5 Dicas para Comprar Online em Lojas Virtuais


Na década de 60 foi, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América criou o ARPANET, que seria antecessor do que conhecemos hoje por internet. A internet remodelou muitas práticas, hábitos, mercados e atitudes, trazendo uma grande mudança de paradigma. E um dos campos que mais mudaram com a internet foi o mercado de comprar e venda de produtos e serviços. Ao comprar online, há uma série de precauções e boas práticas que você pode tomar para encontrar os melhores serviços e comprar com comidade, segurança e economia. Vamos conferir algumas dicas?

Leia Dicas para Economizar Dinheiro

1. Segurança em Primeiro Lugar

Muitas pessoas caem em golpes de lojas pilantras e acaba perdendo dinheiro. O bom é que alguns bancos se responsabilizam pelo dinheiro que você perde por falhas de segurança e alguns tipos de golpismo. O ruim é que isso pode te dar dor de cabeça.

Primeiramente, só compre em sites seguros. Como saber que a loja é segura? Geralmente, vai aparecer um ícone de cadeado no canto da URL, no navegador.

Outras medidas é checar a reputação da loja em sites de reclamação, como ReclameAqui. Além disso, o PROCON divulga com frequência uma lista negra de lojas que você não pode e nem deve confiar.

O seu banco também não pede dados por e-mail. Qualquer e-mail de banco é quase que 100% uma tentativa de roubar os seus dados e usar o seu cartão de crédito.

Antes de fazer uma compra, pergunte para pessoas que estão habituadas a comprar pela internet quais lojas elas recomendam.

2. Cartão de Crédito versus Cartão de Débito

Os cartões de crédito são como extensões do seu crédito, enquanto os cartões de débito, como o nome bem diz, debitam diretamente na sua conta. Para os pilantras da internet, os dados do cartão de crédito são mais úteis. Portanto, em nome da segurança, use sempre o cartão de crédito em detrimento do cartão de débito. Os danos, caso seus dados caia nas mãos de um fraudador, são menores.

3. Ao Ter Problemas com uma Compra Online, Reclame!

Já citamos o ReclameAqui. Eis um bom site, pois quando um consumidor faz uma reclamação, a loja tende a responder e ajudar, caso o canal convencional da loja não resolva o seu problema

Antes de acionar a loja na justiça e procurar pelos direitos do consumir, experimente o diálogo com o atendimento da loja. Muitas vezes são problemas tecnológicos ou operacionais que causou o seu problema e podem muito bem ser corrigidos rapidamente.

4. Esperando Menos Ao Comprar Online

A desvantagem de comprar pela internet é ter que esperar o produto em casa. De acordo com a região que você mora e os pontos de estoques da loja, a demora pode ser grande.

Algumas lojas possibilitam que você pague mais para receber com mais agilidade. É bom lembrar que há prazos estabelecidos pela legislação brasileira.

Para deixar a taxa de envio mais barata, algumas lojas oferecem frete grátis ao comprar certa quantia de produtos ou bater um determinado preço total.

Lembre-se que o prazo é muita das vezes uma estimativa. E o atraso nem sempre é culpa da loja. Os CORREIOS pode ser o responsável por possíveis atrasos.

5. Dica Final para Comprar Online: Pesquise

A internet oferece uma gama imensa de lojas virtuais com os mesmos produtos. Assim sendo, é muito fácil comparar preços e com poucos cliques você consegue achar a loja que oferece os produtos mais baratos, diferente de lojas físicas onde a pesquisa de preços demora mais tempo e demanda mais esforço.

Há três boas fontes de ofertas imperdíveis. Vamos listá-las:

  • Google Shopping: há alguns anos, foi lançada essa ótima ferramenta do Google. Trata-se de uma ferramenta que faz uma busca de produtos por diversas lojas virtuais listando por diversos critérios. Com a qualidade Google, você pode fazer a comparação de preços e busca de melhores serviços de compra e venda do que em sites comparadores de preços;
  • Comparadores de Preços: há alguns grandes e famosos comparadores de preços. Como o nome propõe, eles comparam o preço de uma mesma categoria de produto em diversas lojas virtuais, listando por diversos critérios assim como o Google Shopping;
  • Compras Coletivas: nos sites de compras coletivas, você encontra produtos e serviços com descontos de até 99%. Há um prazo para a compra e uma quantidade limitada de produtos ou serviços. Portanto, cadastre o seu e-mail ou acompanhe os sites de compras coletivas pelas redes sociais para você receber as ofertas em primeira mão.

Qual dica para comprar online você recomenda para os nossos leitores? Comente!

One Comment

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)