Fatos sobre Carboidratos Complexos


Os Carboidratos complexos ganharam má reputação na dieta recentemente porque dizem que engorda. Algumas dietas tem recomendado baixar a quantidade ingerida, mas isso é um erro. Mas você sabe bem o que são eles? Carboidratos complexos são os hidratos de carbono compostos de três ou mais moléculas de açúcar ligadas umas às outras.

Na nossa dieta básica, são encontrados vegetais, grãos, nozes, uma boa diversidade de frutas e muitas sementes.

São diferentes dos carboidratos simples como o açúcar, feitos apenas de uma ou duas moléculas de açúcar interligadas. Eles passam muito mais tempo serem quebrados no corpo do que os carboidratos simples, ajudando a manter um nível de açúcar no sangue estável.

Eles devem fazer-se parte de sua dieta tanto como recomendação médica como para a vida mesmo, para manter o corpo com o açúcar equilibrado. A indicação da medicina moderna é que cerca de metade de sua ingestão calórica diária deve ser derivada de carboidratos complexos, sendo mais da metade vinda de grãos integrais. Eles podem ser encontrados nos seguintes alimentos: pão, cereal, arroz, macarrão, milho cenouras, feijão e batatas, bem como vegetais verdes contêm menos amido e fibras, vagens, brócolis e espinafre.

A seguir, cinco informações interessantes sobre tais carboidratos.

1 – frutas e legumes são melhor fonte de nutrientes

Frutas e vegetais são ricos em carboidratos complexos. Eles também contêm naturalmente a glicose. Comendo tais alimentos em sua dieta, você minimiza o consumo de carboidratos simples. Os níveis de carboidratos simples encontrados em frutas e vegetais não são prejudiciais quando comparados com os benefícios nutricionais de tais alimentos. Frutas e verduras contêm vitaminas, minerais, altos níveis de amido e outros carboidratos complexos, e pode também conter gordura e proteína.

Algumas frutas e vegetais ricos em carboidratos complexos são batatas, feijões, cenouras, quiabo, abobrinha, pepino, aspargos, maçãs, morangos, inhame, cebola, tomate e vegetais verdes como espinafre, feijão verde e brócolis.

2 – Pães: prefira os integrais

Pães integrais e massas são ricos de carboidratos complexos. Os normais são feitos com farinha branca refinada e trigo com carboidratos simples. Já os integrais contém altos níveis de carboidratos complexos que ajudam a dar energia e regular o açúcar no sangue. Esses alimentos também são ricos em fibras, o que é bom para a digestão, e ajuda na saciedade do corpo.

3 – Carboidratos complexos ajudam na desintoxicação do organismo

Alguns componentes de alimentos ricos em carboidratos complexos podem se ligar com as células cancerosas para removê-las do seu corpo. Muitos têm níveis mais elevados de fitonutrientes e dezenas de antioxidantes como o licopeno que proteger ativamente seu corpo contra o câncer. Alguns chegam a promover a perda de peso.

4 – Tirar carboidratos complexos da dieta é remover vitaminas também

Quando você tira fora todos os carboidratos de sua dieta, está removendo alimentos saudáveis como batata doce, pêssegos, maçãs e peras. Estas frutas, ricos em carboidratos, também são fontes de vitaminas, minerais e fibras como vitamina A, vitamina C. Você precisa delas para manter o corpo saudável.

5 – A relação dos carboidratos com o ganho de peso

Os carboidratos simples são encontrados em alimentos processados ou refinados, como doces, refrigerantes e outras bebidas açucaradas, pães e massas. Quando o corpo decompõe os carboidratos simples, os açúcares entram na corrente sanguínea rapidamente e mais calorias são ingeridas ao seu corpo. Os carboidratos simples possuem alto índice glicêmico e fornecem energia, mas pouco valor nutritivo, o que aumenta o peso e sem ser de uma forma saudável.

O que achou dos fatos sobre carboidratos complexos? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)