5 Curiosidades Muito Interessantes


Conheça cinco curiosidades interessantes sobre o mundo em que vivemos

Diariamente temos contato com dezenas de pessoas, seja fisicamente com familiares, vizinhos, desconhecidos no ônibus a caminho do trabalho ou, com a constante ascensão da Internet, virtualmente através das redes sociais. Cada uma dessas pessoas possui uma gama de conhecimentos e com certeza você já descobriu e repassou através de conversas diversas curiosidades sobre o mundo em que vivemos.

Com a correria do cotidiano, não paramos para realmente absorver tudo o que nos rodeia. O mundo está cheio de curiosidades, coisas que vivemos, fazemos ou vemos e não entendemos como realmente funciona.

Confira cinco curiosidades interessantes que farão você enxergar o mundo ao seu redor de forma diferente.

1. Por que o céu é azul?

Se você já esteve em um dia ensolarado, olhou para cima e se questionou o que faz o céu ser tão azul, tome nota: não é por causa da reflexão dos oceanos. O céu é azul, na verdade, por uma questão física: a luz se propaga em ondas de diversos comprimentos, os quais se dividem no espectro que pode ser observado pelo olho humano e no espectro que o olho humano não enxerga (nesse caso, radiação infravermelha e ultravioleta).

A incidência solar é composta por feixes de luz brancos, que assim são por serem uma combinação de todas as outras cores do prisma. Dentre todos esses comprimentos de onda, a cor azul possui o menor comprimento de onda. Dessa forma, quando a luz solar incide na atmosfera, as pequeninas partículas ali presentes absorvem a onda com o comprimento compatível com seu tamanho e refletem sua cor – que, nesse caso, é azul. Dessa forma, o céu azul é uma espécie de reflexão da onda absorvida pelas partículas atmosféricas.

Do mesmo jeito, durante o pôr-do-sol os raios solares atingem de maneira mais inclinada, percorrendo uma distância maior. Por causa disso ao final do dia enxergamos em maior quantidade os tons de vermelho e alaranjado. Já nas grandes cidades, a poluição do ar também é fator determinante: as partículas em suspensão dos poluentes alteram como a luz se espalha e por isso o pôr-do-sol em metrópoles é sensivelmente mais avermelhado do que em cidades menores.

2. Humanos brilham no escuro

A bioluminescência é uma característica presente em certos organismos vivos e que é responsável por produzir luz através de processos químicos. Casos de bioluminescência se dão em sua maioria em animais que vivem no fundo do ma, mas o vaga-lume é um exemplo de ser vivo bioluminescente, que produz um pigmento que reage com o oxigênio criando a luz e uma enzima que acelera a reação. Nesses organismos, a luz emitida possui nuances entre verde, azul, amarelo e vermelho, sendo muito parecida com a luz fluorescente.

Recentemente, cientistas japoneses descobriram que os humanos também são bioluminescentes, ou seja, produzem luz própria. O corpo humano produz radicais livres que reagem com a gordura do organismo e emitem partículas de luz, ou fótons. Apesar de o fenômeno ter sido comprovado, infelizmente você não irá conseguir ver o brilho produzido pelo seu corpo, pois ele é milhares de vezes inferior à luz que o olho humano é capaz de captar.

3. Urinar em uma queimadura de água viva pode piorar o machucado

Ao contrário da crendice popular de que ao sofrer uma queimadura de água viva você deve urinar no machucado, esse ato pode piorar a situação. Quando os tentáculos da água viva encostam no corpo, eles disparam milhões de agulhas microscópicas que liberam veneno e ao urinar no local a quantidade de veneno pode aumentar.

O jeito certo de cuidar de uma queimadura de água viva é remover cuidadosamente com uma pinça os tentáculos que ficaram presos, jogando vinagre em seguida e deixando agir por alguns minutos. Feito isso, você deverá utilizar um cartão de crédito ou algo parecido para remover as partículas que ficaram na pele.

4. O seu cérebro julga o caráter das pessoas

De acordo com estudos psicológicos, o cérebro humano leva 33 milésimos de segundo para julgar o caráter de uma pessoa apenas olhando para o seu rosto. Os seres humanos julgam as pessoas com maçãs do rosto e sobrancelhas mais altas como confiáveis, enquanto pessoas com a testa franzida e bochechas fundas são julgadas como menos confiáveis.

Por isso muitas vezes quando você não gosta de alguma pessoa antes mesmo de conhecê-la a fundo é apenas o seu cérebro agindo.

5. Somos feitos de estrelas

No exato instante zero do Universo – ou seja, no começo de tudo – todo o Universo estava concentrado em apenas um ponto. A partir daí, ocorreu o Big Bang, uma grande explosão que foi responsável por lançar no espaço sideral hidrogênio e hélio – que compõem o sol. A partir daí, as explosões de diferentes estrelas originaram todos os elementos químicos existentes na natureza.

A força da gravidade, por sua vez, também teve papel importante: com sua aceleração ela passou a causar pressão nos átomos, formando as estrelas e permaneceu agindo, causando fusão dos núcleos de hidrogênio e hélio, que são gases nobres e que, portanto, não reagem. Dessa forma, com a morte de estrelas e suas explosões, esses elementos são liberados e foi exatamente desse jeito que surgiu a Via Láctea, o Sistema Solar, a Terra e todos os elementos químicos naturais.

Os primeiros organismos vivos na Terra, seres de organismo simples, eram agrupamentos de células cujas bases eram compostas dos átomos de elementos depositados no planeta, há mais de 4 bilhões de anos. Embora o homem tenha surgido muito tempo depois, o corpo humano é formado basicamente de carbono, nitrogênio, hidrogênio e oxigênio e, dessa forma, somos todos, basicamente, produtos de explosões estrelares e compostos de poeira de estrelas.

O mundo é repleto de curiosidades, que tal tirar alguns minutos e conversar sobre o assunto com algum conhecido? Essa troca poderá trazer novas curiosidades interessantes para a sua vida.

Comente o que você achou das curiosidades interessantes!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)