Sintomas do Colesterol Alto


Colesterol é um tipo de gordura produzida pelo nosso organismo e que está presente em alimentos de origem animal. O excesso desse tipo de gordura no nosso sangue pode trazer grandes prejuízos a nossa saúde aumentando o risco de desenvolver alguma doença cardiovascular.

 

Quem sofre de colesterol alto precisa ter uma dieta orientada por um profissional e abrir mão de alguns alimentos para não por sua saúde em risco. Ele não apresenta sintomas mas existem fatores que podem contribuir para o aumento do risco de obter a doença se tem ou desconfia que tem colesterol alto fique atento a alguns fatores que podem facilitar o aumento do colesterol:

1 – Tendência genética – Essa genética é um fardo que muitas gerações precisam carregar, algumas pessoas que sofrem de colesterol alto geralmente vêm de família, uma doença que passa de geração para geração, mas com os cuidados certos e uma boa alimentação saudável é possível driblar ou aliviar a doença.

2 – Obesidade – A maioria da pessoas obesas tem o colesterol alto devido a grande ingestão de muitas gorduras entre elas a tão famosa e assombrosa gordura trans, a gordura trans é um tipo de gordura que facilita o aumento do colesterol sempre que ingerida, está presente principalmente em alimentos de origem animal e para quem sofre com o colesterol o aumento em excesso desse tipo de gordura pode acarretar uma doença cardíaca.

3 – Sedentarismo – O sedentarismo é um dos maiores fatores que causam doenças cardiovasculares o que acarenta inclusive devido o aumento do colesterol. Pessoas que não se movimentam muito, com atividades físicas reduzidas, aumentam em um numero enorme a sua tendência a ter colesterol alto então se você já é geneticamente propenso a sofrer com essa doença é bom começar a se movimentar e correr um pouco.

4 – Antibióticos – algumas medicações incluindo contraceptivos orais, estrogênio, antidepressivo e alguns diuréticos podem causar o aumento do colesterol, não só o aumento do colesterol como também riscos de um AVC, claro que não é com todos vai de cada organismo, uma minoria bem pequena.

5 – Doenças Cardiovasculares – Ninguém sabe que tem colesterol alto devido ser quase imperceptível, até que surja o primeiro sintoma de doença cardiovascular, são sintomas típicos como: Formigamento dos braços e pernas, inchaço das extremidades, tontura, perda de equilíbrio, dores no peito, dor de cabeça, dentre outros, ou seja quando você percebe que tem alguma doença cardiovascular ela possivelmente pode ter sido causada justamente pelo aumento do seu colesterol então é sempre bom fazer uma revisão anual no médico, só por precaução.

Quais dos sintomas do colesterol alto você já teve? Tem alguma dúvida? Comente!

5 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)