5 Dicas de Turismo no Rio Grande do Sul


Não conhece o Rio Grande do Sul, tchê? Mas que barbaridade! É o estado localizado no extremo sul do Brasil, com população de 11 milhões de habitantes. Em qualquer região você encontra uma bela churrascaria, porque esse é o estado do churrasco e do chimarrão, que cultiva as suas tradições!

O Rio Grande do Sul foi colonizado por imigrantes europeus no século XIX. Por isso, se percebe em diversos aspectos a influência principalmente de alemães, italianos e açorianos, sobretudo nos costumes, na gastronomia e na arquitetura.

1) Rota Romântica

A Rota Romântica (http://www.rotaromantica.com.br/) é um roteiro turístico inspirado em um projeto semelhante existente na Alemanha. Inclui 14 municípios localizados entre a região metropolitana de Porto Alegre e o Planalto Norte, que tiveram a colonização alemã e que oferecem diversas opções de visitação e entretenimento aos visitantes.

A Rota Romântica oferece belas paisagens naturais, com opção de ecoturismo, esportes radicais e trilhas. Também há diversas festas típicas alemãs, feiras coloniais e grupos folclóricos. Ainda há opções de baladas noturnas nas cidades, além de feiras comerciais.

Embora as cidades de Gramado e Canela integrem a Rota Romântica, merecem destaque, pois estão entre os destinos preferidos daqueles que visitam o Rio Grande do Sul, especialmente no inverno.

Gramado
http://www.gramado.rs.gov.br/

A cidade de Gramado é conhecida pela presença de lojas e fábricas de chocolate. Esse destino também conta com deliciosas opções gastronômicas, com completos cafés coloniais que oferecem dezenas de variedades de doces, salgados e bebidas, além de sequências de fondues.

turismo turismo no rs pontos turísticos do rs

Entre as diversas opções para visitação, está o Mini Mundo, inspirado na Legoland, na Dinamarca. O local possui miniaturas de castelos, casas e ferrovias européias. Para quem gosta do frio, outro passeio interessante é o parque Snowland, primeiro parque de neve indoor das Américas. Entre as atividades previstas estão caminhadas na neve, exploração de montanhas nevadas, tobogãs e pista de patinação, além de pista de esqui e snowboard indoor.

Canela
www.canela.rs.gov.br

O frio e os chocolates também são atrativos da cidade de Canela. O município também possui um parque temático, chamado Mundo Gelado, onde há esculturas de gelo. O chocolate ganha espaço na Terra Mágica Florybal, um parque temático em meio à natureza que é uma atração adorada pelas crianças.

fotos de cidades imagens de cidades catedral

A cidade de Canela também oferece opções para quem gosta de fazer turismo em meio à natureza: o Parque do Caracol possui uma cascata de 130 metros de queda, além de mirante, trilhas ecológicas e uma escadaria de 927 degraus que leva os visitantes até a base da cascata.

O município conta ainda com o Parque da Ferradura, onde é possível apreciar, por meio de mirantes, a paisagem do cânion de 420 metros de profundidade, contornado pelo rio Caí. O parque oferece trilhas que levam a cachoeiras, paredões de pedra e à beira do rio.

2) Rota Germânica

dicas em fotos imagens de turismo pontos turísticos dicas de turismo

A influência da cultura dos imigrantes alemães é muito forte no Rio Grande do Sul. Essa origem é flagrante na arquitetura dos casarões, igrejas e prédios históricos, na limpeza e arborização das cidades floridas, no artesanato e na gastronomia típicos.

Os alemães colonizaram municípios nos Vales do Caí (próximo à região metropolitana), do Rio Pardo e do Taquari, na região central do Rio Grande do Sul. Formadas por vales, morros, grutas, rios e cascatas, essas regiões possuem belezas naturais, com balneários, parques, praças e trilhas para quem gosta de fazer ecoturismo.

As cidades colonizadas pelos alemães também possuem um intenso calendário de festas típicas, onde se apresentam grupos folclóricos e bandinhas alemãs. Nesses eventos, a gastronomia é um capítulo à parte: é possível degustar cervejas artesanais e produtos da agroindústria familiar que vão direto à mesa dos cafés coloniais, como pães, cucas, bolos, geléias, doces de fruta, queijos, salames e linguiças.

