Fatos sobre Frutas Cítricas


Os nutricionistas e médicos apelidaram de frutas cítricas aqueles alimentos naturais que contém uma grande quantidade de ácido cítrico, Vitamina C, potássio, Vitamina A. Se tem esse grupo de nutrientes, faz parte do grupo dos cítricos. E todas essas substâncias são importantes para o nosso corpo, mesmo que a maior parte das pessoas não saiba disso.

E que frutas fazem parte deste grupo? Algumas já conhecidas pelo sabor amargo e levemente azedo como laranja, limão, tangerina, acerola, ameixa, amora, caju, morango, tamarindo e afins. Todas são excelentes para a saúde e a recomendação é ingerir a versão natural, ou seja, sem conservantes e sucos feitos da própria fruta. Até mesmo o chá usando as cascas pode trazer benefícios à saúde. A seguir, cinco fatos interessantes sobre frutas cítricas que talvez você não conheça.

1 – Frutas cítricas podem ajudar na beleza de sua pele

Frutas como o limão, a conhecida e adorável para sucos laranja, e ainda o caju e a acerola fazem parte o grupo de frutas cítricas mais consumidas na dieta brasileira e tem como vantagem serem repletas de vitamina C. Esta vitamina, por sua vez, é um excelente antioxidante para a pele, ajudando a eliminar os radicais livres e com isso retardando o envelhecimento da pele. Logo, apenas por tomar estes sucos ou comer as frutas listadas acima você deve ter uma pele mais limpa e mais nova, com menos rugas e sinais de idade.

2 – Ajudam a dar firmeza à pele

As frutas deste tipo contém componentes importantes para a produção do colágeno na pele, que regride um pouco em sua produção com o tempo. Se você tem mais de 30 anos, pode conseguir um retardamento a mais nas rugas e flacidez da pele. O corpo começa a reduzir a produção de colágeno com o tempo, e componentes de alimentos e cremes para a pele com base em alimentos cítricos podem ajudar a retardar o problema. Não é uma solução mágica, mas pode sim funcionar em níveis básicos.

3. Hidratação da Pele com Frutas Cítricas

E como colágeno também ajuda na consistência da pele, há quem prefira os cremes utópicos ou receitas caseiras com as frutas para uma hidratação de pele. Também valem, mas é mais indicado ingerir a fruta mesmo e terá efeitos melhores.

4- Frutas Cítricas Ajudam a proteger o sistema imunológico

Todas as frutas do grupo das cítricas são ricas são excelentes fontes de vitamina C, responsáveis por aumentar a defesa do corpo, ou seja, seu sistema imunológico. Não é a toa que sempre que você está gripado dão o conselho de tomar vitamina C, não é mesmo? É justamente para isso. E a melhor fonte de vitamina C sempre será uma fonte natural e todas as frutas deste grupo estão na lista das bem indicadas.

Não existe super dosagem de sucos e frutas.

Mas estômagos sensíveis e pessoas com gastrite devem tomar cuidado com o consumo para não desenvolverem ou agravarem problemas estomacais. O nível de acidez de tais frutas é elevado, então melhor ter cuidado no momento de consumo da fruta e sempre fazer em quantidades pequenas.

5 – Você precisa apenas de um caju por dia

Se o problema do seu corpo é falta de vitamina C, tudo o que você precisa é comer um caju por dia, fresco mesmo. Isso porque ele supera a quantidade de vitamina C que qualquer outra fruta, com 220 mg de vitamina. Você não precisa de mais do que isso para combater diversas doenças e evitar o comum resfriado.

Comer o doce da fruta não é a mesma coisa.

Ele já passou pela fervura em temperatura alta, que remove tanto as bacterias e fungos que possam viver na fruta, mas também seus nutrientes. O consumo cru é o mais indicado, sempre com cuidado e lavando bem o alimento em água limpa.

O que você achou das frutas cítricas? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)