5 Praias do Ceará – Turismo no Litoral Paranaense


O nordeste como um todo já é conhecido como ser roteiro turístico de praias. Dos locais disponíveis, o Estado cearense é dos mais procurados com sol, mar e belas praias são os principais atrativos para os turistas, possuindo o 7° maior litoral dos Estados brasileiros. Na sua viagem os visitantes podem desfrutar não apenas de belas paisagens, mas uma rica cultura regional presente em todo o Ceará com artesanato, comidas típicas e sua gente receptiva e hospitaleira.

1 – Praia de Ponta Grossa

Localizada no município de Icapuí, a 202 km de distância da capital Fortaleza, Ponta Grossa foi eleita ano passado a praia mais bela do Estado, a pesquisa foi realizada por um jornal cearense. Ponta Grossa é uma área de proteção ambiental (APA) devido a riqueza da fauna e flora, iguanas nas matas, peixes boi marinhos e uma grande diversidade de pássaros. Sua paisagem com um paredão de falésia predominante.

fotos de praias imagens do nordeste praia nordestina praias do ceará fotos de praias do ceará

Entre os diversos atrativos estão às trilhas ecológicas, artesanato local, passeio nas dunas ao por do sol, aos corais, belas nascentes de água doce que surgem dentro do mar.

2 – Praia de Jericoacoara

Jeri, como é chamada carinhosamente, está a 300 km de Fortaleza, uma praia de aspecto intocado, pois suas ruas ainda são de areia e sem postes elétricos. Todo esse charme lhe rendeu o título de uma das dez mais belas praias do mundo em uma lista divulgada no jornal americano The Washington Post.

turismo pelo brasil pontos turísticos pontos turísticos do nordeste pontos turísticos do litoral fotos do nordeste

A praia de Jericoacoara possui diversas lagoas cercadas por redes e espreguiçadeiras dentro d’água. O destaque é a duna do pôr do sol, morro de 30 metros de altura frequentado por turistas e nativos para apreciar o mergulho do astro rei no mar. Quer mais atrativos? Há diversos. A noite de Jericoacoara vira festa nos bares, restaurantes, ao som de muito forró pé de serra e diversos outros ritmos. Há ainda feiras de artesanato para curtir funcionando de terça a domingo para o turista levar a sua lembrancinha para casa.

3 – Praia de Lagoinha

A praia ganhou seu nome devido às diversas lagoas de água doce ao seu redor. Tem um formato de meia lua e fica entre morros, coqueiros e falésias. O visual é realmente um dos mais lindos. Assim como as duas últimas praias já citadas acima, possui acesso difícil, sendo necessários carros com tração quatro por quatro.

litoral cearense fotos do litoral cearense fotos de praias do ceará dicas de praias do ceará imagens de praias do ceará fotos de praias do ceará imagens do litoral cearense

Apesar de ficar a uns 106 km da capital do Estado, tornou-se uma praia muito frequentada e por isso é comum roteiros em agências que possuem roteiros com transporte apropriado, principalmente aos domingos. As atrações para os turistas são passeios de buggies, esportes aquáticos, barracas organizadas na praia que oferecem alimentação por bons preços, especializados em peixes e frutos do mar em geral.

4 – Praia de Canoa Quebrada

fotos do litoral imagens do litoral litoral cearense litoral do ceará

Localizada a 150 km de Fortaleza e a 50 km da Praia de Ponta Grossa, Canoa Quebrada é conhecida por suas falésias e dunas avermelhadas e um dos principais atrativos são suas belezas naturais, sendo uma área de proteção ambiental (APA). Muita badalação aguarda pelos turistas na principal rua, apelidada de Broadway, onde todos dançam ao som de reggae e forró em shows gratuitos e constantes durante a alta temporada do turismo, os meses de dezembro e janeiro. Possui um turismo bastante organizado com pousadas, hotéis, guias e agências, fornecendo passeios e diversos serviços.

5 – Praia do Futuro

seleção de imagens

É uma das praias mais conhecidas do nordeste e uma das mais queridas, por isso pousadas e hotéis não serão um problema para a sua viagem. Fica situada em bairro nobre no coração de Fortaleza. A praia proporciona outro tipo de experiência ao turista em se tratando de infraestrutura do local, com modernas barracas que são verdadeiros restaurantes de comidas típicas e frutos do mar. Também é popular por ser uma das poucas na capital que não está poluída, além de suas diversas barracas que agradam a cada tipo específico de público.

Quando ir para as praias do Ceará?

As épocas mais disputadas são os meses do verão nordestino, de setembro a janeiro. Também são o período de férias escolares, por isso os preços sobem tanto em hospedagem como artesanato para compra. Entre abril e julho os pontos turísticos ficam menos visitados e você pode encontrar resorts melhores e mais baratos. E mesmo nos meses de chuva a sua viagem não será ruim porque o clima ameno e as chuvas eventuais ainda garantem a diversão.

O que você achou das fotos de praias cearenses? Deixe um comentário!

One Comment

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)