5 Curiosidades sobre a Banda Beatles

Na História, muitas bandas mudaram a música, mas uma mudou o mundo. Os Beatles, nos anos 60, revolucionaram não apenas as artes trazendo novas formas de fazer rock, o misturando com música indiana, erudita, country, folk e etc, mas também os costumes, o marketing cultural, estabelecendo o padrão do que são as bandas pop mais de quarenta anos após sua dissolução. Confira 5 curiosidades sobre os Beatles!

Entre 1962 e 1970, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr gravaram alguns dos mais emblemáticos discos da história da música. Começando pelos discos de rock básico da primeira fase (1962 – 1965), passando pela fase psicodélica (1965- 1968), quando criaram grandes inovações no modo da gravação de canções, atingindo o ápice em Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. A partir de 1968, começou a lenta dissolução do grupo, realizando o variado e intenso White Album, o confuso, mas com excelentes momentos Let it Be e a obra-prima final Abbey Road.

curiosidades da banda informações curiosas coisas que você não sabia sobre the beatles a banda pop da galera o sucesso da década de 60 curiosidades sobre os beatles curiosidades da banda curiosidades

Os Fab Four viveram uma das mais fascinantes histórias do século XX, com episódios e curiosidades incríveis.

Vamos acompanhar alguns deles.

  1. O primeiro instrumento que John Lennon tocou foi uma gaita de boca que ganhou aos sete anos de um estudante de medicina que alugava um quarto na casa da tia de Lennon. Na adolescência ele aprendeu uns acordes de banjo com sua mãe, Júlia e depois convenceu sua tia a lhe dar seu primeiro violão. Já Paul McCartney ganhou um trompete de seu pai, jazzista amador, na infância, mas convenceu a trocar por um violão, pois Paul queria cantar.
  2. Uma das grandes “musas inspiradoras” de Lennon e McCartney ao compor as canções do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, foram as manchetes e artigos dos jornais. Algumas canções inspiradas na imprensa: A Day in the life e She’s leaving home. Já Being fot the Benefit of Mr. Kite foi inspirada no cartaz de um circo vitoriano comprado por John.
  3. George Harrison, além de excelente guitarrista e compositor, tinha os mais diversos interesses e talentos. Adorava corridas de Fórmula 1, tornando–se amigo pessoal do piloto brasileiro Emerson Fittipaldi. Também investiu muito em cinema, produzindo os filmes A Vida de Brian e Shangai Surprise e por fim, dedicou-se à jardinagem, dizendo que plantou mais de dez mil árvores durante a vida.
  4. Embora seja considerado o músico menos técnico dos Beatles, Ringo Starr é muito admirado por suas inovações na bateria por especialistas. O músico foi quem popularizou a maneira de tocar bateria segurando ambas as baquetas como se fossem martelos, estilo hoje chamado de matched grip. Esta técnica facilita a agilidade dos movimentos e também a dosagem de força e agressividade de acordo com o ritmo e pegada de cada música. Vários exemplos de grandes performances de Ringo aparecem nas músicas Rain, A Day in the Life e Helter Skelter.
  5. A última vez que Lennon e McCartney tocaram juntos foi em 1974. John produzia o disco Pussy Cats de Harry Nilsson e foram visitados nos estúdios Burbank, em Los Angeles, por Paul, Linda McCartney. Juntamente com Stevie Wonder, Harry Nilsson, Jim Keltner e outros, fizeram uma série de jam sessions que foram lançadas como o bootleg A Toot and a Snore in ‘ 74.

Durante muitos anos se especulou sobre um retorno do quarteto, o sonho acabou definitivamente em 1981, com o assassinato de John Lennon, embora este descartasse trabalhar novamente com os companheiros alegando que “os Beatles pertenciam ao passado.” Respeitosamente discordamos John, pois os Beatles, cada vez mais, apontam para o futuro.

Qual curiosidade sobre a banda beatles você gostou mais? Comente!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *