5 Dúvidas Sobre Nota Fiscal Carioca


Você compra, pede seu recibo, ajuda a prefeitura a ganhar seus impostos e ainda recebe um valor de volta pago. Essa é a grande proposta da Nota Fiscal Carioca, uma cópia do programa do Estado de São Paulo que deu super certo. Fazendo parte do programa, você paga impostos todas as vezes que compra um produto, mas recebe um percentual de volta, basta se cadastrar.

A ideia é muito boa, todos precisam admitir. A maior parte dos estabelecimentos comerciais anda na ilegalidade de não emitir nota fiscal porque paga por isso. A prefeitura do Rio de Janeiro sabe disso, por isso ela buscou no programa uma forma do consumidor ajudar a estimular a legalização e emissão da nota fiscal. Como o cliente cadastrado pode ganhar uma parte do valor pago com a nota de pronto, há um forte estímulo para a cobrança da nota, em especial se os estabelecimentos comerciais não estão se regularizando. Para te ajudar ainda mais a saber sobre o programa Nota Fiscal Carioca, temos cinco informações importantes a seguir.

1 – O comerciante não paga

E nem o consumidor. O cadastro é gratuito feito no site https://notacarioca.rio.gov.br/ tanto para o ponto comercial como para o consumidor. É de graça e rápido para participar, dependendo apenas da velocidade da sua internet, pois as configurações do site são bem leves para não atrair problemas para os clientes. Assim que emitir a nota fiscal, o cliente já cadastrado recebe a computação no site de uma parte do INSS a ser devolvida.

2 – No estabelecimento comercial você só precisa informar seu CPF

Não precisa de cartão ou mostrar qualquer documento. Fornecendo o número do CPF a loja ou prestadora de serviços já consegue enviar para o seu cadastro o valor de restituição do ISS. Depois disso é só consultar no site por meio de seus dados pessoais e senha quanto você já acumulou e quando pode fazer o saque de seu valor direto na conta corrente.

3 – Você pode pagar o IPTU com o crédito da Nota Fiscal Carioca

Em uma iniciativa de estimular ainda mais o uso do serviço, a prefeitura deixou que seu crédito de ISS cadastrado possa ser revertido no pagamento de até 100% do IPTU. Mas que fique bem claro: você não pode gastar a grana recebida apenas com isso. Pode solicitar a retirada pelo site e gastar com o que quiser. É apenas mais uma facilidade, uma vez que o IPTU precisa ser pago anualmente e você não vai precisar do talão e nem sair de casa para fazer o pagamento.

4 – Você concorre a prêmios

Quem não adora um bom sorteio, concorrer a prêmios e ainda receber dinheiro de impostos de volta? Todos os meses o Nota Fiscal Paulista faz sorteio em dinheiro ou de algumas premiações. Você não precisa fazer nada para concorrer aos prêmios, apenas o cadastro no serviço e o usar. Os premiados podem consultar a data e quem ganhou no próprio site do programa. Já teve prêmio de R$ 1 milhão!

5 – a nota fiscal é falsa? Se informe no site e denuncie

Para burlar os impostos do governo e legalidade existe de tudo, por isso há quem gere notas falsas e você não ganha nada e ainda paga os impostos integrais. Pode-se verificar por meio do site se a nota em suas mãos é mesmo verdadeira digitando o CNPJ e o numero do documento. Se for falsa, denuncie no site mesmo.

O que você achou das dicas sobre Nota Fiscal do Rio de Janeiro? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)