Doenças Transmitidas pela Água


A água nossa de cada dia, quando não bem tratada, pode ser uma fonte intensa de doenças. E as doenças transmitidas pela água surgem quando ingerimos ou usamos água potável contaminada. Essa contaminação pode acontecer por fezes humanas ou de animais com micro organismos patogênicos.

Listamos a seguir cinco doenças causadas pela água, mas saiba que existem mais de 100.

Mais de um milhão de bactérias, fungos e microorganismo nocivos ao corpo humano podem viver em ambiente aquático e podem chegar ao nosso corpo de diversas formas. Não é para se assustar, mas até mesmo no banho podemos contrair doenças com água suja. A seguir, cinco doenças que talvez você conheça.

1 – Doenças Transmitidas pela Água: Hepatite

Hepatite

A hepatite é uma inflamação do fígado com diversas causas infecciosas e não infecciosas. Ela está na lista de doenças que pode ser causada por água contaminada, bem como a ingestão de alimentos lavados com água contaminada. Os vírus da Hepatite A e E são transmitidos por fezes frequentemente quando se usa água contaminada. A hepatite A é mais comum em locais onde a água não é bem sanitarizada.

2 – Leptospirose

A leptospirose é uma das doenças mais temidas pela água por conta dos sintomas que deixa no homem.

Leptospirose

Ela é uma infecção bacteriana, vinda da urina dos ratos. Quando um local não tem saneamento básico, os ratos podem deixar a bactéria no esgoto. O que pouca gente sabe é que não é apenas o rato o causador da doença, mas muitos outros podem urinar e causar o problema.

Ingerir a água contaminada, lavar os alimentos com ela ou mesmo ter contato com a pele pode causar a infecção por esta bactéria do gênero Leptospira. Os sintomas da doença mais comuns são febre intensa e alta, cefaleia intensa, dores musculares e vômito. Como são confundidos com uma virosa, é importante fazer um exame médico mais detalhado.

3 – Doenças Transmitidas pela Água: Esquistossomose

Também conhecida como barriga d´agua, é uma doença que deixou de ser um problema em diversas cidades devido ao uso de água tratada, mas muito frequente no Brasil ainda em regiões pobres e onde as pessoas depende de água de posso, lagos e rios. É uma verminose causada pelo esquistossomo, que penetra pela pele quando se há contato com água sem tratamento.

Esquisitossomo

Os principais sintomas são inchaço na barriga e seu aumento de volume intenso, por isso o apelido de barriga d´agua. Há muitas dores na barriga, diarreia constante e diversos problemas generalizados no organismo.

4 – Doenças Transmitidas pela Água: Amebíase

Amebíase

Pouca gente leva em consideração a amebíase quando se alimenta em locais não seguros e os quais não sabe a procedência do alimento. Esta doença, bem comum em todas as partes do mundo, é causada por contaminação por material fecal.

A amebíase é causada por uma ameba que está presente em material fecal. Ou seja: para ter a doença, você pode estar ingerindo água contaminada por fezes de animais ou humanos. Ela ataca diretamente o sistema digestivo, causando diversos problemas. É tratável, mas deixa seus transtornos.

5 – Ciguatera

Das doenças causadas por água suja, com certeza você não esperaria que uma das causas fosse o peixe, não é mesmo?

Mas temos sim. A ciguatera é uma intoxicação causada por quem come peixes e outros alimentos marinhos contaminados por uma espécime de plâncton. Infelizmente não há como controlar: peixes comem este plâncton e nós comemos o peixe.

Ciguatera

O que pode ser feito é tentar tratar muito bem os peixes e não usar água do mar na fervura. Para quem se alimenta de pratos produzidos a beira mar, não espere todo este trato, então bastante cuidado. É uma doença de peixes de média profundidade, então cuidado com os pescados.

191 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)