Alimentos Ricos em Ferro


De todas as substâncias que você pode encontrar em sua dieta, destaque o ferro. Ele é essencial para a vida. O ferro é um componente importante dos músculos e ajuda a regular o crescimento das células. E de onde ele vem para o seu organismo? Dos alimentos que você come. E se comer em excesso, ele é guardado no corpo para uso futuro.

Para a sua dieta, existem dois tipos de ferro nos alimentos.

O do tipo heme é encontrado em alimentos de origem animal com hemoglobina e mioglobina, como carne vermelha, peixes e aves. O do tipo não-heme pode ser obtido por meio de plantas como lentilhas e grãos de feijões.

A absorção do corpo do ferro acontece com um percentual de cerca de 15% do que comemos, mas vários fatores podem afetar a quantidade real absorvida. O do tipo heme é absorvido de forma mais eficiente e sua absorção não é afetada por outros nutrientes dos alimentos. A adição de carne e vitamina C nas refeições melhora a absorção de ferro não-heme. E se você já tem bastante ferro armazenado, vai absorver menos dos alimentos. Isso faz parte do sistema natural do corpo de proteger o organismo contra os efeitos tóxicos do excesso de ferro.

Caso uma pessoa tenha uma dieta pobre em ferro, o corpo vai usar o ferro armazenado. Se usar tudo o que tem guardado, o organismo não vai conseguir manter a hemoglobina em um nível normal e ai surge a anemia ferropriva. Outros fatores que podem levar à anemia por deficiência de ferro é fluxo intenso de sangue menstrual, insuficiência renal ou ainda uma deficiência de vitamina A e alguns problemas gastrointestinais que interferem com a absorção do ferro dos alimentos.

Os sintomas de deficiência de ferro mais comuns são falta de ar e tonturas, dor no peito, dor de cabeça e dores nas pernas. A seguir, cinco dicas de alimentos ricos em ferro que podem ajudar a sua dieta a ficar ainda mais saudável.

1 – Rico em Ferro: Fígado bovino

Já ouviu falar que o fígado bovino é um dos alimentos mais fortes e ricos em nutrientes que pode estar na sua dieta? Pois é mesmo. Ele tem a mais baixa quantidade de gordura em comparação com qualquer outro tipo de carne. Também tem uma pequena quantidade de calorias, apenas 150 por porção e é rico em ferro.

2 – Rico em Ferro: Peito de Frango

Por porção, a quantidade de ferro fornecida ao corpo é de 1.1mg. Se você decidir fazer do peito de frango a sua fonte de ferro, lembre-se de tirar o osso e a pele, ricos em gordura que acrescentam mais calorias ao seu corpo.

3 – Rico em Ferro: Salmão

É um dos peixes mais saudáveis que você pode ter em sua dieta, fornecendo 0,7 mg por porção.

Conhecido como um superalimento, o salmão também é rico em ômega-3 e ácidos que podem ajudar a prevenir coágulos sanguíneos e diminuir as chances de ter um acidente vascular cerebral. Também é baixo em calorias e tem um sabor muito legal.

4 – Rico em Ferro: Sementes de abóbora

Não faz parte da dieta tradicional do brasileiro, mas vale a pena porque cada pequena porção fornece ao corpo 4,2 mg. Estudos mostram que as sementes de abóbora podem também ajudar a evitar a formação de pedra nos rins. Quer mais motivos para colocar o alimento em sua dieta?

5 – Rico em Ferro: Chocolate amargo

Por essa você não esperava, não é mesmo?

Mas não é qualquer chocolate. Ele precisa ter 80% de cacau para fornecer 4,1 mg de ferro. O chocolate também é conhecido por reduzir a pressão arterial e diminuir o colesterol.

São outras dicas de alimentos ricos em ferro: tomilho seco, damascos secos, lentilhas, batatas cozidas, espinafre (essa muita gente conhece a fonte de ferro aos montes!), quinoa, o popular feijão, o tofu e o brócolis.

2 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)