5 Dicas de Enxoval para Bebê

Preparar o enxoval para bebê é uma das tarefas mais prazerosas que envolvem a futura mamão. É uma das atividades mais gostosas. Quem não curte dobrar roupinhas de seu futuro bebê e imaginar mãos e braços tão pequenos entrando em peças tão lindas. Mas na hora da compra e organização, sempre é importante ir com calma e não sair comprando de tudo. Separados algumas dicas de enxoval para bebê de para mamães tanto de primeira viagem como para aquelas que já conhecem a correria de tentar ter um enxoval de bebê perfeito.

1-Dica para Enxoval: Nem cedo demais e nem tarde demais

dicas de enxoval de bebê

Fez o teste de gravidez e deu positivo e já sai comprando tudo que for do enxoval, correto? Não! Esperar os 9 meses de gravidez para começar a compra também não. A mãe nem deve ser adiantada demais e ir comprando tudo no primeiro trimestre e nem esperar estar cansada demais no terceiro trimestre para ir às compras.

O período ideal para começar vagando nas lojas é entre o sexto e sétimo mês. Dá tempo para pensar na decoração, no espaço bem organizado, nas cores e observar o que falta e for essencial para poder ir comprar. Não precisa ser algo de uma saída às compras. Há um tempo de dois meses com conforto para comprar tudo.

2 – Dica para Enxoval: Cuidado com a empolgação

fotos de enxoval de bebê

Esta é a dica mais complicada de seguir. É comum futuras mães gastarem mais de R$ 10 mil em compras e levando de tudo que acharam lindo na loja. Não precisa disso. O mais comum é metade das coisas ficarem com a etiqueta e embalagem porque não terão uso. Há ainda bebês que nascem grandes e as roupas já começam pequenas.

O maior problema da empolgação nas compras é abarrotar o quarto e closet, e ai falta espaço para os itens essenciais. Pense bem se tudo o que está sendo levado será usado e se é essencial. O bebê não vai usar seu quarto por ao menos um ano, mas os pais vão, e a tarefa de busca e uso dos itens precisa ser prática e não apenas lindas.

3 – Dica para Enxoval: Pense no conforto e segurança sempre

como fazer enxoval de bebê

Você levará para casa um bebê e não um boneco de porcelana, por isso coloque o conforto em primeiro lugar antes de qualquer visual. O berço pode ser lindo, mas não é confortável e nem seguro em longo uso, descarte. Prateleiras lindas mas que podem cair devem ser dispensadas.

Pense sempre na qualidade da roupa que está levando, se não é quente demais ou fria demais, de acordo com o clima. O bebe deve se sentir confortável e protegido, e não um boneco lindo e elegante. Se o item não for de marca boa e não tiver o selo do Imetro, melhor descartar como brinquedo. E cuidado com os presentes ganhos no nascimento. Não é de mau tom descartar o que não é seguro. A criança pode brincar quando for mais consciente ou você pode doar.

4 – Dica para Enxoval: Em alguns itens, não dá para cortar gastos

dicas de enxoval de bebê

Em muitos itens do enxoval dá sim para cortar gastos, como no berço, em trocador de frauda, kits de lençóis e travesseiros. A concorrência é tão alta em algumas cidades que a loja do lado pode vender o mesmo item por menos 20% do valor e com bons descontos a vista.

Em outros, não dá para comprar o mais barato porque disso depende a qualidade de vida da criança. Compre boas fraudas, lenços umedecidos, boas pomadas para assaduras e roupinhas e mantas de qualidade. Se os tecidos forem grossos demais, vão atrapalhar a qualidade do sono do bebê e podem causar dermatites. Economize na decoração e não nos itens de uso direto no bebê, com seu contato direto.

5 – Dica para Enxoval: Mantenha o espaço organizado

enxoval de bebê

Organização é essencial e você tem tempo antes do parto para arrumar tudo. Lave toda as roupas e dobre por categorias, sempre de fácil acesso. O mais bacana é manter tudo na altura da mãe, para que ela ou seus ajudantes não façam esforço e seja fácil de buscar.

Todos os itens que vão em contato com o bebê devem ser devidamente lavados e separadamente de roupas de adultos. O ideal é lavar a mão e com água quente todas as peças, em especial brinquedos que vão em contato com o bebê. Com água quente devem ser lavadas chupeta e mamadeiras quando forem usadas.

O que você achou das dicas para enxoval de bebê? Comente!

Um Comentário

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *