5 Curiosidades sobre as Copas do Mundo


hO momento máximo do futebol é um dos espetáculos mais aguardados em todo o mundo. Sendo vista por mais de 3,5 bilhões de espectadores de acordo com a FIFA.

Além das paixões que desperta, inclusive tendo procura em países onde o futebol não é tradicional, como os Estados Unidos, a Copa do mundo já gerou diversas curiosidades desde sua primeira edição em 1930, no Uruguai. Vamos conferir cinco bem interessantes para contar para os amigos depois da pelada.

Confira 5 curiosidades da copa do mundo:

1. Quem marcou o primeiro tento do torneio foi Lucien Laurent, na partida de abertura disputada entre França e México em 13 de julho de 1930. O jogador francês balançou as redes aos 19 minutos do primeiro tempo. O jogo terminou com a seleção europeia vencendo a mexicana pelo placar de 4 x1. Já o gol mais rápido foi marcado em 2002,na Copa do Mundo compartilhada pelo Japão e Coreia do Sul, pelo jogador turco Hakan Sukur, que aos 11 segundos de partida descansou a bola nas redes da seleção sul-coreana.

2. O jogador com o maior número de gols marcados m todas as copas é o brasileiro Ronaldo. O Fenômeno marcou quinze tentos entre as copas de 1994 e 2006. Já o maior goleador em um único torneio é o francês Just Fontaine, que na Copa do Mundo de 1954, disputada em território gaulês marcou 13 gols.

3. Durante os anos da Segunda Guerra Mundial, não houve disputa da Copa do Mundo nos previstos torneios de 1942 e 1946. Durante os anos de conflito, a FIFA transferiu sua sede de Paris para a Suíça, pais neutro na guerra. Para manter a taça Jules Rimet em segurança, ela ficou escondida dentro de uma caixa de sapatos, debaixo da cama do vice-presidente da FIFA.

4. As vuvuzelas fizeram a alegria da torcida na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Mas a celebração de uns significou a irritação para outros. O técnico da Seleção Holandesa, Bert Van Marwijk, extremamente incomodado com o som das cornetas de plástico, proibiu que os treinos da laranja Mecânica tivessem a presença de torcedores locais.

5. Como os principais jogadores são requisitados pelos clubes de maior capacidade financeira, na Copa do Mundo do Brasil em 2014, apenas a seleção russa tinha todos seus componentes atuando por clubes locais. Por outro lado, Uruguai, Bósnia, Gana e Costa do Marfim, cada uma tinha apenas um jogador atuando em equipes dos respectivos países.

Seu time levou um chocolate e você quer mudar o assunto na roda de amigos? Saque estas curiosidades e veja quem na turma entende mais de Copas do Mundo.

O que você achou? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)