5 Dicas para Controlar o Cartão de Crédito

O cartão de crédito pode e deve ser uma facilidade para o consumidor. Todavia, muitas vezes ele se torna uma fonte de dores de cabeça e dívidas crescentes se for mal utilizado. Um erro comum é confundir crédito com dinheiro disponível. O crédito é a promessa de pagamento futuro e o utilizar é emprestar, dispor de quantia que não se tem realmente. O custo deste empréstimo são as taxas administrativas, anuidades e os temidos juros. Segundo a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças), os juros do cartão estão hoje em 10,7% ao mês, acima até da taxa média do cheque especial (7,5% ao mês). Com esta taxa, a cada seis meses, a dívida do rotativo do cartão de crédito dobra.

Estes apenas são alguns princípios básicos. Vamos acompanhar dicas que podem reconquistar o prazer de usar o crédito, seu bom nome na praça e até o ajudar a conquistar sólidos objetivos financeiros.

dicas de economia

1. Planejamento financeiro. O primeiro passo para bem utilizar seu cartão de crédito é ter suas contas bem planejadas. Faça uma planilha de controle mensal de todos os gastos com o cartão. Assim você saberá quanto está gastando e onde. Some os comprovantes de pagamento, assim como os valores parcelados. Guarde comprovantes e examine atentamente o extrato mensal para saber, por exemplo, como pode economizar no próximo mês.

fotos de cartão de crédito

2. Juros. Lidar com crédito significa juro. E eles merecem toda a atenção. Se fizer compras parceladas com juros, confirme a taxa mensal que será cobrada e o custo total da operação, antes de assinar o comprovante. Cuidado com as compras parceladas no cartão: muitas lojas embutem juros nas parcelas sem avisar ao consumidor. Verifique se o lojista está assumindo os juros da operação.

cartão de crédito

3. Evitando armadilhas. Antes de usar o Limite do Cartão de Credito tenha o mesmo valor em conta. Consulte o saldo de seu cartão ao menos a cada dez dias, para não levar sustos no dia do recebimento da fatura. As taxas de anuidades dos cartões variam de uma administradora para outra. Se estiver insatisfeito, negocie os valores.

dicas de economia

4. Compras parceladas. Estas devem ser feitas apenas se há dinheiro para quitar as parcelas mensalmente. Evite o acúmulo de parcelamentos. Se agora você não tem a quantia para fazer uma compra específica e faz um parcelamento e repete esse hábito por mais 3 meses, a soma das parcelas serão impossíveis de serem pagas. Observe se o número de parcelas não está encarecendo demais sua compra. Muitas ofertas representam juros mais altos e um tempo muito longo comprometendo seu orçamento.

como poupar

5. No prazo. Prefira prazos curtos, mesmo que tenha que cortar outros gastos. Assim, você gerencia seu orçamento e não corre o risco de um descontrole. Reserve um valor de seu orçamento doméstico para pagar o cartão e sempre preveja a quitação total.Lembre-se, como as taxas de juros brasileiras estão entre as maiores do mundo, a inadimplência pode ser muito pesada para qualquer bolso.

Aprenda a gastar menos com cartão de crédito!

Seguindo estes cuidados, você pode planejar sua vida financeira, consumir com responsabilidade e ainda fazer seu dinheiro render mais. Boas compras!

Veja mais dicas de economia!

O que você achou das dicas para economizar no cartão de crédito? Comente!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *