5 Dicas para Fazer Academia em Casa


Se você não tem tempo para fazer academia ou não tem dinheiro, apostar em uma academia caseira é uma ótima pedida para ficar em forma e desenvolver os músculos. Como poucas pessoas fazem academia em casa, há pouca informação sobre como criar a sua academia gastando pouco, quais exercícios usar, quais cuidados devem ser tomados, etc. Vamos ver, neste artigo, cinco dicas para fazer academia em casa.

1. Academia em Casa: O que Comprar?

O que você precisa comprar vai depender dos seus objetivos. Primeiramente, esqueça todos estes aparelhos multifuncionais que prometem corpos perfeitos em poucas semanas. Boa parte disso é marketing e comprando produtos mais baratos e mais básicos podem ajudar aos melhores resultados.

Se você treina para ganhar músculos, você vai precisar de um banco, uma barra (ou halteres) e algumas anilhas (aqueles pesos, para colocar carga na barra o halter). Opcionalmente um suporte para barra ou paralelas.

Se você quer treinar para emagrecer, você vai precisar de uma esteira ou uma bicicleta. Opcionalmente uma bola para pilares ou outro item a gosto.

Se você deseja apenas manter sua saúde e evitar o sedentarismo com exercícios físicos, você pode trabalhar o seu corpo perfeitamente com exercícios que utilizam do peso do corpo, como flexões, agachamentos, barras, etc.

2. Como Fazer Academia em Casa: Exercícios

Ao fazer academia em casa, você não vai contar com a ajuda de um instrutor. Portanto, é de máxima importância que você execute os exercícios de forma correta, independente de quais sejam. Ora, se você não tem um instrutor, como você vai saber como se faz cada exercício? Simples, há uma infinidade de vídeos e imagens na internet ensinando a execução correta de cada exercício. Você deve comparar a forma com que você executa com o que é ensinado nestes vídeos.

Se você deseja treinar em casa para ganhar músculos, os exercícios compostos, calistênicos (com o peso do corpo), são extremamente eficientes. Procure por treinos clássicos como o Full Body oy o Strong Lift 5×5. São treinos prontos para iniciantes e avançados que realmente funcionam sem precisar de máquinas.

Se você deseja treinar para emagrecer, os exercícios aeróbicos são essenciais. Para tal, também existem vídeos explicando como se faz vários deles. Treine no máximo uma hora por dia. Lembre-se que o exercício por si só não vai te emagrecer. Ele vai te ajudar a queimar calorias e só vai funcionar se aliado a uma dieta com déficit calórico.

3. Academia em Casa: Princípios da Hipertrofia

Para ganhar massa muscular, há alguns princípios básicos. Tais princípios são amplamente aceitos pelos especialistas em hipertrofia. Você pode discordar deles, mas deve saber que são extremamente eficientes:

  • Compostos são melhores que isolados: por uma porção de motivos, isolar o músculo em um exercício não é a melhor coisa a se fazer. Exercícios básicos, compostos, como o supino, a barra, o agachamento, são insubstituíveis;
  • Intensidade é a maior variável: intensidade é pegar pesado. Socar peso. O segredo da hipertrofia não é a quantidade de séries, repetições, duração do treino ou quantas vezes você treina por semana. O segredo é a carga que você coloca;
  • Progressão de Cargas: o mais importante é progredir as cargas. Mas cuidado: ao progredir, mantenha a execução correta.

4. Academia em Casa: Cuidados

Já alertamos para os cuidados com a execução dos exercícios. Outras alertas são válidas.

Sempre veja os limites do seu corpo. Ao treinar exageradamente, seu corpo pode responder de forma contrária aos seus objetivos. Ao sentir cansaço, estresse e outros sintomas negativos, você deve maneirar no treino.

Suplementos não vão te fazer maior e nem vão ajudar tanto. Um erro comum de iniciantes é achar que só cresce com suplementos. A verdade é essa: suplementos são comidas em pó. Simplesmente isso. E comida em pó só serve para complementar o que você não consegue comer solidamente. Antes de suplementar, tenha uma boa dieta e procure um bom nutricionista esportivo.

5. Academia em Casa: Estude!

Dieta, suplementação e treino são assuntos amplos que vem sendo discutido há muito tempo pelas academias científicas, fisiculturistas e praticantes da hipertrofia. Há muito material a respeito em revistas especializadas, vídeos do YouTube, blogs e sites pela internet, além de fóruns de discussão que podem te ensinar muito. Saiba que existe muita pouca coisa definitiva nessa área. Há muitas polêmicas e assuntos sem um veredito final.

Como você não conta com um instrutor na sua academia em casa, você precisa absolutamente pesquisar muito sobre. Ler, ver vídeos, investir seu tempo aprendendo e testando tudo que você encontrar.

Não espere resultados imediatos. A hipertrofia ou o emagrecimento são processos a médio e longo prazo.

Comente o que você achou sobre as dicas de academia em casa!

22 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)