3) Serra Gaúcha

rio grande do sul fotos de pontos dicas para viagem onde viajar melhores destinos sul do brasil fotos do rio grande

A serra gaúcha é um destino repleto de opções, com belos cenários e costumes marcados pelos imigrantes, sobretudo italianos. Nos altos da serra, é possível descansar e curtir as baixas temperaturas nas fazendas rurais de Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Jaquirana e Bom Jesus.

Para quem prefere turismo de aventura e contato com a natureza, a dica é a região do Vale do Rio das Antes, onde é possível fazer Rafting, Rapel, Tirolesa, Treking, Canionismo, Paraglider, Escalada, Passeio de Jeep e Pêndulo.

Um dos destaques e marcas dos italianos é a região da Uva e Vinho, que conta com 28 municípios ricos em tradição, cultura e natureza. Uma das experiências que deve ser conferida é acompanhar a elaboração dos vinhos e degustar o resultado nas cantinas. Esses estabelecimentos também oferecem almoços e jantares com cardápios típicos italianos e regionais.

O Vale dos Vinhedos (http://www.valedosvinhedos.com.br) é a primeira região brasileira que recebeu o Selo de Indicação de Procedência para seus vinhos. É onde convivem pequenas propriedades rurais e grandes vinícolas com atuação nacional e internacional.

Para quem quiser mergulhar em uma viagem no tempo e sentir o que representa a origem italiana nessa região, uma boa opção é o passeio na Maria Fumaça (www.giordaniturismo.com.br), um trem a vapor. A atração inclui degustação de vinhos, espumantes e sucos de uva, apresentações culturais e shows de música italiana, num percurso que dura duas horas.

4) Serra Geral e Aparados da Serra

rio grande do sul turismo no rio grande do sul dicas de turismo fotos do rio grande do sul imagens de rio grande do sul

Um dos locais mais belos do Rio Grande do Sul fica mais ao leste da divisa com Santa Catarina: são os Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral. Em uma área de mais de 30 mil hectares, destacam-se paredões verticais de até 700 metros de altura que contrastam com áreas de relevo suave. A impressão é de que a terrra foi “aparada” a faca. Daí, vem o nome “Aparados da Serra”.

Os Parques Nacionais são formados por Mata Atlântica e Floresta de Araucária, além de campos, cânions e penhascos. Esse cenário confere aos locais uma rica biodiversidade. Lá, vivem espécies como papagaios-de-peito-roxo, jaguatirica, guaxinim e leão-baio.

Nos parques é possível fazer caminhadas, percorrer trilhas com bicicletas, tomar banho de rio, ter contato com a natureza, observar a flora e a fauna e fazer piqueniques em áreas permitidas.

Os locais são preservados e a visitação é restrita, entre 8h e 17h de terça-feira a domingo (abrindo nas segundas de feriados nacionais, como Carnaval, Natal e Ano Novo). É possível se hospedar próximo aos parques, nos municípios de Praia Grande, em Santa Catarina, ou Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul.

Mais informações no site do Aparados da Serra (http://www.icmbio.gov.br/parnaaparadosdaserra/).

5) Missões jesuíticas

dicas de turismo pontos turísticos fotos de pontos turísticos dicas de viagem imagens de pontos turísticos pontos turísticos

Um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Sul é a mais preservada missão jesuítica do Brasil. Localizadas no extremo oeste do estado, próximo à fronteira com a Argentina, as ruínas foram declaradas Patrimônio Mundial pela Unesco em 1983.

No local, havia escolas, oficinas e igrejas, criados por índios e jesuítas no século 17. O tamanho das construções é impressionante. Na área, também está a maior coleção pública do país de imagens sacras missioneiras, muitas delas feitas pelos índios guaranis.

À noite, a igreja vira cenário para um espetáculo de som e luz. O show é uma atração imperdível e conta com a narração da história. É possível conhecer as missões jesuíticas de carro ou em caminhadas.

Mais informações no site da prefeitura de São Miguel das Missões (www.saomiguel-rs.com.br/).

O que você achou das dicas de pontos turísticos no Rio Grande do Sul? Deixe um comentário!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)