5 Dicas de Como Fazer Pudim


O pudim é uma das sobremesas mais queridas das pessoas, além de ser fácil de fazer é muito gostosa. Não há um restaurante que não tenha o pudim de sobremesa. Existe o pudim tradicional de leite condensado e também suas variações, como o pudim de chocolate, de mandioca, de pão, de sorvete, entre muito outros. Confira dicas de como fazer pudim!

Na verdade o primeiro pudim feito não foi uma sobremesa e também não tinha essa textura que conhecemos hoje. Ele era feito de massa sólida, como se fosse um bolo, esse pudim ainda é muito comum em países como a Grã-Bretanha. Esse tipo de pudim era servido como prato principal, principalmente nos séculos XVIII e XIX, como ele sempre foi um prato muito fácil de fazer os marinheiros comiam muito pudim quando estavam em alto mar.

Veja mais dicas de culinária

No Brasil o mais comum mesmo é o pudim de sobremesa, um pudim doce que usa geralmente como base o leite condensado.

Vamos às dicas?

  1. Dica número um: O principal ingrediente do pudim é o leite condensado, é ele que dará o gosto todo especial. Então procure usar um leite condensado de marca boa, não economize nesse produto, marcas baratas e desconhecidas podem deixar o sabor do pudim diferente e sem graça. Então a primeira dica é comprar um leite condensado de boa qualidade.
  2. Dica número dois: O pudim também leva ovo, e muita gente não gosta da sobremesa por causa disso, eles acham que o ovo deixa gosto e cheiro no pudim. Para que isso não aconteça é bem simples, você precisa bater bastante os ingredientes para que eles se misturem e não fique com gosto de ovo. Se não bater direito pode ficar alguns pedaços da gema sem misturar e isso não é legal. Então bata bastante.
  3. Dica número três: Na hora da calda muita gente só faz com açúcar. Mas não é só isso, para ela ficar com uma boa consistência é preciso colocar água. Quando for fazer a calda derreta primeiro o açúcar até ele ficar dourado, depois é só colocar meia xícara de água quente ou a quantidade indicada na receita. Não pare de mexer em nenhum momento e só dê como acabado quando a calda não tiver nenhum torrão de açúcar, para isso é interessante deixar ferver. Deixe também a calda mais grossa, ela muito mole fica até difícil para ficar em cima do pudim.
  4. Dica número quatro: Faça seu pudim em banho-maria, assim ele fica com a textura ideal. O banho-maria é quando a forma do pudim fica sobre a água que está dentro de outra panela, existem panelas especiais para fazer pudim em banho-maria. Fazendo assim sua sobremesa vai assar de forma controlada. Só não deixe cair água no pudim, pois isso pode estragar a receita.
  5. Dica número cinco: Para que seu pudim seja sucesso total você deve não só seguir essas quatro dicas dadas, mas também fazer o pudim na temperatura indicada na receita. Se a sua receita não estiver indicando a temperatura deixe em 180 °C. Se fizer o pudim na temperatura certa ele vai ficar bonito e sem aqueles furinhos que você já deve ter visto. Fazendo na temperatura certa ele fica bonito e uniforme.

Para não errar, veja a receita do tradicional pudim de leite condensado:

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
4 ovos inteiros
Para calda: 1 xícara de chá de açúcar e 1/3 de xícara de chá de água

Modo de preparo

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador.
  • Faça a calda derretendo o açúcar, quando estiver caramelado coloque a água e mexa até ficar homogêneo.
  • Depois despeje os ingredientes do liquidificador na forma com o açúcar queimado e leve em banho-maria por aproximadamente 40 minutos.

Conheça algumas informações nutricionais do pudim. Em 100 gramas é possível obter:

  • 120 calorias;
  • 9 mg de colesterol;
  • 1,8 g de gordura saturada;
  • 98 mg de sódio;
  • 20 g de carboidrato;
  • 0,3 de ferro

Como você pode ver, o pudim tem algumas propriedades que fazem mal, com o sódio que é bastante. Por isso, na hora de consumir, não exagere.

O que você achou das dicas de como fazer pudim? Deixe um comentário!

4 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)