5 Esportes Parecidos com Futebol


Conheça cinco esportes semelhantes ao futebol

Futebol, football, soccer, fussball… Não importa o nome que tem em diferentes países pelo mundo, o futebol é uma paixão de grande parte dos brasileiros, seja com campeonatos regionais, nacionais, internacionais ou com a tão esperada Copa do Mundo.

Foi na Antiguidade, em culturas orientais de mais de dois mil anos atrás, que os primeiros esportes parecidos com o futebol surgiram, espalhando-se aos poucos pela Grécia e Roma Antiga. No século XVII, o futebol chegou à Inglaterra e foi ali que ganhou sua primeira associação de futebol e as regras que são seguidas até hoje: joga-se em um gramado de tamanho definido, com 11 jogadores para cada time e um juiz para apitar e fazer valer as regras do jogo. Quem marcar mais gols – ou seja, levar a bola à baliza adversária -, vence.

Assim como nos primórdios, há muitos esportes parecidos com o futebol, que no Brasil não superam a popularidade do esporte original. Apesar disso, vale à pena conhecer cinco dos esportes parecidos com o futebol.

1. Futebol de salão

O futebol de salão, também conhecido como futsal, foi inventado por volta de 1934 por Juan Carlos Ceriani Gravier, no Uruguai. O futebol estava em alta no Uruguai nos anos 30 e o país era referência no esporte, sendo a sede da primeira Copa do Mundo e a primeira seleção campeã. Em 1935, o futebol de salão foi trazido para o Brasil. Por possuir a bola muito pesada e o tamanho da quadra muito pequeno, o número de acidentes ocasionados pelos chutes era grande. Em 1948, o esporte passou por uma reformulação passando a ter elementos do futebol, hockey de grama, basquete e pólo aquático.

O futebol de salão é praticado com uma equipe de 5 jogadores, sendo o goleiro o único a poder manusear a bola com as mãos, bastante parecido com o futebol convencional. A “bola pesada“, ao final, tornou-se uma das características originais mais interessantes do futebol de salão.

2. Handebol

O handebol foi criado em 1919 pelo alemão Karl Schelenz durante a Primeira Guerra Mundial. O esporte é baseado em outras modalidades praticadas desde o século XIX no Uruguai e na Europa. Inicialmente, o handebol era praticado apenas por mulheres e as primeiras partidas aconteceram em Berlim em campos de 40 x 20 m ao ar livre. Mais tarde, o handebol passou a ser praticado em campos maiores e a ser aderido pelos homens, espalhando-se por toda a Europa. No Brasil, o esporte é praticado desde 1930.

Quando foi criado, o handebol era composto por uma equipe de 11 jogadores, mas em 1946 passou por uma modificação feita por jogadores suecos, passando a contar com uma equipe menor, de 7 jogadores. Atualmente, as partidas são realizadas em campos de 90 x 55 m.

A bola usada no handebol deve ser de couro ou outro material sintético. Nas partidas é permitido lançar, parar e pegar a bola com a ajuda dos braços, mãos, cabeça, tronco, coxa e joelhos. É proibido manejar ou chutar a bola com os pés. O handebol também possui um goleiro e somente ele pode ficar na área do gol. O adversário que entra nessa área perde a posse da bola para o outro time.

3. Rugby

O rugby teria surgido em 1823, no Reino Unido, de uma jogada realizada erroneamente por um jogador de futebol que teria pegado a bola com as mãos e caminhado com ela até a linha de fundo adversária.

O jogo é composto por duas equipes de 15 jogadores cada, onde a bola deve ser passada para os companheiros com as mãos para o lado ou para trás. O jogador também pode realizar passes para frente com os pés. A bola de rugby possui um formato oval de couro ou outro material sintético.

O rugby surgiu no Brasil no século XIX e é praticado de forma amadora contando com mais de 600 clubes e mais de 15 mil jogadores.

4. Futebol Americano

O futebol americano surgiu em 1869 nos Estados Unidos de uma variação do rugby. Essa modalidade é caracterizada pela força bruta que os jogadores aplicam em campo, onde a velocidade e agilidade levam a melhor.

O jogo é formado por duas equipes de 11 jogadores cada e durante todo o tempo de partida devem utilizar-se da força bloqueando, empurrando e perseguindo os adversários para atravessar a bola para o outro lado do campo.

O futebol americano é bastante popular nos Estados Unidos. Já no Brasil organizações tentam começar a formação de atletas para campeonatos e iniciar a profissionalização do esporte no país desde 2013.

5. Pólo Aquático

O pólo aquático foi criado em meados de 1870, na cidade de Londres, na Inglaterra. Porém há fortes indícios que apontam a prática do esporte desde o século XVIII na Inglaterra e na Escócia.

Essa modalidade é semelhante ao handebol, onde as equipes devem usar a mão para manusear a bola. A diferença é que o pólo aquático é praticado na piscina.

O pólo aquático é praticado com duas equipes de 7 jogadores cada e a bola não pode ser segurada com as duas mãos, exceto pelo goleiro. Cada jogador tem no máximo 30 segundos para executar a sua jogada, diferenciando-se do futebol.

Em partidas entre mulheres, a bola é diferente das partidas entre homens, tendo sua circunferência diminuída em alguns centímetros.

Por maior que seja sua paixão ou curiosidade pelo futebol nunca é demais conhecer outros esportes parecidos com o futebol. Arrisque-se em um novo esporte sem precisar sair das raízes do futebol.

Qual esporte parecido com futebol você gosta mais? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)