5 Dicas de Livros de Auto-Ajuda


Desde que o homem existe, ele busca o seu lugar neste mundo e qual melhor caminho para trilhar.

Um conselho que o filósofo Sócrates encontrou no pórtico do Templo de Delfos, na Antiga Grécia dizia: Conhece-te a ti mesmo. Palavras que em nada envelheceram nos últimos 2500 anos.

Conheça 5 livros de auto-ajuda!

Um dos caminhos de autoconhecimento mais me voga nos últimos anos é a autoajuda. Ela funciona como um mapa que nos leva ao fundo de nós mesmos. O autor seja ele um neurolinguista, um guru, empresário, indica o caminho, mas não pode vivê-lo por nós. Este eterno convite à aventura do autoconhecimento é pessoal. Vamos verificar cinco livros com caminhos muito interessantes. Escolha os seus e boa viagem.

1. Quem mexeu no meu queijo?Spencer Johnson. A deliciosa fábula mostra as escolhas que dois ratos e dois duendes fazem ao lidar com seus ideais e objetivos. Há o que percebe as mudanças, mas não age de imediato, o que é pró-ativo, mas não raciocina. Também o que não aceita as mudanças e por fim o que se adapta às vicissitude e cria soluções sem perder seus objetivos e sonhos. As atitudes dos personagens refletem as nossas perante o cotidiano e as mudanças constantes deste mundo, e assim nos convidam a persistir na busca do que realmente queremos, a resistir perante as dificuldades e obstáculos.

2. Os sete hábitos de pessoas altamente eficazes.Stephen Covey. Um dos segredos para
atingir seus objetivos é o autoaprimoramento. Os primeiros hábitos: Pró-atividade, foco e elencar prioridades sugerem como sobrepujar paradigmas, desenvolver as melhores características da personalidade. Outros hábitos: trabalho em equipe, cooperação e comunicação demonstram como criar características de gerenciamento e por fim o hábito de sempre se adaptar ao novo. Porém, mas que saber quais são estas características, a obra mostra como os por em prática, atingindo assim seus objetivos.

3. Você pode curar sua vidaLouise L. Hay. O poder do pensamento em mudar a nossa realidade é o cerne da obra. Vários pensamentos negativos que alimentamos desde crianças e se transformam em crenças podem a ser a causa de muitas doenças, tais como dores de cabeça e outras. O caminho para isto é assumir que somos plenamente responsáveis pelos nossos pensamentos, palavras e ações e podemos os transformar, repelindo padrões negativos como o medo, culpa, ressentimentos e crítica, tendo por fim construir a felicidade que todos almejamos.

4. A Última Grande LiçãoMitch Albom. Ao reencontrar seu antigo professor da universidade após vinte anos. O autor depara com um homem, que apesar de estar a poucos passos da morte, transmite, durante as visitas, ensinamentos fundamentais para novas visões sobre a felicidade, trabalho, medo e morte. Lições estas que não foram apenas ditas, mas vividas com intensidade e delicadeza. O cerne da visão do professor Morrie é que a vida merece ser vivida com plenitude, sem medos e arrependimentos, apreciando o que há de realmente genuíno na vida, que por ser frágil e fugaz é tão preciosa.

5. O Poder do AgoraEckhart Tolle. As pessoas normalmente entendem a vida como uma linha, uma corrida do nascimento até a morte. Esta visão causa sofrimento, pois mantém a mente presa no passado que não mais existe ou no futuro que não veio, causando depressão ou ansiedade. Ao focar no único momento em que estamos vivos, o único que realmente existe, o presente, aproveitamos a vida, estamos em sintonia com ela. Aproveitando conceitos milenares de várias tradições místicas, o autor estabelece práticas que permitem restabelecer a paz e alegria existentes em cada um de nós.

Os caminhos são muitos e parecem levar ao mesmo Destino, que com muitos nomes guarda a mesma beatitude, aperfeiçoamento pessoal, iluminação ou simplesmente felicidade. Os muitos mestres apontam estes caminhos, mas dar o primeiro passo depende de cada um de nós.

O que você achou das indicações de livros bons de auto-ajuda? Qual livro você recomendaria para os nossos leitores? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)