5 Alimentos Termogênicos

Emagreça rápido com cinco alimentos termogênicos

Quer emagrecer e não tem paciência para esperar por resultados? A notícia ruim é que não existe fórmula mágica: você vai ter que fazer dieta e praticar exercícios físicos e isso, sim, demora algum tempo para fazer efeito. A notícia boa é que existem atalhos para você emagrecer mais rápido!

alimentos termogênicos

Um desses atalhos é o consumo de alimentos termogênicos: são produtos acessíveis, que você encontra no supermercado e que aceleram o metabolismo. Desta forma, contribuem para potencializar o processo de emagrecimento.

para suas receitas

Existe uma enorme lista de alimentos termogênicos. Os mais indicados são canela, gengibre, pimenta vermelha, café e chá verde. Também podem ser usados o chá de hibisco, líquidos gelados (pode ser até água gelada!) e alimentos com Ômega 3 (encontrado em peixes, mostarda, laranja, e brócolis, por exemplo).

dicas de alimentos termogênicos

Confira lista com cinco alimentos termogênicos:

  • Canela
  • Gengibre
  • Pimenta vermelha
  • Café
  • Chá verde

Por que eles ajudam?

Os alimentos termogênicos são amplamente utilizados por quem quer emagrecer fundamentalmente porque aceleram o metabolismo. Eles possuem substâncias que aumentam a temperatura do organismo e o gasto de energia. Isso significa que o corpo queima mais calorias enquanto digere esses alimentos!

fotos, dicas e imagens

Estudos também associam os termogênicos à queima de gordura corporal e redução de apetite. Para se conquistar o efeito desejado, que é o emagrecimento rápido, o consumo desses alimentos deve ser diário.

alimentos termogênicos

Benefícios dos termogênicos

  • Aceleram o metabolismo
  • Aumentam a queima calórica
  • Potencializam o emagrecimento
  • Estimulam a digestão
  • Reduzem o apetite

Conheça os termogênicos:

alimentos termogênicos
Canela

Canela: é uma especiaria que pode ser consumida em forma de pó ou chá (canela em pau). Pode ser adicionada a frutas, sucos ou iogurtes, por exemplo. Além de acelerar o metabolismo, tem diversas propriedades benéficas. Ajuda a prevenir e a controlar o diabetes e controla o colesterol.

ingredientes para emagrecer
Gengibre

Gengibre: é uma raiz que, além de acelerar o metabolismo, tem ação anti-inflamatória e antioxidante, que protegem o organismo. É utilizado para combater dores, como cólica menstrual, e infecções respiratórias, por exemplo. Pode ser consumido em forma de chás, em sucos e no preparo de pratos doces e salgados!

dicas de culinária
Pimenta Vermelha

Pimenta vermelha: as sensações de calor e suor que temos muitas vezes ao consumir a pimenta talvez sejam as mais claras manifestações do poder termogênico de um alimento. A pimenta vermelha pode acelerar em 20% o metabolismo. Pode ser consumida em saladas, carnes ou sopas. Também ajuda na digestão. Contudo, é contra-indicada para quem tem gastrite ou hemorroidas.

beba quente
Café

Café: além de reduzir o cansaço e aumentar a atenção, o café tem o poder de acelerar o metabolismo, auxiliando no emagrecimento. A quantidade ideal é de até três xícaras por dia. Café em excesso pode trazer ansiedade, dificuldades para dormir e causar problemas no estômago.

Beba Chá Verde
Chá Verde

Chá verde: possui cafeína, que acelera a queima de calorias, mas também tem substâncias antioxidantes. O chá verde tem eficiência comprovada na aceleração do emagrecimento. Diversos estudos já avaliaram as propriedades emagrecedoras do chá, que ajuda também no combate à retenção de líquidos. Pode ser consumido quente e gelado. Assim como o café, deve ser ingerido com parcimônia: o ideal são até três xícaras diárias.

Termogênicos em cápsulas

Se você não gosta dos alimentos termogênicos listados ou acha que vai ter dificuldade de inseri-los no seu cotidiano, há uma outra opção para você. Existem no mercado farmacêutico uma série de cápsulas produzidas a partir de substâncias termogênicas, como a cafeína e o guaraná.

O consumo indicado geralmente é de duas cápsulas por dia. São exemplos desses produtos as cápsulas de óleo de coco ou de linhaça. Confira na farmácia o rótulo desses produtos. Podem ser uma boa alternativa!

Alerta de especialistas

Especialistas em nutrição destacam que o consumo dos termogênicos deve ser associado a uma alimentação balanceada e à prática de exercícios físicos. As atividades aeróbicas são as mais indicadas, como dança, natação, caminhada ou corrida.

tome café

Os alimentos termogênicos de fato aceleram o emagrecimento, mas não resolvem sozinhos o problema do sobrepeso!

Contraindicações

Embora sejam produtos naturais, os alimentos termogênicos têm algumas contraindicações. Como aceleram o metabolismo, aumentam a pressão. Portanto, pessoas com hipertensão e cardíacos devem consultar o seu médico antes de consumi-los.

alimentos termogênicos

Mesmo quem não se enquadra nessas situações deve ficar atento. Ingerir alimentos termogênicos mais de três vezes por dia pode causar efeitos colaterais, como insônia, ansiedade, dor de cabeça, dor de barriga e diarréia.

alimentos termogênicos

Efeitos colaterais dos termogênicos ingeridos em excesso:

  1. Insônia
  2. Ansiedade
  3. Dor de cabeça
  4. Dor de barriga
  5. Diarreia

Dúvidas? Comente abaixo!

Um Comentário

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest