5 Curiosidades sobre o Futebol

O Brasil é o país do futebol, isto ninguém contesta. Contudo o esporte mais praticado no mundo tem um mundo de curiosidades que podem passar despercebidas mesmo do mais fanático geraldino.

foto do jogo

Curiosidade 1: A maior goleada já registrada em uma partida oficial no Brasil foi o absolutamente impressionante chocolate aplicado pelo Botafogo sobre o Mangueira pelo Campeonato Carioca de 1909. Nada menos do que 24 X 0! Foi bem melhor para a Mangueira se dedicar à escola de samba e deixar o futebol para o clube da estrela solitária.

fotos do futebol curiosidades do esporte

Curiosidade 2: A expressão “gol de placa” surgiu em 1961, após a vitória de três tentos a um do Santos sobre o Fluminense pelo torneio Roberto Gomes Pedrosa. Nesta partida, Pelé realizou um belíssimo gol, driblando seis adversários antes de mandar a bola para o fundo das redes. O então cronista esportivo Joelmir Betting, encantado com a façanha do Rei do Futebol, sugeriu ao jornal onde trabalhava que se pusesse uma placa de bronze para registrar o momento. A expressão caiu no gosto do povo e até hoje a placa celebrando este gol está no Maracanã, palco da partida.

time foto antiga

Curiosidade 3: Muito se tem falado do baixo público presente nos estádios atualmente, mas o recorde negativo de público no Brasil, pertence ao jogo disputado pelo Rio Negro contra o Progresso pelo Campeonato Estadual de Roraima de 1996. A partida contou com apenas um espectador pagante como testemunha do prélio, o motorista Abraão Pereira de Souza, o que rendeu R$ 5,00 na bilheteria, outro recorde negativo.

clube de futebol

Curiosidade 4: O Campeão das Fusões. Se a união faz a força, nenhum time deveria ser mais temido que o Paraná Clube, atualmente na Série B do Campeonato Brasileiro. A história começa em 1914, quando o Tigre e o Leão se uniram formando o Britânia. No ano seguinte surge o Savóia que se Une ao Água Verde, e o Palestra Itália. Com o advento da Segunda Guerra Mundial, o Palestra muda de nome para Comercial e posteriormente Palmeiras, enquanto, o Savóia, passa a chamar-se Brasil. Com o fim do conflito mundial, o Palmeiras volta a ser Palestra Itália e o Brasil retorna o nome Água Verde. Em 1971, Palestra, Britânia e Ferroviário se unem no Colorado e o Água Verde muda de nome, chamando-se então Pinheiros. Em 1989, Colorado e Pinheiros se juntam como o atual Paraná Clube, sem dúvida o rei da confusão.

dicas de curiosidades história do esporte brasileiro curiosidades do futebol as maiores curiosidades fatos que você não sabia lista de cinco curiosidades

Curiosidade 5: Todos sabem que as regras do futebol foram estabelecidas na Inglaterra em 1863, mas desde tempos antigos, vários esportes similares fazem a alegria do povo. Por volta do ano 2200 a.C. na China já se disputava o tsu-chu, como um treino militar no qual se controlava com os pés uma bola de couro. Na Grécia antiga, equipes de doze à quatorze atletas se enfrentavam no episkuros, utilizando uma bola de bexiga animal. Enfim, no século dezesseis, na Inglaterra apareceu o hurling over country. Neste jogo, disputado entre duas cidades, vencia quem conseguisse levar a bola à praça da cidade adversária, o qual com alterações nos séculos seguintes, feitas principalmente por escolas e clubes britânicos, deu origem ao nosso futebol.

Uma breve história do esporte:

O que você achou das curiosidades sobre o futebol? Comente abaixo!

5 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *