5 Melhores Suplementos Alimentares


Antes de mais nada, saiba que suplementos não fazem milagres. Suplementos alimentares objetivam complementar a sua dieta. A base é a dieta. Suplementos são apenas adendos. Suplementos são nada mais do que comida em pó. E, como tais, não substituem uma boa dieta.

Seja para emagrecer ou para ganhar massa magra (músculos), os suplementos são excelentes aliados a exercícios físico, uma boa dieta e um bom descanso. Neste artigo, vamos indicar os cinco melhores suplementos independente do seu objetivo.

1. Melhores Suplementos: Creatina

Embora falamos no primeiro parágrafo que suplementos não substituem alimentos, a creatina é, de certa forma, uma exceção. A creatina é composta por três aminoácidos e é produzida naturalmente no corpo, como pode ser consumida através da inclusão de carnes na dieta, como carne de boi, peixe e frango. O corpo pode absorver até 5 gramas de creatina por dia. Para consumir tal quantidade, é necessário que se coma cerca de 1kg de carne vermelha. Como ninguém come isso, a suplementação de creatina por praticantes de esportes físicos se torna necessária.

Porque devo tomar creatina? A creatina é conhecida pelo aumento de força. Para quem deseja perder peso, exercícios intensos (com mais carga) são sempre mais eficazes. E para quem deseja ganhar massa magra, a progressão de cargas é uma das variáveis mais importantes. Portanto, a creatina ajuda tanto quem esta em cutting (dieta para perda de peso) como em bulking (dieta para ganhar massa magra). Além do ganho de força (que pode ser de até 10% segundo alguns estudos), a creatina também aumenta, comprovadamente a inteligência e a memória, além de auxiliar no emagrecimento por transferir parte do açúcar do sangue para as células que fornecem energia.

Como devo tomar creatina? Após o treino, cerca de 5 gramas acompanhado de água e carboidratos (maltodextrina pode ser uma escolha, com mel ou outro carboidrato qualquer, que auxiliara na absorção da creatina).

Creatina faz mal? Absolutamente não. A substância é estudada há décadas e até hoje não se registrou nenhum malefício no uso prolongado da creatina. Você só deve ingerir bastante água durante a suplementação com creatina, como manda a embalagem.

2. Melhores Suplementos: Multivitamínicos

Dentro do âmbito acadêmico, há uma polêmica em relação aos chamados multivitamínicos. Alguns especialistas advertem que tais suplementos são ineficazes na prevenção de doenças e que, pelo contrário, poderiam até causar algumas doenças. Estes estudos são bastante recentes e amplamente contestados. Há bons estudos que aprovam os multivitamínicos como suplementos bons para manter a saúde e a qualidade de vida.

O que são multivitamínicos? Em resumo: são vitaminas. Eles dosam todas as vitaminas necessárias além de alguns outros micronutrientes imprescindíveis.

Porque devo tomar? Simplesmente porque é MUITO difícil ingerir todas as vitaminas necessárias. Portanto, são recomendados tanto para quem faz academia e esportes físicos, como também para quem não faz e deseja manter uma ingestão íntegra de nutrientes.

Onde comprar multivitamínicos? Você os encontra em farmácias, lojas de suplementos e farmácias de manipulação. Há diversas lojas virtuais que vendem polivitamínicos nacionais e importados.

3. Melhores Suplementos: Albumina

Quando se fala em suplemento de proteína, logo se lembra do Whey Protein, proteína isolada do soro do leite. O que poucos sabem é que a Albumina, proteína isolada da clara do ovo, é igualmente eficaz e que as diferenças para o Whey são ínfimas. Alguns podem argumentar: mas o whey protein não é de rápida absorção e a albumina é de lenta? Sim, mas há bons estudos que mostram que isso faz pouquíssima diferença para o organismo.

Qual é o melhor da albumina? O preço! É a proteína com maior custo/benefícios do mercado. Qual o pior da albumina? As flatulências. Mas há formas de evitá-las. Diz-se que se tomá-la com iogurte, você pode evitar as flatulências.

Quanto de albumina devo tomar e qual horário? Você deve tomar o suficiente para completar as gramas de proteína que faltarem na sua dieta. Os melhores horários para tomar é ao acordar e antes de dormir.

4. Melhores Suplementos: Vitamina D3

Sabemos que há uma endêmica carência de vitamina D3 na população mundial. Isso se dá por vários motivos, mas principalmente por conta das novas formas de vida, que evitam que entramos em contato com o sol. A deficiência de vitamina D3 tem várias consequências e malefícios, mas a principal para quem faz atividades físicas é uma queda da testosterona, um dos principais hormônios que auxiliam na hipertrofia.

Embora o ideal seja tomar sol por alguns minutos, você pode suplementar a vitamina D3. As quantidades vão variar de acordo com diversos fatores. O melhor é você procurar uma nutricionista, até porque para mandar manipular vitamina D3 é necessário receita.

5. Melhores Suplementos: Pré-Treino

Os pré-treinos ou pré workout são suplementos para aumentar a sua performance, aumentando sua força, energia e resistência. No geral, são compostos por substâncias estimulantes, como a cafeína.

Se você não tem dinheiro para comprar um pré-treino (e não são baratos), você pode tomar um copo de café bem forte que surte um efeito bastante semelhante.

Você pode estar se perguntando: porque Whey Protein não entrou na lista? Já dei uma pincelada na dica sobre a albumina. O Whey é uma proteína cara e substituível por outras mais baratas. Há mais mentiras a respeito do Whey Protein do que verdades: ele não tem valor biológico maior que outras proteínas, ele não tem mais BCAA ou glutamina que outras proteínas, e outros mitos relacionados a falsos benefícios ou benefícios que também são presentes em outras proteínas mais baratas.

Qual suplemento você colocaria na lista? Comente!

2 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)