MODELOS DE VESTIDOS PARA FORMATURA


Confira dicas de como escolher o vestido de formatura

O dia da formatura marca o fechamento de um ciclo muito especial na vida de qualquer pessoa, já que após anos de muito estudo o diploma será finalmente concedido, abrindo as portas para a profissão tão desejada. Uma grande dúvida na hora de comemorar a nova conquista é o que vestir na festa de formatura, já que como em todo dia especial, o desejo é estar impecável.

Veja dicas de moda

Os vestidos são uma unanimidade na hora de escolher o traje para a sua formatura, já que além de ser feminino, torna o visual arrumado sem precisar de muito esforço bastando atentar-se ao tipo de tecido, comprimento e corte.

Seguindo algumas dicas, será fácil escolher o vestido ideal para a sua formatura.

TIPO DE VESTIDO

Ao escolher o vestido de formatura, a formanda deve optar pelo traje black tie, ou seja, de gala, portanto o grande acerto é o vestido longo. Os modelos são muitos e o ideal é optar por tecidos como seda, chiffon, tule, organza e renda.

Um detalhe importante que deve ser observado é o comprimento do vestido, já que você irá usá-lo a noite toda e especialmente para dançar. Nesse caso, se quiser maior conforto a barra não deve ficar arrastando no chão, a não ser que seja um vestido no modelo mullet, que possui uma leve cauda.

Procure optar por vestidos de uma cor só e de preferência em nuances fortes. Opte por vestidos com detalhes como brilho, aplicações de pedraria no busto, entre outros. No caso de estampa, escolha as mais discretas e de preferência na mesma nuance do vestido.

ATENÇÃO AO SEU BIOTIPO

O mais importante ao escolher o seu vestido de formatura é dar atenção ao seu tipo de corpo. Algo que fica ótimo em uma celebridade pode não ser o ideal para você. Não se aperte em um vestido tentando caber na peça, pois o vestido deve vestir você e não o contrário.

Para as formandas plus size o ideal são os vestidos fluidos e com caimento, alongando a silhueta. Invista nos modelos acinturados e dê uma atenção extra às alças para que o vestido tenha uma maior sustentação no caso de seios fartos. Evite os modelos com babados e com muito volume.

Já as formandas mais baixas podem optar por detalhes que criem uma linha vertical, que alongam a silhueta e dando atenção especial ao comprimento do vestido, que deve deixar o peito do pé à mostra. O decote em V também é ideal para criar uma linha longilínea.

Leia também:

CONFORTO

Na hora de escolher o seu vestido, escolha a numeração correta. Não cometa o erro de escolher uma numeração menor achando que vai parecer mais magra no dia da festa, pois isso irá apenas causar desconforto e, em alguns casos, problemas de circulação. Escolha o vestido que te deixe mais confortável, atentando-se para detalhes que possam machucar ou apertar.

CLIMA

As formaturas no Brasil costumam acontecer no verão e por isso, você deve atentar-se ao clima da sua cidade para não passar nenhum sufoco. Evite os vestidos pesados e com tecidos grossos e opte pelos mais fluidos e leves, que deixarão você mais fresca. Aproveite para investir em decotes e alças. Fendas também são bem vindas, contanto que sejam discretas.

Caso sua formatura seja marcada para outra época do ano, sempre fique atenta ao clima para escolher o vestido ideal para a ocasião.

ALUGAR, COMPRAR OU MANDAR FAZER?

Uma questão muito importante é o orçamento para o vestido de formatura, já que não é uma peça barata. Você pode optar por alugar, comprar ou mandar fazer o seu vestido.

Caso você deseje alugar o vestido de formatura, tenha em mente que será preciso visitar algumas lojas de aluguel de roupas até encontrar o modelo ideal e na sua numeração. Em alguns casos, o preço de um aluguel de vestido sai pelo mesmo preço de um novo.

Ao optar por comprar o seu vestido, você terá milhares de opções disponíveis e poderá fazer alterações no tamanho em casos de ajustes, muitas vezes oferecidas de graça pela própria loja. A desvantagem de comprar o seu vestido é que por ser uma peça de gala, você provavelmente não irá usá-lo tantas vezes e acabará guardando-o no armário. Além disso, você poderá esbarrar com outra formanda com o mesmo modelo que o seu. Para evitar esse tipo de imprevisto, confira se a loja possui uma lista de compradores.

A opção mais barata é procurar uma costureira e encomendar o seu próprio vestido de formatura. Você poderá levar a foto de um vestido que amou em alguma famosa e terá a certeza que ele ficará perfeito em você, já que será uma peça exclusiva para o seu corpo. Uma dica é procurar lojas de vestidos de formatura para experimentar e ver do que você gosta e aí sim levar para a costureira. Peça referências dos trabalhos dela e informe-se se ela possui experiência fazendo vestidos.

Escolha o vestido de formatura ideal e comemore a sua conquista nesse dia tão especial.

O que você achou dos modelos de vestidos curtos e longos para formaturas? Comente!

One Comment

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)