5 Dicas de Esportes Individuais


Conheça cinco esportes para prática individual

A prática de esportes, além de fazer bem para saúde evitando uma série de doenças como a diabetes, osteoporose e problemas cardíacos, faz bem para a mente, auxiliando até no tratamento da depressão.

Apesar disso, os esportes não necessariamente precisam ser feitos coletivamente e, se você assim preferir, pode optar por esportes individuais, que te trarão os mesmos benefícios.

O mais importante antes de praticar esportes é procurar um médico para fazer exames de rotina e, assim, saber quais são suas limitações físicas e quais os esportes perfeitos para você. Já durante a prática é importante se alongar antes de começar a prática e se hidratar corretamente. Tendo isso em mente, conheça cinco esportes individuais.

1. Natação

Um dos esportes individuais com mais adeptos é a natação. Por sua prática ser na piscina a atividade torna-se prazerosa, já que não há suor e em dias de calor é a melhor opção. Além disso, a água amortece o impacto do movimento reduzindo o risco de lesões em seus praticantes.

dicas de esportes esportes legais ideias individuais esportes

A natação trabalha todos os grupamentos musculares ampliando os movimentos articulares e dando maior flexibilidade às articulações. Além disso, o esporte aumenta a capacidade circulatória e respiratória, além de desenvolver massa muscular e alongar os músculos. Juntando-se a todos esses benefícios, a natação ajuda na recuperação dos movimentos, do equilíbrio e da coordenação e ainda trabalha o cérebro melhorando a capacidade de raciocínio e diminuindo sintomas de doenças cerebrais como o Alzheimer.

Para que seu corpo não se acostume e o esporte não faça o efeito desejado, o ideal é que haja uma variação de estilo, velocidade e duração na hora da prática.

A natação é indicada para todas as idades inclusive para os bebês a partir de 6 meses sendo supervisionada pelos pais e um professor qualificado. A atividade ajuda no desenvolvimento cognitivo, físico e intelectual dos bebês.

2. Corrida

A corrida é um tipo de atividade física indicada para as pessoas que já possuem certa resistência física. Se você está começando deve primeiro optar por uma caminhada leve e aumentar gradativamente a velocidade, sem ultrapassar o nível que seja confortável, ou seja, sem forçar muito seu corpo.

dicas de esportes

Esse tipo de esporte é ideal para quem deseja emagrecer ou para quem deseja começar a competir e já possui um condicionamento físico maior. Além de emagrecer, a corrida ajuda a definir os músculos, reduz os riscos de doenças no coração, melhora o sono, o humor, acelera o metabolismo e combate a osteoporose.

dicas de esportes foto criativa

Mas atenção: pessoas que possuem algum tipo de lesão devem evitar a corrida, já que o esporte pode agravá-la pela força das pisadas. Além disso, você deve pensar na hora de escolher o local da prática da corrida: ao ar livre ou na esteira, já que os riscos de lesões em corridas na rua são maiores do que na esteira, que possui uma superfície mais macia.

dicas e fotos

Outro fator importante na hora de optar pela corrida é a alimentação, pois o praticante deve seguir uma dieta específica para ter mais energia. Dê também atenção especial ao tênis que será usado na prática do esporte, que deve possuir um sistema de amortecimento e ser específico para corrida. Alongue e aqueça antes de começar a correr para evitar lesões.

3. Ciclismo

O ciclismo é um excelente esporte para ser praticado ao ar livre. Ótimo aliado de uma vida saudável, esse esporte pode ser realizado até mesmo a caminho do trabalho evitando o trânsito das grandes cidades e ajudando o meio ambiente.

É importante usar proteção nos joelhos, cotovelos e capacete e que sua bicicleta tenha a altura correta para que a postura não seja prejudicada.

A prática do ciclismo evita problemas cardíacos, fortalece os músculos da perna, tonifica o corpo, exercita os joelhos e ajuda a evitar problemas na coluna, já que fortalece os ossos da região lombar. Além disso, o ciclismo ainda melhora o humor e ajuda na concentração.

de bicicleta corrida fotos de esportes individuais imagens de esportes individuais dicas de esportes individuais ideias de esportes seleção de fotos

4. Surfe

O surfe é um esporte radical que vem ganhando cada vez mais adeptos ao longo dos anos. Para quem deseja praticar esse esporte o ideal é ter noções de natação, já que no caso de quedas o praticante deve saber nadar.

fotos de esportes imagens de esportes

Com as remadas praticadas no surfe há um aumento na resistência do corpo, além dos músculos dos braços, ombros e costas serem trabalhados, proporcionando um aumento na força. Além disso, a atividade melhora o sistema cardiovascular, evitando problemas no coração. Ao ficar de pé na prancha, o equilíbrio é aprimorado e durante a prática de surfar em si nas ondas, os músculos das pernas e abdômen são trabalhados.

dicas de esportes na água

O surfe é um ótimo esporte para promover o alívio do estresse do cotidiano, mas algumas precauções devem ser tomadas. Procure praticar o esporte em praias conhecidas, tendo cuidado com as correntes marítimas, faça um aquecimento antes de entrar no mar e utilize protetor solar.

5. Stand up paddle

O stand up paddle é definitivamente o esporte do verão, tendo virado uma verdadeira febre nas praias brasileiras. Trata-se de uma variação do surfe, onde o praticante deve ficar de pé na prancha e movimentar-se sobre a água com a ajuda de um remo.

Foto de Stand up paddle

Embora não pareça, trata-se de um esporte aeróbico completo. Também ajuda no reforço de joelhos e tornozelos, já que é livre de impacto. Apesar disso, é preciso ter cuidado, pois as musculaturas do tornozelo e joelho são exigidas o tempo todo pela superfície móvel na qual é praticado.

esporte individual

O stand up paddle deve ser praticado em águas mais tranquilas e em dias com menos vento. Um dos pontos mais interessantes do esporte é que por ser feito ao ar livre, tem-se contato com a natureza, mantendo a mente sã. Pessoas de todas as idades podem praticar a modalidade.

esporte individualista

Praticar esportes garante que você tenha mais disposição no dia-a-dia, além de mais saúde e condicionamento físico. Escolha o esporte individual perfeito para você e não perca tempo.

O que você achou das dicas de esportes individuais? Comente!

3 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)