mas ele não é o único. A maior parte das leguminosas possui a substância.

E mesmo se alimentando bem, há os casos de anemia especiais, como a anemia na gravidez. Durante a gestação a mulher necessita mais desta substância e faz maior uso, por isso suplementos alimentares ricos em ferro e capsulas vitamínicas são comumente receitadas para grávidas e evitar deficiência nesta e outras substâncias. A grávida pode comer bem e mesmo assim ficar anêmica e é normal, até esperado.

2 – Comer feijão não é a única solução para a anemia

tudo sobre anemia

Com certeza sua mãe e avós vão discordar, mas o meio médico confirma: o feijão não é a única fonte rica de ferro e não é a mais indicada, vale informar. É muito mais útil comer carnes e derivados de animais que necessariamente o próprio feijão. Mas há uma forma de incrementar o seu feijão que muita gente faz: cozinhando-o com pedaços de carnes. Assim você aproveita o melhor dos dois alimentos em sua dieta.

O ferro está em maior quantidade em alimentos de origem animal, mas também está presente nos de origem vegetal, como frutas cítricas, farinhas de trigo e milho, cereais matinais, dentre outros.

3 – A anemia causa cansaço

anemia causa cansaço

A hemoglobina é usada em alguns processos do corpo importantes, por isso é comum sentir cansaço e sonolência constantes se você está com anemia. Este é um dos sintomas básicos do problema e um dos primeiros a ser identificado.

Cuidado: se você está mesmo cansado de uma rotina exaustiva de trabalho, é comum sentir sonolência, bem como um sono profundo depois do almoço e uma vontade incontrolável de dormir. Mas mais que isso é mesmo anormal e precisa de um maior apreço de sua parte.

4 – A anemia pode ser um sinal de doenças graves

dicas de anemia

Uma das causas mais comuns da anemia em adultos ou crianças é a produção baixa de hemácias pela medula óssea. E isso pode acontecer por diversos fatores, incluindo o câncer. Logo, não dá para ignorar um problema como esse em seu corpo se ele existe, pois ele pode ser um sinal de que algo mais grave está acontecendo.

Estar anêmico apenas é comum e a maior parte das pessoas passa por isso ao longo da vida, tanto crianças como adultos. Pessoas que se alimentam comumente de fast food são as mais propensas a ter anemia, e por isso acabam resolvendo o problema apenas com uma dieta bacana. Mas quando ela é insistente, é comum aos médicos pedir mais exames em busca de doenças mais graves.

5 – Pálpebra clarinha é mesmo sinal de anemia

Este exame simples e comum é eficiente ao longo de décadas e ainda é usado como sinal clássico de anemia. Se parte da pele interna do olho está clarinha, possivelmente há uma deficiência de hemácias e por isso a anemia deve estar instalada.

Há diversos graus de anemia e o sinal mais comum é o cansaço constante. O anêmico em grau fraco fica cansado, mas nada que atrapalhe sua vida. Quando a doença vai ficando mais grave, começam os demais sintomas, como dores de cabeça, cansaço constante e sonolência. Quanto mais sono a pessoa sente, mais grave está a sua anemia. Os demais sintomas é que indicam que a doença não é apenas anemia. Nos casos simples, uma mudança na dieta ou ingestão de suplementos são mais que o suficiente para resolver o problema.

O que você achou das dicas sobre anemia? Comente abaixo!

Um Comentário

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *