Dicas de Fantasias de Halloween (Dia das Bruxas)


Algumas pessoas, no Brasil, torcem o nariz para o Halloween, achando que é apenas uma festa americana sem nenhum sentido. Nada está mais longe da verdade. O Halloween compartilha origens com o Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, não sendo coincidência as três datas serem respectivamente celebradas em 31 de Outubro, 1º e 2 de novembro. Tudo começou com Os antigos Celtas que celebravam o Samhaim, festival que marcava o fim do verão do hemisfério norte e o ano novo para aquele povo. Os celtas acreditavam que nesta data a barreira entre o nosso mundo e o espiritual ficava mais tênue, o que explica as fantasias de cunho sobrenatural.

Com o passar dos séculos e influências de outros povos e tradições, o Halloween tornou-se uma oportunidade para se divertir, pregar sustos e ainda comer uns docinhos. O hábito de se fantasiar e pedir “doces ou travessuras?” vem do hábito antigo que as pessoas tinham de ir em casa em casa, solicitar comidas e donativos em troca de uma oração para a alma dos falecidos. Se você ou seus filhos querem aproveitar mais esta oportunidade para brincar e se fantasiar, aproveite as nossas dicas:

1- Zumbis – Graças aos filmes do George Romero e séries como The Walking Dead, os zumbis são hoje os monstros mais em voga e se fantasiar como um deles é fácil. Basta caprichar bem na maquiagem, deixando a pele branca ou amarelada, vestir farrapos e simular várias cicatrizes e ferimentos. Uma variação legal é misturar uma fantasia comum com o tema dos mortos-vivos, quem sabe uma noiva zumbi ou um Capitão América devorador de cérebros? Dê asas à imaginação e se divirta!

2-Monstros Clássicos – Algumas criaturas se tornaram verdadeiros ícones culturais e nunca saem de moda, ou seja, brincar o Halloween simulando o Frankeinstein de Karloff ou o Drácula de Bela Lugosi é sucesso garantido. Nesta turma também estão a Múmia, o Lobisomem, o Corcunda, toda a Família Addams e até o nosso Zé do Caixão! Sem contar que são fantasias fáceis de adquirir e garantem calafrios em crianças de 06 meses à 60 anos!

3-Las Calaveiras Mexicanas – Um país que tem forte tradição no modo de lembrar o Dia de Finados e por consequência o Halloween é o México. E uma das características mais marcantes são as caveiras, las calaveiras, ricamente estilizadas que surgem em formas de doces, desenhos, tatuagens e em fantasias. Aproveite esta influência e traga cores diferenciadas para a sua indumentária. Uma dica para as meninas é vestir-se de La Catrina e para eles é encarnar Don Juan Tenorio.

4- Folclore brasileiro – Não é porque o Halloween tem origem estrangeira que nós vamos ficar de fora da festa. Então que tal investir em fantasias com temas nacionais? O saci, a curupira, o caipora, a cuca e vários outros. Quem sabe pedindo doces com uma indumentária inspirada no folclore local você não enche seu baldinho mais rápido. Vale a pena relembrar as histórias da vovó e surpreender os amigos com uma fantasia completamente fora do comum e bem nacional

5 – Mitos modernos – Um caminho bem interessante é aproveitar as histórias recentes que correm na boca do povo e nos sites e viver estes novos personagens ao pedir doces na vizinhança. Entram neste time o ET de Varginha, o Chupacabras, Caboclo d’água, Mothman, Slenderman e a Loira do Banheiro. Aproveite aquela lenda de internet que seu primo acredita e nela fazer a sua fantasia.

Como vimos o que não faltam são motivos e inspirações para bolar uma fantasia divertida e assustadora para brincar o Dia das Bruxas. Bons sustos!

O que você achou das fotos de modelos de fantasias? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)