5 Dicas de Nutrição Esportiva


Se você pratica esportes, sabe que o seu combustível é sua energia. E para aumentar a energia, força, velocidade e outras variáveis envolvidas aos esportes físicos nada melhor do que uma boa alimentação.

A nutrição esportiva é voltada para os praticantes de exercícios físicos e esportes que desejam aumentar a sua performance e desempenho. Confira abaixo cinco dicas de nutrição esportivas.

(Atenção: as dicas não substituem o trabalho de um nutricionista esportivo.)

1. Nutrição Esportiva: Suplementos não Fazer Milagre

Já falamos em outros artigos aqui no blog: suplemento é comida em pó. Sendo assim, não espere grandes resultados da suplementação. O papel dos suplementos alimentares, como o nome bem diz, é suplementar a sua alimentação, ou seja, completar o que falta na sua alimentação.

Há uma categoria de suplementos especial para quem pratica esportes: os pré-treino. Tais suplementos são estimulantes, que vão aumentar a sua performance. Mas há alguns alimentos que funcionam de forma muito semelhante aos pré-treinos. A base da maioria dos pré-treinos é a cafeína, a mesma substância que você vai encontrar no café. Sendo assim, dois copos bem fortes de café pode funcionar tão igual aos pré-treinos. O problema dos pré-treinos são dois: primeiro, o preço, um tanto salgado, principalmente porque boa parte é importado ou contém ingredientes importados. O segundo problema são os riscos. Você deve usá-los conforme as recomendações do rótulo e, se possível, de um nutricionista.

Leitura recomendada: Melhores Suplementos Alimentares

2. Nutrição Esportiva: A Água é a Base

Boa parte das pessoas não tomam água o suficiente. Quando você leva uma vida agitada e os esportes estão presentes na sua rotina, beber água se torna ainda mais importante.

Muitas pessoas fazem uma dieta caprichada, que muitas vezes sai caro, mas esquecem da tal falada água. Eis um erro mais comum do que vocês imaginam. E você pode não estar tomando o suficiente por dia.

Os benefícios da água são inúmeros, além de ser imprescindível. Segue alguns dos benefícios de beber bastante água para estimular você: a água diminui a celulite, disfarça rugas, hidrata o seu corpo, rejuvenesce, aumenta o bom humor, melhora a atividade muscular, reduz a fadiga, reduz a chance de gripes, resfriados e outros males, enfim, a lista não para por aqui e, talvez, não termine nunca, pois todos os meses surgem novos estudos sobre os benefícios do H2O.

Tome um copão de água agora mesmo!

3. Nutrição Esportiva: Não Há Verdade

Já se falou que o ovo deveria ser banido da dieta, pelo alto colesterol. Hoje se sabe que o ovo esta liberado.O café também é um alimento que hora faz mal, hora faz bem. A ciência é assim: sempre que surge uma nova evidência, algo pode cair ou algo pode surgir sobre.

Portanto, não há verdade absoluta. Cabe sempre se atualizar sobre tudo relacionado a nutrição e conferir as atualizações de nutrição das academia científica. Cabe também nunca se irritar ou discutir nutrição com amigos e em fóruns na internet em nome de dogmas invioláveis.

4. Nutrição Esportiva: Vitaminas!

As vitaminas são essências para muita coisa e é praticamente impossível fazer uma dieta que contenha todas as vitaminas nas devidas dosagens para quem pratica exercícios físicos ou esportes. Portanto, o melhor a fazer é suplementar. Há um tipo de suplemento chamado de multivitamínico. Trata-se de um cápsulas contendo todas as vitaminas que você precisa consumir por dia devidamente dosadas de acordo com as necessidades do ser humano.

Onde comprar multivitamínicos? Em farmácias ou lojas de suplementos. Você também encontra em farmácias virtuais ou lojas de suplementos online.

5. Nutrição Esportiva: Procure um Especialista

Embora você encontre muitas dicas de nutrição esportiva espalhadas pela internet, o seu perfil, o seu esporte, o seu organismo e o seu objetivo são singulares. Portanto, nada melhor do que uma consultoria personalizada. Procure um nutricionista esportivo para criar uma dieta e incluir alimentos que corroborem para os seus objetivos.

Se você pratica esportes de forma profissional, como no caso de você ser um maratonista ou fisiculturista, a consulta com um nutricionista esportivo é ainda mais necessária.

O que você achou das dicas de nutrição esportiva? Comente!

One Comment

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)