Alimentos Ricos em Carboidratos


No nosso corpo existem diversas moléculas e substâncias que aparentemente não fazem nada, mas servem para bastante coisa e sem elas não há o correto funcionamento de funções vitais ou nutrição necessária para se ter saúde plena. Há quatro principais classes de biomoléculas: os carboidratos, as proteínas, os nucleotídeos e os lipídios. Os carboidratos ou hidratos de carbono são os mais abundantes no nosso corpo.

Pouca gente sabe a importância dos hidratos de carbono no funcionamento do sistema completo do organismo.

Eles têm vários papéis em organismos vivos, incluindo o transporte de energia, são envolvidos na fertilização, no sistema imunológico, no desenvolvimento de doenças, na coagulação do sangue e desenvolvimento. Eles são formados por carbono, oxigênio e hidrogênio. Os carboidratos são uma importante fonte de energia para o homem, por isso dietas que restringem seu consumo são perigosas.

Mas onde encontrar carboidratos? A seguir, cinco fontes legais para colocar em sua dieta.

1 – Alimentos com Carboidratos: Frutose e açúcar granulado

A frutose, o açúcar natural presente nas frutas e açúcar granulado possuem um carboidrato refinado puro e sem gorduras, proteínas, minerais ou vitaminas. Mesmo sendo fontes legais de tal substância tao importante para a sua dieta, estes açúcares refinados devem ser evitados porque não possuem nutrientes e ainda fornecem muitas calorias ao corpo.

As frutas são ricas em frutose, em especial frutas com água como melancia, laranja e melão. Mas por serem açucares, os diabéticos devem ser acompanhados para uma dieta restrita.

2 – Alimentos com Carboidratos: Cereais açucarados

A maioria dos cereais prontos que você compra em caixas ou sacos em supermercados são embalados com açúcar.

O bacana deste tipo de alimento é que são grãos, fornecendo proteínas e ainda por cima os carboidratos que você precisa para o seu corpo. Alguns possuem 93% de carboidratos. Em contraste e que pouca gente sabe, aveia e centeio possuem um teor de apenas 12% de carboidratos, mas com a vantagem de ter muito mais vitaminas e carboidratos complexos, melhores para o organismo.

3 – Bolachas sem gordura e bolos

A grande maioria dos produtos de baixo teor de gordura e lanches no mercado têm altos níveis de carboidratos para manter os produtos com melhor sabor, o que é importante para o seu corpo. Por isso eliminar tudo o que tem açúcar em sua dieta é extremamente perigoso. As pessoas costumam se sentir cansadas, com dor de cabeça e fadiga, o que não faz bem. São boas dicas de alimentação bolachas e biscoitos com baixo teor de gordura e até mesmo batatas fritas, com um teor de 83% de carboidratos.

Para uma dieta equilibrada, a melhor pedida é ingerir alimentos integrais da lista sugerida acima. Todos possuem baixo teor de gordura e ainda são ricos em fibras, responsáveis pelo bom funcionamento do organismo e proteínas, que saciam por mais tempo e fazem com que você coma menos, mantendo o peso equilibrado.

4 – Farinha de trigo

A farinha e alimentos feitos com ela, como geralmente bolos, biscoitos e pães, são alimentos ricos em carboidratos.

Os cookies e bolos pode chegar até a 84% de carboidratos, e a maioria das farinhas terá uma taxa de 78% de carboidratos. Mas mais uma vez cuidado: ao comer uma grande quantidade de bolo, você está ingerindo também calorias e pode haver um aumento de peso. Prefira sempre os integrais para uma melhor nutrição e manter as taxas de calorias equilibradas.

5 – Alimentos com Carboidratos: Batata inglesa

Todas as receitas com batata inglesa são indicas porque possuem uma alta porcentagem de carboidratos. Até mesmo as batatas fritas entram na listinha, com uma composição de cerca de 27% de carboidratos. As cozidas são as melhores e você consegue aproveitar ainda mais os nutrientes do prato.

Qual dos alimentos ricos em carboidratos você costuma comer? Comente!

One Comment

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)